Dark Mode 48,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Pedro Gomes Sanches

Convidado

Doutorando em Ciência Política

Artigos publicados

Páscoa

Salvar o Capitalismo: a Doutrina Social da Igreja

211
Não foram os países autoritários ou autocráticos, nem colectivistas ou socialistas, nem nacionalistas e fechados ao outro, que nos entregaram este mundo livre, próspero e confortável em que vivemos.
Coronavírus

Depois do Covid19, convidem 19

189
O que acabou de ler, menos a referência ao Covid19, é, na verdade, a descrição que Tucídides fez, há 2.500 anos, na História da Guerra do Peloponeso, da peste que assolou Atenas. Nada disto é novo.
Política

Do Big Brother à decadência das elites

O sentimento anti-elites é um facto e é global. A ignição? Cada novo caso de corrupção, cada novo caso de nepotismo e cada novo caso de Marxismo. Do Groucho, não do Karl.
Coronavírus

De quarentena na Quaresma

Sendo Portugal um país onde tudo tem tutela estatal este é um caso de gestão política. O nosso elo mais fraco. Mas terão as Autoridades da Saúde as melhores condições para levar o combate a bom porto?
Estado

O fraco Homem faz forte o fraco Estado

148
O Homem Português expressa um último desejo: "Tragam-me um charuto, um whisky e dêem-me a morte". Mas só lhe darão a morte; a Direcção-geral da Saúde adverte que o charuto e o whisky fazem mal à saúde
Política

A direita, entre cosmos e taxis (os fins)

Dos partidos, as pessoas esperam respostas concretas, razoáveis e úteis para os seus problemas quotidianos, não gritaria identitária e combates culturais extremados.
Política

A direita, entre o cosmos e taxis (os princípios)

Quer o regresso romântico a uma idade de ouro do passado, quer avanço para um novo e perfeito futuro, são pulsões de um projecto de engenharia social, caminho vivamente desaconselhado pela História.
Arte

Homero morreu, Vergílio também

279
Vivemos um tempo de sonoras proclamações, fictícios identitarismos e abundantes protestos. E muitas indignações pessoais. Um tempo de piegas com voz grossa.
Eutanásia

A avó Matilde quer morrer…

335
Não ser um fardo para a sua família e amigos é uma razão apontada por muitos que optam pela eutanásia. Mas num estado de debilidade agravado, não estou seguro que o uso da liberdade seja pleno.
Reforma do Estado

Reformas: 35 mil milhões de razões e mais uma

214
Querer estar em todo o lado, e quando faltam recursos cortar em todo o lado indiscriminadamente, é não ter coragem para abandonar o que deve ser abandonado e para preservar o que deve ser preservado.
CDS-PP

Quando a febre aumenta, nem todos são intolerantes

165
Para um partido como o CDS, defensor e fundador da Democracia Liberal, esta deriva, que é democrata na medida em que é populista, mas é iliberal na medida em que é intolerante, preocupa. Muito.
Desporto

O Sporting-Benfica sob a égide de Santa Priscila

Sobra-nos Santa Priscila, que é hoje a triste metáfora de um futebol injustamente condenado por pérfidos poderosos, vilipendiado por fracos fãs e cuspido por cacofónicos comentadores.
CDS-PP

Eu, Conservador

183
Não sou conservador porque sou católico, ou porque sou avesso à mudança, ou porque antigamente é que era bom. E por isso sou do CDS e creio que é o João Almeida a escolha de que o partido necessita.
Liberdades

Gentlemen, you may smoke​ /premium

Pergunto-me se sou só eu que me inquieto — qual selvagem de uma distopia — ao ver nos maços de tabaco as fotos explícitas de tumores, e mensagens como 'Fumar pode matar o seu filho antes de nascer'
Reino Unido

Boris Johnson, o farol

259
Poucos se deram ao trabalho de perceber porque é que Boris tem um busto de Péricles no gabinete ou porque é que prefere Atenas a Roma. Poucos se deram ao trabalho de ler o que escreve e como escreve.
Estado

“Papel? Qual papel?”

O transporte de matérias perigosas deve ser regulamentado, mas o emaranhado de requisitos administrativos e burocráticos, papéis, taxas e taxinhas é tal que o megaprocesso só pode não funcionar bem
25 de Novembro

O critério 5.7: não socialistas, uni-vos!

150
Criar uma boa vontade, uma plataforma de entendimento, pragmática e útil ao eleitorado, parece ser a única saída para a situação em que a direita se deixou acantonar.Tudo o mais pode ser mais do mesmo
CDS-PP

O novo líder do CDS? Bassânio, claro!

O CDS precisa de um líder que agregue e não divida, que se centre no essencial e no útil, que seja moderado, aberto aos desafios do futuro e prudente nas decisões, e depois tenha a coragem de decidir.
Administração Pública

Hércules, Gerião e a Administração Pública

Quem já geriu na Administração Pública sabe que há sempre um Despacho, uma Portaria, um artigo na Lei do Orçamento do Estado ou no Decreto-Lei de Execução Orçamental que deve ser considerado.
Fiscalidade

Baixos salários em Portugal? Kafka explica

3568
Não há como fazer contas e perceber quando custa a um empregador dar um aumento salarial que se veja a um funcionário para se compreender o efeito perverso da nossa carga fiscal.
A página está a demorar muito tempo.