A presidente da Câmara de Baltimore, Stephanie Rawlings-Blake, decretou o fim do recolher obrigatório. A medida de segurança tinha sido imposta na terça-feira, 28 de abril, na sequência da morte do afro-americano Freddie Gray.

“Levantei, com efeitos imediatos, a ordem que instituía o recolher obrigatório em toda a cidade”, disse Stephanie Rawlings-Blake, através da sua conta na rede social Twitter. Ou seja, a partir deste domingo os habitantes de Baltimore já podem andar nas ruas a partir das 22h00.

Freddie Gray morreu no passado domingo com lesões na coluna vertebral, uma semana após ter sido detido na empobrecida zona oeste. Desde então que várias manifestações irromperam, assim como pilhagens e confrontos. O presidente Barack Obama disse que é “absolutamente vital” que a verdade sobre a morte do homem afro-americano fosse revelada.

Algumas vozes já pediam o levantamento da medida desde que, na sexta-feira, seis agentes da polícia foram acusados judicialmente pela morte do jovem, considerada homicídio.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR