O tweet do secretário nacional da comunicação da Juventude Socialista foi feito poucas horas depois do debate entre António Costa e Jerónimo de Sousa. Num vídeo, Francisco Themudo procura associar uma expressão de infelicidade alegadamente esboçada pelo secretário-geral do PCP, quando confrontado com uma pergunta do líder do PS sobre o que levou os comunistas a chumbar a proposta do Orçamento de Estado para 2022.

Não demorou muito até o tweet começar a receber críticas. Uma delas, do antigo deputado do PCP Miguel Tiago, que escreveu: “Que vergonha. Manipularam as imagens em vez de passar a resposta. Essa expressão de Jerónimo não é feita neste contexto.” Francisco Themudo respondeu a Miguel Tiago, argumentando que a expressão do líder comunista “foi mesma feita neste contexto”. Segundo o dirigente da JS, a imagem “só [estava] mais lenta para mostrar bem a expressão” de Jerónimo.

A explicação não foi suficiente para parar as críticas. Entre as reações, houve quem acusasse Francisco Themudo de “mentir”, de criar uma “aldrabice”, de fazer uma “manipulação” e de partilhar “vídeos fake”. “Pede desculpa, demite-te do cargo na ‘comunicação’ do partido e pára de enlamear a credibilidade dos teus camaradas que acreditam em verdade na política”, sugeriu um utilizador daquela rede social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Noutro outro caso, a ex-candidata do BE à junta de freguesia da Estrela foi recuperar o vídeo, sem edições, daquele momento de confronto entre os dois líderes políticos.

Neste excerto, fica claro que a reação de Jerónimo de Sousa acontece num momento anterior à pergunta de Costa sobre as motivações do PCP para ter chumbado o Orçamento, quando o primeiro-ministro enumera as medidas que poderiam estar em vigor se o documento tivesse sido aprovado. Só depois Costa lança a pergunta sobre o chumbo. E, nesse momento, o líder comunista mantém o olhar fixo no adversário, sem esboçar qualquer reação — ao contrário do que sugeria a versão partilhada pelo responsável pela comunicação do PS.

Entretanto, e já esta quarta-feira, Francisco Themudo voltou ao Twitter. Apagou o vídeo, disse que o conteúdo estava “demasiado editado” e que, por isso, “induziu as pessoas em erro”.

Conclusão

É verdade que o vídeo foi manipulado. O autor do tweet alega que a imagem foi simplesmente colocada em slow motion, para “mostrar bem a expressão de Jerónimo de Sousa”, mas isso não corresponde à verdade. Essa expressão aconteceu instantes antes da pergunta de António Costa e quando o primeiro-ministro enumerava medidas que constavam do Orçamento do Estado para 2022.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

CERTO

IFCN Badge