1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Candidata tem feito campanha de rua e só na segunda-feira terá um grande comício, com as lideranças dos partidos da coligação que Moedas diaboliza.
i

▲Candidata tem feito campanha de rua e só na segunda-feira terá um grande comício, com as lideranças dos partidos da coligação que Moedas diaboliza.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

▲Candidata tem feito campanha de rua e só na segunda-feira terá um grande comício, com as lideranças dos partidos da coligação que Moedas diaboliza.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Alexandra Leitão força luta a dois. Como o PS tenta recuperar Lisboa

Coligado com o BE, Livre e PAN, o PS caminha por Lisboa entre os traumas de 2021 -- até sondagens favoráveis assustam. Pede o voto útil e tenta tudo para que combate pareça um Moedas vs. Leitão.

Na quarta-feira ao fim da tarde há alguns eleitores nas mesas junto ao quiosque do Jardim do Campo Grande, e Alexandra Leitão aproveita para distribuir panfletos. Fica algum tempo a explicar que “na Câmara quem tem mais um voto é presidente”. A pedagogia traz nas entrelinhas o apelo ao voto útil da esquerda, uma mensagem que havia de passar para a primeira linha da coligação PS/BE/Livre/PAN minutos depois, quando a socialista já ia na Praça de Alvalade e o assessor de imprensa a chamou para mostrar no visor do telemóvel uma sondagem a dar empate com Moedas.

Leitão não conteve um largo sorriso que esbarrou, no entanto, num dos socialistas que viveram o trauma de 2021. Sérgio Cintra — número dois da lista que, na altura da derrota inesperada de Fernando Medina, era presidente do PS-Lisboa — esfriou logo os ânimos: “A única sondagem que conta é a das urnas”. Afinal, há quatro anos não houve sondagem que tivesse previsto a derrota da coligação PS/Livre em Lisboa e o efeito desse enorme balde de água fria ainda se sente entre os socialistas.

A candidata estreia-se nestas lides, por isso aceitou a recomendação. Mas no dia seguinte de manhã não deixava de querer tirar “uma ilação” da sondagem SIC/Expresso: “Fica muito claro que quem quer interromper estes quatro anos de má gestão da cidade é mesmo na coligação Viver Lisboa que tem de votar”. E nos dias seguintes continuou pelo mesmo caminho, ainda esta sexta-feira, em Alcântara, disse: “Só há duas pessoas que podem ser presidentes da Câmara, eu própria ou o engenheiro Carlos Moedas, e que, portanto, todos os votos contam numa eleição em que por um voto se ganha ou se perde a Câmara de Lisboa”.

O apelo ao voto útil nunca é, no entanto, assumido de forma evidente, até porque na coligação estão partidos que normalmente criticam esse pedido vindo do PS noutras eleições, o Bloco e o Livre. Esta sexta-feira, a prova de se moverem em terreno pantanoso fez-se quando Rui Tavares tentou antecipar-se às críticas por contradição e atirou: “Longe de mim embarcar num discurso de voto útil, não é de voto útil que estamos a falar aqui, porque não vou entrar em contradição comigo mesmo. Vocês já me viram muitas vezes a falar de voto útil, ou porque me estão a tentar pressionar com o voto útil, ou porque, num determinado município, vamos com uma lista autónoma, ou, noutro, vamos com uma coligação. O que é preciso é um voto realista, um voto realista para o contexto real que temos” — o voto útil, mas por outras palavras.

A tentativa de fazer desta uma luta a dois notou-se logo de início — começou por transparecer de forma muito particular nos dois debates, na rádio Observador e na Renascença, em que Leitão se atirou diretamente ao comunista João Ferreira que tenta, sem discrição, entrar no seu eleitorado. Depois seguiu caminho à boleia das medidas apresentadas pelo Governo para a habitação, mesmo à porta da campanha eleitoral, e neste momento segue montada na carruagem das sondagens que vão apontando um empate, tudo para bipolarizar este jogo.

▲ Na terça, a socialista arrancou a campanha oficial pela zona da Graça.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Pedagogia do “quem fica à frente governa” (e juras de moderação)

A linha de argumentação pró-voto útil começa por relembrar a própria particularidade de, em autárquicas, ganhar quem fica à frente, sendo irrelevante que dois partidos da oposição juntos possam formar uma maioria para tomar o poder. Não há geringonças, quem ganha é presidente e a governabilidade é uma questão para se gerir nos dias que se seguirem. Daí a tal pedagogia que Leitão vai fazendo pelas ruas, como a que fez no quiosque do Campo Grande, de tentar puxar para a sua coligação todo o voto à esquerda. E também em Alcântara, na manhã em que já se conheciam mais duas sondagens com empates técnicos: “Para a Câmara Municipal não é possível haver acordos pós-eleitorais. O que é que isto significa? Significa que quem ganhar, nem que seja por um, é presidente da Câmara”, “aliás, neste momento, há uma maioria de esquerda na Câmara Municipal e o presidente da Câmara é Carlos Moedas”, lembrava.

Sem surpresas, neste quadro, o objetivo da coligação da esquerda sem o PCP tem sido centrar os ataques em Moedas, acabando por deixar incólumes qualquer um dos outros adversários. Ao presidente em funções só não entra em confronto quando a argumentação entra pela ideia de radicalização associada à sua candidatura. É recorrente Moedas apontar à presença do Bloco de Esquerda na coligação que inclui o PS para tentar encostar Leitão à esquerda radical: ” O Bloco está dentro da candidatura”, disse ainda esta quinta-feira no debate com todos na RTP — e à saída, num minuto de declarações aos jornalistas, repetiu a palavra Bloco três vezes. Lá dentro, o mais longe que Leitão tinha ido na resposta foi para reduzir isso a “uma obsessão” do adversário.

Na mesma medida que Moedas procura afastar a adversária do centro, Leitão sabe que não pode assustar esse mesmo eleitorado. E, por isso, tem evitado entrar no confronto por essa via — até porque não há como negar, o Bloco e o Livre, partidos à esquerda do PS, estão mesmo na coligação e isso nem sempre é apontado apenas por Carlos Moedas (e nem sempre se pode ignorar).

[O que realmente se passou nas eleições presidenciais de 1986, as primeiras e únicas decididas a duas voltas? Uma história de truques sujos, acordos secretos, agressões e dúvida até ao fim. A “Eleição Mais Louca de Sempre” é o novo Podcast Plus do Observador. Uma série narrada pelo ator Gonçalo Waddington, com banda sonora original de Samuel Úria. Ouça o primeiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music.]

Logo na segunda-feira, na Estrada de Benfica, à porta de uma pequena agência de mediação imobiliária a candidata chocou com a tirada: “O meu problema é a sua ligação à esquerda“. Mas como vinha de um potencial eleitor, Alexandra Leitão teve mesmo de ir a jogo para garantir que não é radical. Desafiou o homem a ler o programa: “Se vir lá alguma coisa demasiado à esquerda e radical, muito bem, mas espreite o programa primeiro.” O seu interlocutor lá ia garantindo: “A Dra. não me parece radical”. “Não sou mesmo”, jurava a candidata que continua a lutar com essa sombra que lhe ficou dos últimos anos de crítica da linha de António Costa no PS e, claro, de ter sido a segunda figura do pedronunismo.

Mas na sexta-feira acabou por assumir que até com os comunistas pode vir a aliar-se no dia seguinte. Questionada sobre se estaria aberta a atribuir um pelouro a João Ferreira, se vencer as eleições, Leitão disse não ter “nenhum problema em ter uma conversa com o Partido Comunista” nesse dia seguinte. Ao seu lado, Rui Tavares ouvia e, de seguida, havia de criticar o PCP por não se ter aliado à coligação da restante esquerda. No entanto, quando foi também questionado sobre o que Leitão tinha acabado de admitir ali, Tavares jurou não ficar desconfortável com a hipótese: “O que eu acho é que o comboio da responsabilidade passa em estações que são certas. Aquela estação em que esse comboio da responsabilidade parou e quem sentiu a responsabilidade entrou no comboio, foi na altura de apresentarmos listas. Depois das eleições, haverá uma nova estação para o comboio da responsabilidade”, concedeu.

▲ Na quarta-feira voltou à cantina que frequentou enquanto estudante, numa passagem pela Cidade Universitária.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Centrar ofensiva em Moedas, mesmo tendo de ir dar a volta a medidas do Governo

Na tentativa de recentrar o debate e de, ao mesmo tempo, criar a ideia de que ele se faz apenas a dois, Alexandra Leitão tem focado os ataques em Moedas, mesmo que a ligação acabe por parecer, por vezes, mais elaborada. Um exemplo é o que tem feito a propósito do programa do Governo da habitação. A crítica à polémica declaração sobre as “rendas moderadas” e dos apoios públicos para rendas até 2.300 euros está em cada intervenção, mas apresenta uma limitação: visa sobretudo Luís Montenegro.

A questão é tão do âmbito governamental que a candidatura até chamou Marina Gonçalves, a ex-ministra da Habitação do último Governo PS, para reforçar a comitiva e, ao lado de Alexandra Leitão, criticar o programa da AD. A agora deputada veio direta de Viana do Castelo, segunda-feira de manhã, diretamente para São Domingos de Benfica, para dizer, junto de um devoluto do Estado na Quinta da Alfarrobeira, que o Governo estava a contribuir para o aumento de rendas em vez de contribuir para a sua desaceleração.

Acertar a agulha com a campanha autárquica e o adversário direto exigiu ir até à “falta de vontade política” do autarca em funções — e só chegou depois de Moedas ter alinhado, no comício do arranque da campanha, alguns governantes na primeira fila da sala. Afinal, argumenta, “é essencial que a CML use toda a sua influência política para não permitir que o Governo tome medidas absurdas” e de Carlos Moedas, diz, “não se tem ouvido uma palavra”, nomeadamente sobre a venda de imóveis públicos em Lisboa, “em mercado livre”, para rendas apoiadas até 2.300 euros, em vez de serem usados para “rendas acessíveis” — que vão, no máximo, até 30% do rendimento do agregado familiar.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A partir daí, e mesmo quando ninguém tocava no assunto — e quando o tema até era o ruído dos aviões, numa caminhada por Alvalade — a candidata não desperdiçava a oportunidade de ter, ali ao lado, o edifício da Direção-Geral dos Estabelecimentos, que o Estado quer vender em hasta pública, para disparar: “O que tem potencial habitacional imediato não precisa de ir para o imobiliário de luxo, pode ser habitação acessível, pode ser uma residência de estudantes, pode ser habitação pública, é património público e a cidade não o deve perder.”

“O ainda presidente da Câmara de Lisboa, nada fez sobre isso. Vemo-lo sempre muito rodeado de muitos membros do Governo, mas não parece usar a influência política que tem — ou então não tem nenhuma — porque, na verdade, da habitação ao número de movimentos do aeroporto, passando por muitas outras coisas, não tem conseguido fazer nada em defesa dos lisboetas”, rematava chegando, finalmente, a Moedas.

Quando questionada se alguém de outra cor política (como é o seu caso) não poderá vir a ter ainda mais dificuldade de influenciar o Governo da AD, Leitão respondeu que “não tem tanto a ver com ser ou não da mesma cor política, tem a ver com a vontade política de defender aqueles que o elegeram”.

Nestes primeiros dias, a campanha tem sido feita sobretudo de contactos com a população, com comitivas muito reduzidas, estando o primeiro comício apontado para segunda-feira à noite com as lideranças dos vários partidos da coligação presentes no jantar planeado para o pavilhão do Casal Vistoso, no Areeiro. Já a estratégia dificilmente fugirá do que já se treinou nesta primeira semana — e ainda mais quando as sondagens oferecem um balão de oxigénio a um PS que vem não só do trauma eleitoral Medina 2021, como também do mais recente Pedro Nuno 2025.

E ainda que a candidata garanta que as sondagens não a iludem, também não nega que elas trazem “uma clareza” à campanha: “Se os lisboetas quiserem estar mais quatro anos na cidade que têm, mais degradada, mais suja, com trânsito mais caótico e habitação mais cara, continuarão. Mas é preciso atalhar este declínio da cidade”. E enquanto o dia 12 não chega, as sondagens servem, pelo menos, para “não esmorecer” — como comentava a candidata, enquanto o seu número dois deitava água fria sobre os números.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.