771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Teresa Cunha Pinto

Convidado

Artigos publicados

Abusos na Igreja

Abusos sexuais de menores – Carta aberta

O que tem sido comunicado pela Conferência Episcopal Portuguesa e pelo Cardeal Patriarca faz-nos crer que tudo ficará igual. É esta a mensagem que estão a passar.
Governo

António Costa, o profissional do storytelling

Querem fazer de nós cidadãos cada vez mais passivos e ingénuos. Empenhadamente, dedicam-se à construção da melhor trama, garantindo que imprimem o ritmo certo à narrativa e que não há falta de emoção.
Abstenção

Não temos nada de novo para dizer?

A nossa vida é demasiado relevante para acharmos que não temos nada a dizer. Lembremo-nos disto quando domingo chegar e acharmos que a indiferença e a preguiça podem falar mais alto.
Política

Procura-se Alternativa

A oposição ao Governo socialista é inexistente e é assim que o seu poder aumenta. um lugar de que a direita, por incompetência, decidiu abdicar e oferecer de mão beijada.
Ano Novo

Portugal estraga os portugueses

O que é que se pode esperar de um país que faz isto aos Portugueses? Que confina os sonhos e as ambições das pessoas, que lhes retira as oportunidades, que não valoriza o esforço e o talento?
Governo

E ainda acham que podem ficar sentados no sofá?

Seremos contados como o eterno povo esquecido que se deixou enganar e vender, que faz por não lembrar aquilo que é verdadeiramente importante. Tantas vezes cúmplice, tantas vezes complacente.
PSD

Espelho meu, haverá alguém mais lindo do que eu?

Rio cega os votantes com o seu dom de transformar derrotas em motivos de festejo. É nesta forma de estar que transparece a sua imensa vontade em purgar o partido das vozes que não lhe agradam.
Partido LIVRE

O osso que Joacine não larga

Joacine sabe muito bem o que quer: um palco para se fazer ouvir. É, por isso, que as suas atitudes não só se explicam pelas suas motivações ideológicas como pela vontade que tem de as impor aos outros
Ministério da Educação

Rumo à retenção zero

Portugal não precisa de alterações estatísticas, mas de melhores resultados. Não precisa de caminhos fáceis, mas de caminhos que exijam e que sejam capazes de formar cidadãos do futuro.
CM Porto

Rosa Mota e o bar de pedir finos

Gostava de ver uma oposição forte que não se fica apenas pela não comparência na inauguração, mas que se afirma e age contra uma medida que desrespeita e que fere quem tanto serve o nosso país.
Desporto

A política da despolitização

A estratégia tem sido a de despolitizar para avançar, para conquistar, para controlar, para manipular. A conveniência de uma sociedade desligada e silenciosa nunca fez tanto sentido como agora.
Legislativas 2019

Ousar na escolha!

Queremos ou não queremos deixar de ser uma sociedade que vive refém das decisões dos outros? Queremos ou não que o nosso lugar seja considerado, que a nossa voz seja ouvida? Temos de nos envolver.
Comboios

A bordo de um InterRegional

Aceita-se que quem faça viagens nos comboios urbanos possa ir de pé, mas num comboio que liga a Régua ao Porto (1h40 de viagem) não é aceitável.
PSD

A camioneta fantasma do PSD

Tal como o “dente de ouro”, também Rio tem uma lista longa de nomes a abater e é por isso que persegue e cala os companheiros do partido que se opõem às suas ideias e incompetência enquanto líder.
Racismo

Quotas? Pura campanha política

O verdadeiro racismo reside em aceitar que determinada etnia precisa de medidas especiais para chegar a certos lugares. Se há constrangimentos a este nível não serão as quotas que os vêm diminuir.
Incêndios

Incêndios: alguém puxou a cassete para trás

Reduziram Portugal a um campo de batalha dividido ao meio, onde num lado estão os que merecem e do outro os que não merecem. Este país profundamente só e abandonado deixa-nos a todos sem chão.
Cidadania

Sejamos nós a provocação! 

A convicção, a posição e a determinação: eis o que urge neste país. Remar contra a maré daqueles que têm feito do Estado português um Estado doente e enfraquecido.
Jovens

É desta que fazemos valer a nossa geração?

Esta geração vive com a barriga cheia de uma grande ilusão. De que é a geração mais informada, mais qualificada, mais viajada. É pura ilusão porque em nada se concretiza e materializa.
Dia da Mulher

Sobre a mulher, o feminismo e a lei da paridade

O equilíbrio entre o trabalho e a família deverá residir numa escolha pessoal. Arrumar as funções de homem e mulher em caixas fechadas e pré-concebidas é profundamente redutor e castrador de liberdade
PAN

A ditadura da profunda ignorância

Desconhecem por completo o mundo rural e a sua verdade. Urbanitas incultos e incoerentes que para se aproximarem do mundo rural precisam de perverter a própria natureza.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos