Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Marta Mucznik

Colunista

Sou licenciada em Relações Internacionais e Mestre em Política Internacional pela Université Libre de Bruxelles (ULB). Vivi 10 anos em Bruxelas e Washington D.C. onde trabalhei em ONGs e instituições internacionais na área de política e diplomacia internacional, especializando-me em assuntos do Médio Oriente, relações transatlânticas, diálogo intercultural e resolução de conflitos. Regressei a Portugal em 2011 e colaborei com diversas entidades como a Universidade Hebraica de Jerusalém, a Aliança das Civilizações da ONU e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) onde leccionei um módulo sobre 'Conflitos do Médio Oriente'. Publiquei artigos em revistas como Nação e Defesa (IDN), Segurança e Defesa e Relações Internacionais (IPRI). Entre 2013 e 2017 fui Research Fellow do Think Tank Plataforma para o Crescimento Sustentável. Actualmente, desempenho funções de assessora política do Gabinete de Vereação do PSD na CML para as áreas de inclusão, o diálogo intercultural e a acção social. Sou colunista do Observador desde 2018.

Artigos publicados

Racismo

As minorias não pagam impostos? /premium

141
Quase todos almejamos viver numa sociedade pós-racial, mas essa não é ainda a nossa realidade e não é abafando o debate identitário que as tensões desaparecem.
Política

Autismo partidário num Mundo em mudança /premium

Vivemos num momento não só de redefinição do sistema político mas também ideológica. As distinções clássicas entre esquerda e direita de pouco servem para compreender os desafios do Mundo actual.
Holocausto

Não sou racista, mas… /premium

Ninguém é ‘declaradamente racista’. Não é assim que o racismo se manifesta. ‘Nunca mais’ é nunca esquecer mas acima de tudo é estarmos conscientes que o Holocausto começou nos actos mais singelos.
Irão

As vozes iranianas contra Soleimani e o Regime /premium

Nas reacções da diáspora iraniana ficou claro o repúdio a uma certa hipocrisia no Ocidente que parece sobrepor o ódio a Trump a qualquer espirito crítico sobre a situação no Irão e o regime repressivo
Reino Unido

Os populistas falam para o povo /premium

A maioria das pessoas quer sobretudo soluções concretas para os seus problemas. Quer mensagens simples, claras e descodificadas de todo o jargão político que tem dominado os sistemas e as elites.
Conflito Israelo-palestiniano

Livre e Israel: Viés ideológico às vezes corre mal /premium

Querem condenar, condenem, querem votar a favor, votem, querem troçar e mostrar perplexidade sobre a abstenção num voto destes, por favor façam-no. Só se pede que saibam porque é que o estão a fazer.
História

A História não se reduz aos momentos de glória /premium

Reconhecer que a História não se faz só de momentos gloriosos é um factor de evolução, orgulho e elevação nacional, não é uma tentativa de exercício revisionista nem um frete ao politicamente correcto
História

O perigo de uma história única /premium

O confronto de narrativas, a discussão das diferentes interpretações sobre alguns momentos da nossa história, nomeadamente os mais sombrios, não devem ser sinónimos de traição ou falta de patriotismo.
Partido Chega

As obsessões de André Ventura /premium

391
Ao lermos os capítulos ‘Segurança’ e ‘Migrações’ do programa político do Chega ficamos com a sensação que André Ventura vive nas Banlieues de Paris ou nos subúrbios de qualquer outra cidade europeia.
Legislativas 2019

Joacine, Beatriz, Romualda: afrodescendentes na AR

228
Se considero importante colocar na agenda o tema do racismo estrutural, rejeito absolutamente as tentativas sistemáticas de tornar esta questão numa arma de combate contra o adversário político.
Polémica

Resposta ao manifesto racista de Fátima Bonifácio

1715
As quotas étnico-raciais não são um fim em si mesmo e a introdução das mesmas não equivale a premiar ‘incapazes e preguiçosos’ ou colocar pessoas em lugares de topo apenas por causa da cor da pele.
Festival Eurovisão da Canção

Onde se foi meter Conan Osiris…

345
O que não é claro do movimento que apela ao boicote é se defende o fim da ocupação e dos colonatos ou o fim do Estado de Israel. Se podemos concordar quanto ao primeiro, não podemos tolerar o segundo.
Racismo

O que a polémica do Bairro da Jamaica abafa

500
Enquanto o centro direita não evoluir para além do discurso securitário para denunciar clara e inequivocamente a injustiça social que representa o racismo, esta questão ficará sempre refém da esquerda
União Europeia

Refugiados: depois da chegada, o que acontece?

154
O drama dos refugiados não passa só pela jornada que os conduz até aos países de destino mas também por todos os desafios e adversidades que encontram quando procuram construir uma nova vida.
Minorias

Racismo: o visível e o invisível 

282
Um país desenvolvido e focado no crescimento é um país que promove a mobilidade e o progresso social de comunidades vulneráveis, que entende que só tem a beneficiar com a verdadeira multiculturalidade
Extremismo

‘Stop whining – Parem de se lamentar!”

458
Mais importante do que expor os erros de Trump, é deixar de retratar a realidade como um combate ideológico entre elites ‘iluminadas’ e evoluídas por um lado, e o ‘povo’ ignorante e radical por outro.
A página está a demorar muito tempo.