Donald Trump é sinónimo de controvérsia e a discussão não passa ao lado das redes sociais. Enquanto a decisão sobre se o nome do antigo Presidente dos Estados Unidos vai constar nos boletins de voto é tomada estado a estado, está a ser levantada uma polémica diferente.
Donald Trump estará em risco de ver a sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, hipotecada? Várias publicações nas redes sociais apresentam uma suposta Breaking News da cadeia de televisão norte-americana Fox News, onde consta que o Deutsche Bank apresentou um aviso para hipotecar a residência de Donald Trump em Mar-a-Lago. E porquê? A propriedade do antigo Presidente estaria avaliada em 190 milhões de dólares e seria hipotecada por uma dívida no valor de 3,4 mil de milhões, ainda por pagar.
A história surge numa altura em que o antigo Presidente dos Estados Unidos já veio a público assegurar que vai mesmo ser candidato na corrida presidencial, mesmo que seja condenado pela justiça norte-americana. E as acusações somam-se. Trump foi primeiro acusado de 34 crimes, que teria cometido com objetivo de o ajudar a “ganhar eleições” presidenciais de 2016. Depois, e também em 2023, o ex-Presidente foi acusado de guardar registos confidenciais em Mar-a-Lago, depois de ter deixado a Casa Branca em janeiro de 2021. Em Mar-a-Lago estariam guardadas, de forma intencional, informações sobre a defesa nacional dos Estados Unidos.
Trump assegura que será candidato presidencial nos EUA mesmo se for condenado
Apesar disto, Donald Trump mantem-se como o esmagador favorito na corrida à nomeação Republicana para as presidenciais de 2024. Supera o governador da Flórida, Ron DeSantis, em mais de 30 pontos. Numa das últimas sondagens realizadas para a CNN, sete em cada dez republicanos consideram Trump o mais qualificado para gerir a economia, a comparar com os restantes candidatos republicanos.
A decisão sobre se Donald Trump vai estar nos boletins de voto para as primárias republicanas está a ser tomada estado a estado: Maine e Colorado excluíram o nome do antigo Presidente, a Califórnia mantém caminho aberto para uma candidatura de Trump.
Maine exclui Trump das primárias às presidenciais no próximo ano, Califórnia mantém-no
Regressemos por isso à publicação em análise, porque em nenhuma das acusações enfrentadas por Donald Trump vemos qualquer menção da hipótese de a sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, vir a ser hipotecada.
Mais, não há qualquer registo desta informação quer no site da Fox News, quer no site da Deutsche Bank. O Observador não conseguiu obter uma resposta quer do meio de comunicação norte-americano, quer do banco alemão até à data de publicação deste artigo. Mas, à agência de notícias Reuters, um porta-voz da Fox News respondeu que a informação “é falsa”.
Conclusão
Além das inúmeras publicações nas redes sociais, não há qualquer informação sobre o risco de Donald Trump ver a sua estância, em Mar-a-Lago, hipotecada por não pagar dívidas em atraso. Não há nenhuma informação no site da Fox News, a quem é atribuída esta suposta Breaking News, nem no site da Deutsche Bank, instituição a que é atribuído o penhor da casa de Trump.
Além disso, e apesar de o Observador não ter conseguido respostas do órgão de comunicação social nem da instituições bancária às questões colocadas, à agência de notícias Reuters, um porta-voz da Fox News admitiu que a informação a circular “é falsa”.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.