Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

António Pedro Barreiro

Convidado

Artigos publicados

Paris

A morte das catedrais

807
A separação forçada entre a beleza e a Fé é lesiva para ambas as partes. O incêndio em Notre-Dame recorda-nos isso. Recorda-nos que as catedrais não são montes de pedras.
Ambiente

Por uma ecologia integral

297
Milhares de jovens saíram às ruas para colocar a ecologia na ordem do dia. A manifestação prestou-se a aproveitamentos políticos vários, mas isso não deve desencorajar-nos de olhar para o essencial.
Política

Precisamos da Esquerda

1053
Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.
Comentário Político

A indisposição conservadora

331
O conservadorismo não é apenas uma disposição, e o conservador não é um bem-disposto. O conservador só é eficaz se souber o que quer preservar.
Stephen Hawking

Silêncio

315
Comecei a escrever este texto em Janeiro de 2017, após ver a adaptação cinematográfica de Scorsese do “Silêncio” de Shusaku Endo. Recupero-o na morte de Stephen Hawking, que viveu uma vida em silêncio
PSD/CDS

Liberais Anónimos

235
Quem pede uma direita pragmática e menos ideológica deseja na verdade reformá-la por dentro, para a tornar mais liberal. É um projecto redutor que amputa a direita da sua tradição e lhe retira votos.
PSD/CDS

A direita faz as contas

148
Há muita gente convencida de que a esquerda cresce com um discurso ideológico enquanto a direita tem de disfarçar a sua ideologia. Não sei se é pragmatismo ou complexo de esquerda. Mas não faz sentido
Civilização

Globos de Ouro, elites de palha

313
Uma moral sexual radicada unicamente no consentimento é menos ética e mais vulnerável às relações de poder. Os Globos de Ouro teriam sido uma bela oportunidade para o dizer. Obviamente, não o foram.
PAN

A Arca de André

920
O PAN diz-se o único partido completo, porque tem em conta o bem de pessoas, animais e natureza. Tragicamente, as suas propostas são ininteligíveis para bichos e plantas, e bizarras para as pessoas.
Web Summit

Quanto custa um País?

502
Como diz Michael Sandel, “algumas das coisas boas da vida são corrompidas ou degradadas quando convertidas em mercadorias”, pois expressam valores que o mercado não pode captar. Era o caso do Panteão.
PSD

A direita do futuro

631
O país dispensa uma direita que convenha à esquerda. A direita tem de ser descomplexada e ter alternativas, sem se acantonar no passado. Assim Cristas tirou a maioria a Medina, assim se derrota Costa.
Parentalidade

Eram duas criancinhas, s.f.f.

1611
A ideia de que os filhos são um direito dos pais, que a tecnologia e a lei devem fabricar a pedido, é um dos disparates mais perigosos dos nossos tempos.
Aborto

O pior aniversário de sempre

1356
O aborto não cumpriu as suas promessas e falhou gravemente às mulheres portuguesas. Ao passarem 10 do referendo, lembremos que pior aniversário é o aniversário dos que nunca poderão fazer anos.
Presidente Trump

A moral da História

331
Existe um momento no passado da América que nos pode oferecer uma chave-de-leitura sobre a Administração Trump, e na altura o sistema constitucional americano sobreviveu a essa insurgência populista.
Casa Branca 2016

Admirável Mundo Novo

179
Enquanto serpenteava pelos campos de Central Valley parecia-me impressionante como a narrativa de um professor universitário de esquerda se articulava com as tarjas dos trumpistas da Califórnia rural.
Mariana Mortágua

O Pecado do Capital

1069
Se levarmos Mariana Mortágua a sério, temos de perguntar onde está o limiar que separa a classe média e os ricos. Ou seja, os bons e os maus. O trigo e o joio. A poupança e a "acumulação".
Assembleia Da República

Os Senhores do Progresso

472
Reduzir o debate político a um braço-de-ferro entre progresso e retrocesso prejudica o diálogo pois qualquer facção pode argumentar que as suas ideias são mais avançadas do que as dos seus adversários
Eutanásia

Eu, tu e a eutanásia

284
Ao dizer vigorosamente aos elementos mais vulneráveis da nossa sociedade que a vida de cada um é um assunto exclusivamente seu, estamos a sussurrar-lhes que estão sozinhos no Mundo.
Bloco de Esquerda

A Tentação de Catarina

4649
Se o objectivo do Bloco é gerar polémicas, sugiro que dedique menos tempo a atacar a Igreja Católica e mais a denunciar os regimes onde os homossexuais são presos e assassinados em abundância.
Marcelo Rebelo de Sousa

O inverno marcelista

542
Em anos de chumbo, Passos e Portas tiveram o mérito da autenticidade. Em tempo de vésperas, o prelúdio do marcelismo é a vitória da nebulosidade. É um projecto de unificação nacional em torno do vácuo
A página está a demorar muito tempo.