814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marta Mucznik

Convidado

Artigos publicados

União Europeia

Resposta à guerra ou alternativa ao alargamento?

Nos tempos que correm seria pena reduzir esta discussão vital a uma dicotomia simplista a “pró ou contra” o alargamento, que é a discussão que a Comunidade política tem vindo erradamente a incentivar.
Guerra na Ucrânia

É a Ucrânia que luta por todos nós

A Rússia não irá parar na Ucrânia tal como nada impedirá a China de continuar a exercer a sua influência económica e tecno-autoritária para além das suas fronteiras.
Racismo

Faltam-nos Obamas, Oprahs e Trevor Noahs

Já todos conhecemos a estratégia: recusar o debate sobre o que está em cima da mesa: o racismo sistémico e entranhado, uma realidade sistematicamente silenciada por todo o Mundo, inclusive em Portugal
Refugiados

Os refugiados de que ninguém fala

Onde param os 800 requerentes de asilo hospedados em hostels? Com ou sem pandemia vamos continuar a acolher os mais mil requerentes de asilo espontâneos, por ano, em provisórias ‘unidades hoteleiras’?
Minorias

O pretexto da Covid-19 para segregar uma etnia

André Ventura não exige que o Estado desempenhe o seu papel e defenda a ordem pública, antes propõe a violação dos princípios mais básicos do Estado de Direito e a estigmatização de uma comunidade.
Coronavírus

Governo de unidade nacional: se não agora, quando?

O que servirá melhor o interesse nacional? Uma oposição envolvida na recuperação do país que assuma a responsabilidade mas também o mérito pelas opções tomadas ou uma oposição centrada no taticismo?
Coronavírus

As democracias funcionam em tempos de crise?

Tal como a queda do Muro de Berlin, o 11 de Setembro, ou o colapso da Lehman Brothers em 2008, a pandemia do coronavírus é um evento que irá abalar o Mundo e a Humanidade em múltiplas dimensões.
Coronavírus

O Coronavírus e as ameaças globais

Até há pouco mais de uma semana, sucediam-se piadas e artigos de opinião que ironizavam sobre a ausência de casos de coronavírus e pelo facto de até na tragédia sermos periféricos. Não duraram muito.
Racismo

As minorias não pagam impostos?

Quase todos almejamos viver numa sociedade pós-racial, mas essa não é ainda a nossa realidade e não é abafando o debate identitário que as tensões desaparecem.
Política

Autismo partidário num Mundo em mudança

Vivemos num momento não só de redefinição do sistema político mas também ideológica. As distinções clássicas entre esquerda e direita de pouco servem para compreender os desafios do Mundo actual.
Holocausto

Não sou racista, mas…

Ninguém é ‘declaradamente racista’. Não é assim que o racismo se manifesta. ‘Nunca mais’ é nunca esquecer mas acima de tudo é estarmos conscientes que o Holocausto começou nos actos mais singelos.
Irão

As vozes iranianas contra Soleimani e o Regime

Nas reacções da diáspora iraniana ficou claro o repúdio a uma certa hipocrisia no Ocidente que parece sobrepor o ódio a Trump a qualquer espirito crítico sobre a situação no Irão e o regime repressivo
Reino Unido

Os populistas falam para o povo

A maioria das pessoas quer sobretudo soluções concretas para os seus problemas. Quer mensagens simples, claras e descodificadas de todo o jargão político que tem dominado os sistemas e as elites.
Conflito Israelo-palestiniano

Livre e Israel: Viés ideológico às vezes corre mal

Querem condenar, condenem, querem votar a favor, votem, querem troçar e mostrar perplexidade sobre a abstenção num voto destes, por favor façam-no. Só se pede que saibam porque é que o estão a fazer.
História

A História não se reduz aos momentos de glória

Reconhecer que a História não se faz só de momentos gloriosos é um factor de evolução, orgulho e elevação nacional, não é uma tentativa de exercício revisionista nem um frete ao politicamente correcto
História

O perigo de uma história única

O confronto de narrativas, a discussão das diferentes interpretações sobre alguns momentos da nossa história, nomeadamente os mais sombrios, não devem ser sinónimos de traição ou falta de patriotismo.
Partido Chega

As obsessões de André Ventura

Ao lermos os capítulos ‘Segurança’ e ‘Migrações’ do programa político do Chega ficamos com a sensação que André Ventura vive nas Banlieues de Paris ou nos subúrbios de qualquer outra cidade europeia.
Legislativas 2019

Joacine, Beatriz, Romualda: afrodescendentes na AR

Se considero importante colocar na agenda o tema do racismo estrutural, rejeito absolutamente as tentativas sistemáticas de tornar esta questão numa arma de combate contra o adversário político.
Polémica

Resposta ao manifesto racista de Fátima Bonifácio

As quotas étnico-raciais não são um fim em si mesmo e a introdução das mesmas não equivale a premiar ‘incapazes e preguiçosos’ ou colocar pessoas em lugares de topo apenas por causa da cor da pele.
Festival Eurovisão da Canção

Onde se foi meter Conan Osiris…

O que não é claro do movimento que apela ao boicote é se defende o fim da ocupação e dos colonatos ou o fim do Estado de Israel. Se podemos concordar quanto ao primeiro, não podemos tolerar o segundo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos