Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Pedro Gomes Sanches

Convidado

Doutorando em Ciência Política

Artigos publicados

Governo

Não há anjos em São Bento 

O PS é uma máquina voraz com uma insaciável vocação de poder. Não surpreende que seja o elevador social preferido de alguns que, em circunstâncias normais, nunca passariam do rés-do-chão.
Governo

A feira popular de Pedro Nuno Santos

339
O Ministro das Infraestruturas resolveu de uma assentada dois problemas: a propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e a construção sempre adiada da Feira Popular. E isso é extraordinário
Racismo

Eu tenho um sonho… 

Se há posição política que tendencialmente defende liberdade na construção de projectos de vida para todos por igual, independentemente dos seus traços identitários, essa posição política é a liberal.
Extremismo

Era uma vez… nada. Vitória, acabou a História!

1162
Os brutos que estão a tomar conta do espaço público e os cobardes que, intimidados ou coniventes, se estão a calar não deixarão pedra sobre pedra na mais virtuosa civilização da História: o Ocidente.
Manifestações

Não te deixarei morrer, Winston

1761
Os antifas (anti-fascistas?!) vandalizaram em Londres a estátua de Churchill e ameaçam agora derrubá-la. Os estúpidos e os bárbaros podem ser educados e punidos, mas não poderão vencer.
Política

A direita kunami e a direita nêspera

102
Na vida dos cidadãos, quem faz a defesa da mobilidade social ascendente – o tal elevador social – para todos, independentemente dos seus lugares de origem? Quem defende a Economia Social de Mercado?
Presidente Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa: 11 valores

191
Na ausência de alguém com firme amor à liberdade, propósito reformista, defesa intransigente da sociedade aberta, Marcelo, com esta classificação, continua a ser, pasme-se!, o melhor da turma. Até ver
Política

Portugal não é um país, é um milagre…

5371
Vamos então a factos. Portugal está em antepenúltimo lugar em PIB per capita da zona euro, antepenúltima posição na produtividade do trabalho, e temos a 3.º maior dívida externa líquida em % do PIB.
CGTP

CGTP: Circo a Gozar com Trabalhadores Portugueses

311
O que confrange nem é a CGTP ignorar os desafios do futuro. O que confrange são os silêncios de quem permitiu o circo, as ausências incompetentes de quem não o contestou e as palmas que ainda soaram.
Governo

O PS e o Estado: aos amigos tudo, aos outros a Lei

2220
Quando os melhores da Administração Pública veem o acesso aos lugares de topo vedado porque está reservado a uma casta tantas vezes impreparada não ajuda a fazer face aos desafios que têm pela frente.
Austeridade

O vírus PS e suas mutações: PS1977, PS1983, PS2011

3296
Este desconforto tem origem na narrativa que o PS sempre qui alimentar, isentando-se de responsabilidades que são suas: a de que a austeridade de 2011-2015 foi uma opção sádica e voluntária de PSD/CDS
Assembleia Da República

Os valores de Abril na gaveta do Sr. Ferro

1573
A 25 de Abril de 404 a.C. a democrática Atenas sucumbiu à autocrática Esparta no termo da Guerra do Peloponeso. Em 2020 o Sr. Ferro celebrou este acontecimento, enfiando os valores de Abril na gaveta.
Holanda

Dr. Costa à solta na Europa

239
Esgrimir alucinadamente contra gigantes não é coisa inédita na península, mas esbarrar contra moinhos de ventos é capaz de magoar. E o que não falta na Holanda são moinhos.
Economia

Menos Economia e Liberdade mata mais que o Covid19

484
Temos de perceber mesmo que há um dia seguinte e que o Estado de Emergência é mesmo uma excepção que não pode durar sem um horizonte razoável à vista.
Páscoa

Salvar o Capitalismo: a Doutrina Social da Igreja

213
Não foram os países autoritários ou autocráticos, nem colectivistas ou socialistas, nem nacionalistas e fechados ao outro, que nos entregaram este mundo livre, próspero e confortável em que vivemos.
Coronavírus

Depois do Covid19, convidem 19

189
O que acabou de ler, menos a referência ao Covid19, é, na verdade, a descrição que Tucídides fez, há 2.500 anos, na História da Guerra do Peloponeso, da peste que assolou Atenas. Nada disto é novo.
Política

Do Big Brother à decadência das elites

O sentimento anti-elites é um facto e é global. A ignição? Cada novo caso de corrupção, cada novo caso de nepotismo e cada novo caso de Marxismo. Do Groucho, não do Karl.
Coronavírus

De quarentena na Quaresma

Sendo Portugal um país onde tudo tem tutela estatal este é um caso de gestão política. O nosso elo mais fraco. Mas terão as Autoridades da Saúde as melhores condições para levar o combate a bom porto?
Estado

O fraco Homem faz forte o fraco Estado

148
O Homem Português expressa um último desejo: "Tragam-me um charuto, um whisky e dêem-me a morte". Mas só lhe darão a morte; a Direcção-geral da Saúde adverte que o charuto e o whisky fazem mal à saúde
Política

A direita, entre cosmos e taxis (os fins)

Dos partidos, as pessoas esperam respostas concretas, razoáveis e úteis para os seus problemas quotidianos, não gritaria identitária e combates culturais extremados.
A página está a demorar muito tempo.