287kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Pedro Gomes Sanches

Convidado

Doutorando em Ciência Política

Artigos publicados

Extremismo

O ódio do bem

639
Quando os instrumentos do combate político forem, não os argumentos do debate, mas os punhais do combate, nessa altura é bom não esquecermos quem foram os incendiários.
Política

Adolfo Mesquita Nunes - A Mudança Necessária 

297
Seria fundamental que o debate político se centrasse na construção de um país melhor que esta pálida imagem da nossa História em que nos tornámos. Para que serve a política se não para isso?
Eleições Legislativas

O PPD vai ter maioria absoluta nas eleições 

252
Para quem tem dúvidas, na noite de dia 24 de Janeiro somem os votos de Marcelo Rebelo de Sousa e de Tiago Mayan e pensem onde é que esta maioria poderia levar Portugal.
Presidenciais 2021

Os lobos e o cordeiro vieram para jantar

172
Num mundo de escolhas entre pares de ódio e forças destruidoras, até os que se julgavam a salvo, com protectoras peles de lobo, mais tarde ou mais cedo, acabam imolados como cordeiros.
Política

Passos de esperança

221
A maior armadilha em que a direita pode cair é ser apenas o projecto anti-PS, a faxineira de serviço dos desvarios, desmandos e demagogias socialistas.
Governo

O PS e a destruição do Estado

1378
O país habituou-se aos populismos da esquerda que sempre acusam a direita de querer destruir o Estado, mas ninguém como a geringonça tão eficazmente e em tão pouco tempo fez tanto pela sua destruição.
Política

Os senhores Ventura e Mamadou na arena do ódio 

151
Há um cesto de deploráveis nas sociedades ocidentais, mas não são os eleitores abandonados pelos políticos, deserdados do progresso, mas antes as elites que usam o ódio como motor do seu poder.
Política

No OE 2021, o maior mi(ni)stério é o da corrupção

555
O custo da corrupção, por ano, é aproximadamente igual à totalidade da despesa pública com pensões de velhice, sobrevivência, doença e invalidez: 21 mil milhões de euros.
Política

Eu sou da direita que não prescinde da esquerda

115
Há duas perguntas a que talvez valesse a pena a direita começar por responder. A primeira é se quer ser Governo ou se só quer ser um alter-Fight Club.
Empresas

Uma alma em sofrimento ou perder 70 mil milhões?

Vejamos alguns números. De cancro, por exemplo, que poderá ser um dos danos colaterais da Covid-19, considerando a gestão amadora, ideológica e danosa que Portugal tem feito da saúde pública.
Política

Portugal: crónica de uma morte anunciada? 

549
Era uma vez uma vaga lembrança de país. Um país pobre, pouco livre, sem esperança, sem confiança e pouco futuro: Portugal.
Coronavírus

O assaltante e o reaccionário

523
O que o Dr. Costa quer é, chegados a Novembro ou Dezembro com uma calamidade em mãos, poder libertar um dedo para apontar a quem se lhe opôs.
Relações Internacionais

Donald, Jinping e Ursula entram num bar…

Em matéria de Relações Internacionais o Idealismo até pode fazer o seu caminho em tempos de paz e prosperidade, mas quando o calor aperta é o Realismo que mostra como as coisas funcionam.
Política

A direita dos valores ou à direita dos valores? 

139
As questões da vida, da sexualidade e dos costumes têm sido explorados ad nauseaum pela esquerda para criar uma fractura que o comportamento da direita tem tornado insanável.
Política

Dr. Costa, o Liberal Conservador? 

629
Desenganem-se aqueles que acham que o Dr. Costa é um perigoso radical de esquerda que se vendeu aos comunistas do PCP e do Bloco; o Dr. Costa é um homem sem ideologia, entregue à sua sede de poder.
Economia

Jangada de Pedra

315
O que choca é a falta de ambição e o conformismo do Governo. O que entristece é que a oposição, salvo raras excepções, seja incapaz de colocar estes temas no centro da discussão pública.
Reino Unido

Rule Britannia e a ascensão dos idiotas

213
O que incomoda no Rule Britannia? Se é vergonha do passado, então estamos perante outra forma de tirania: o absolutismo niilista do presente, que hoje se rebela contra qualquer espécie de tradição.
Política

O "governo" floccinauciniilipilificador

305
Floccinauciniilipilificar é uma palavra que não existe no dicionário português, mas como estamos a falar de um Governo que também não existe em Portugal, presumo que não faça mal usá-la.
Extremismo

No futuro estamos todos mortos

213
Talvez nestes tempos, no lugar de regar a fogueira com gasolina fosse inteligente amainá-la com água. Talvez a radicalidade necessária fosse a da moderação, do bom senso e da razão.
Política

Viagens na Minha Terra

244
Onde estão as vozes liberais, à esquerda e à direita? Não amantes do nosso crony capitalismo, mas de verdadeiros amantes da liberdade de pensamento, de associação, de criação, de educação, de escolha?
A página está a demorar muito tempo.