454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Tiago Tribolet de Abreu

Convidado

Artigos publicados

Serviço Nacional de Saúde

Não fazem ideia

Os que estão lá, na “linha da frente” (lembram-se das palmas que lhes bateram? Onde isso já vai), nas urgências com afluências recordes, sem vagas para internamento, sem recursos... esses fazem ideia.
Coronavírus

Os últimos esquecidos

Os idosos dos lares serão os mais esquecidos de todos, ainda e sempre, apesar do discurso da “protecção dos mais vulneráveis”. Também nestes locais é discutível a obrigatoriedade do uso de máscara.
Coronavírus

Covidofobia

A covidofobia, que já existe de forma generalizada, será em breve oficialmente “descoberta”, definida e identificada como uma doença real, com critérios de diagnóstico e estratégias de terapêutica...
Coronavírus

Quando acaba a pandemia?

A pandemia acaba quando aceitarmos a existência do vírus e a possibilidade (ou mesmo a inevitabilidade) de ele entrar dentro de todos nós. E voltarmos à nossa existência humana como sempre a vivemos.
Coronavírus

A vacinação e o próximo surto

O que irão as autoridades portuguesas fazer quando, estando cumpridos os nossos objectivos de vacinação, voltarmos a ter um novo surto, como no Chile ou em Israel?
Férias

Sou da praia

Há mais de meio século que é assim. Eu sou daquela praia e aquela praia é minha. Em especial nas férias do Verão. É aquela a praia. Eu pertenço-lhe, e ela a mim.
Pandemia

Negacionismo ou estupidez?

Não sou conspiracionista e não acho que estas medidas tenham sido escolhidas e impostas a todos nós graças a planos maquiavélicos para benefício de alguns. Não. Tudo isto mais não é do que estupidez.
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Sociedade

O radar das preocupações

As mulheres preocupam-se. Os homens despreocupam-se. É por isso que as mulheres são a força motriz de tanta coisa e que a pergunta que um filho mais frequentemente faz ao pai é: Pai, onde está a mãe?
Crónica

Sandra, a guerreira

Hoje voltei a ver a mãe da Sandra. Ela é auxiliar no hospital. Vi-a por lá. Cumprimentei-a com um acenar da cabeça e um “olá”, a que ela respondeu do mesmo modo. Ambos sabemos aquilo que sabemos.
Pandemia

A rendição

A guerra está perdida e estou cansado das batalhas. São já demasiadas, sem vitórias. Está perdida há muito tempo, talvez desde o início, eu é que não me apercebi e continuei a lutar, de forma inútil.
Coronavírus

O que faço?

Carta aberta ao Bastonário da Ordem dos Médicos e à Directora da DGS, (com conhecimento à Ministra da Saúde, Primeiro Ministro e Presidente da República).
Pandemia

A Hecatombe: uma previsão para o próximo Inverno

É verdade que os casos da doença-VIP também aumentaram. Como já se sabia e era de esperar. Mas não foi por aí que a Hecatombe aconteceu. Não.
Família

Encontramo-nos na meta

Criamos os filhos, a princípio pequenos e mais frágeis do que nós. Mas se tudo correr como deve ser, eles crescem e tornar-se-ão melhores do que nós e irão mais longe e mais rápido do que nós fomos.
Coronavírus

O Tsunami-Covid

Sempre houve outra solução. E eles são os responsáveis pela estratégia escolhida. Na hora de receber o mérito, logo se chegarão à frente. Mas se for para arcar com culpas, esfumar-se-ão como por magia
Coronavírus

Gostava que as coisas fossem diferentes

Gostava que fosse proibido anunciar o número diário de mortos por Covid sem anunciar também o número diário de mortos não-Covid. Para que ninguém depois se admirasse com o aumento dos mortos não-Covid
Coronavírus

Não mudei

Se não se mudar a estratégia que tem sido seguida, aliviando o medo e ajustando medidas, os danos que já se fazem sentir virão a ser ainda maiores e a mitigação desses danos tornar-se-á muito difícil.

A emancipação das máscaras

O que vale é que o senso prático de quem decide por si próprio é muitas vezes superior ao de quem decide pelos outros. É assim o povo português, sempre muito à frente.
Coronavírus

Covid-19: afinal quão grave é esta doença?

Morreram 3,8% dos “casos confirmados”, num total de 1.549 pessoas, o que corresponde a cerca de 1,5% da mortalidade anual total no País e a menos de 50% das mortes por gripe na última época gripal.
Crónica

Dialectos do Alentejo

Alfacinha que eu sou, e por isso sem terra própria, logo me apercebi e estranhei os dialectos próprios desta gente. Dialectos sim, no plural, porque há termos e hábitos diferentes, de terra para terra
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.