505kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Luís Areias

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2022

O Liberalismo funciona e faz falta

Todo o socialismo tem promovido pobreza, nivelando por baixo as sociedades. Só com o liberalismo os incentivos serão aqueles que podem gerar riqueza e oportunidades que nivelem uma comunidade por cima
Câmara Municipal de Oeiras

Oeiras do avesso

Se a Câmara tem recursos em excesso e quer dinamizar os centros históricos, então que devolva os 5% do IRS cobrado aos Oeirenses (neste momento apenas devolve 0,3%).
Presidenciais 2021

Presidenciais: o paradoxo da prosperidade

Não deixa de ser paradoxal que o sistema económico liberal, que mais permitiu à civilização prosperar e que, por isso, mais cidadãos tirou da pobreza seja olhado tão negativamente e tão combatido seja
Economia

O que separa Cristina Ferreira de António Costa?

Em vez de ter feito toda uma carreira de político, António Costa poderia ter fundado as tais empresas de futuro e ter ganho certamente dinheiro a rodos com essa sua capacidade distintiva.
União Europeia

O Costa que se encosta

Costa encosta-se no encosto das costas da Europa. Esta incomoda-se mas acaba por ceder, da mesma forma que um elefante se incomoda com as moscas mas com elas convive até decidir tomar um banho de lama
Censura

Posso odiar o ódio?

Isto serve para dizer que este Governo tudo quer monitorizar, mas nada monitoriza. Este Governo quer muito responsabilizar todos, mas nunca assume responsabilidade alguma.
Liberalismo

A sonsice socialista

Quando alguém, sobretudo com anos de experiência governativa, não sabe ou não quer ser competente, transparente e sério, quem perde é o país, quem se lixa são os portugueses.
Liberalismo

Porque (não) sou liberal?

Não sou liberal por ser a via mais fácil, que não é. Não sou liberal por ser rico, que não sou. Sou liberal porque pesquisei, li, estudei, observei e conclui que o liberalismo traz melhores resultados
Crescimento Económico

Seguir os exemplos. Não é preciso inventar a roda

Em 2004 o PIB per capita de Israel era de 19.877 dólares e o de Portugal de 18.046. Catorze anos depois Israel duplicou para uns incríveis 41.614 dólares, enquanto o português quedou-se pelos 23.146.
Coronavírus

Porque estamos em “prisão domiciliária”?

Por ano morrem, globalmente, 400 mil pessoas de malária. Quantas mais morrerão pela contração económica global de 3%? Há no mundo mais de 840 milhões de pessoas subnutridas. Quantas mais se somarão?
Coronavírus

A resposta virulenta

Para se avaliar o estado do nosso sistema de saúde basta ver o número de camas de cuidados intensivos por cada 100.000 habitantes: os EUA têm 35 camas, a Alemanha 29, Itália 13 e Portugal tem apenas 4
Iniciativa Liberal

A esquerda, a direita e os liberais

Sou liberal e sinto-me orgulhoso quando o deputado da IL diz que mais importante do que o mediatismo das personalidades do partido são  as ideias que se defendem. As pessoas passam mas as ideias ficam
Partido Chega

Chegou André, tornou-se desVentura

A entrada de Ventura na AR com um discurso “futebolês”, linguagem simplista e de soundbytes, recorrendo à política do caso, vestindo por vezes as vestes de calimero, estava destinada ao apoio popular.
Liberalismo

Quando no meio não está a Virtude

Todos estamos casados em comunhão de bens com o Estado. Este matrimónio Estatal tem uma diferença face ao matrimónio civil: só nos podemos divorciar deste cônjuge abandonando o país que amamos.
Capitalismo

Mais vale uma mão inchada, que uma enxada na mão

Só um sistema que premeie o esforço, reconheça o empenho, retribua o risco e valorize a inteligência e o mérito, poderá impulsionar o trabalho (em quantidade e qualidade) e fomentar o desenvolvimento.
Estónia

O “milagre” liberal

A liberal Estónia tem um melhor rating de dívida que Portugal, uma taxa de desemprego inferior à portuguesa, é um melhor país para se fazer negócios e está melhor posicionada no ranking de felicidade.
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo Nacional, quem dá mais?

É importante referir que na Europa países como a Dinamarca, a Itália, o Chipre, a Áustria, a Finlândia e a Suécia não têm salário mínimo nacional e que mesmo a Alemanha até 2015 também não tinha.
Socialismo

O Pé Invisível do Estado

Nos regimes eminentemente socialistas, como Portugal, um pé invisível do Estado espezinha áreas da economia, sectores de actividade, negócios, contribuintes, doentes, em resumo, espezinha o indivíduo
Estado Social

Gratuitidade a peso d’ouro

O português tem de parar com a retórica de que o Estado dá e que isto e aquilo é gratuito. Mesmo quem recebe acaba a ser prejudicado, quer seja pela falta de emprego, quer seja pelo vencimento baixo.
Eleições

Eis o social - ismo

O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.