267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Tiago Tribolet de Abreu

Convidado

Artigos publicados

Pandemia

Negacionismo ou estupidez?

347
Não sou conspiracionista e não acho que estas medidas tenham sido escolhidas e impostas a todos nós graças a planos maquiavélicos para benefício de alguns. Não. Tudo isto mais não é do que estupidez.
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Sociedade

O radar das preocupações

102
As mulheres preocupam-se. Os homens despreocupam-se. É por isso que as mulheres são a força motriz de tanta coisa e que a pergunta que um filho mais frequentemente faz ao pai é: Pai, onde está a mãe?
Crónica

Sandra, a guerreira

Hoje voltei a ver a mãe da Sandra. Ela é auxiliar no hospital. Vi-a por lá. Cumprimentei-a com um acenar da cabeça e um “olá”, a que ela respondeu do mesmo modo. Ambos sabemos aquilo que sabemos.
Pandemia

A rendição

782
A guerra está perdida e estou cansado das batalhas. São já demasiadas, sem vitórias. Está perdida há muito tempo, talvez desde o início, eu é que não me apercebi e continuei a lutar, de forma inútil.
Coronavírus

O que faço?

3246
Carta aberta ao Bastonário da Ordem dos Médicos e à Directora da DGS, (com conhecimento à Ministra da Saúde, Primeiro Ministro e Presidente da República).
Pandemia

A Hecatombe: uma previsão para o próximo Inverno

607
É verdade que os casos da doença-VIP também aumentaram. Como já se sabia e era de esperar. Mas não foi por aí que a Hecatombe aconteceu. Não.
Família

Encontramo-nos na meta

Criamos os filhos, a princípio pequenos e mais frágeis do que nós. Mas se tudo correr como deve ser, eles crescem e tornar-se-ão melhores do que nós e irão mais longe e mais rápido do que nós fomos.
Coronavírus

O Tsunami-Covid

504
Sempre houve outra solução. E eles são os responsáveis pela estratégia escolhida. Na hora de receber o mérito, logo se chegarão à frente. Mas se for para arcar com culpas, esfumar-se-ão como por magia
Coronavírus

Gostava que as coisas fossem diferentes

5389
Gostava que fosse proibido anunciar o número diário de mortos por Covid sem anunciar também o número diário de mortos não-Covid. Para que ninguém depois se admirasse com o aumento dos mortos não-Covid
Coronavírus

Não mudei

985
Se não se mudar a estratégia que tem sido seguida, aliviando o medo e ajustando medidas, os danos que já se fazem sentir virão a ser ainda maiores e a mitigação desses danos tornar-se-á muito difícil.

A emancipação das máscaras

488
O que vale é que o senso prático de quem decide por si próprio é muitas vezes superior ao de quem decide pelos outros. É assim o povo português, sempre muito à frente.
Coronavírus

Covid-19: afinal quão grave é esta doença?

7695
Morreram 3,8% dos “casos confirmados”, num total de 1.549 pessoas, o que corresponde a cerca de 1,5% da mortalidade anual total no País e a menos de 50% das mortes por gripe na última época gripal.
Crónica

Dialectos do Alentejo

Alfacinha que eu sou, e por isso sem terra própria, logo me apercebi e estranhei os dialectos próprios desta gente. Dialectos sim, no plural, porque há termos e hábitos diferentes, de terra para terra
Coronavírus

Irreconciliáveis

138
Tentar esgrimir argumentos entre os dois lados da barricada da Covid-19 é como procurar um acordo na discordância fundamental entre crentes e descrentes, católicos e protestantes, xiitas e sunitas.
Coronavírus

Recuso ser testado para o SARS-CoV-2

4040
Nada nem ninguém deveria poder obrigar qualquer um de nós a submeter-se a um exame médico com o qual não concorde. Não encontro utilidade num teste positivo, e um teste negativo é uma falsa segurança.
Coronavírus

Primum non nocere? Pelo contrário…

167
Na dúvida, na incerteza, o que fizeram intervenientes com responsabilidade e poder de decisão? Pecaram por excesso de medidas foi a postura dominante, sem consideração com o mal que seguramente fariam
Crónica

Os lenços

A minha professora da primária, Senhora Dona Maria Adelaide, (coitada) gritava zangada da janela que abria do seu rés do chão, sem nos reconhecer graças aos lenços no rosto: - Calem-se, mas calem-se!
Coronavírus

Fomos enganados

20132
Então o objectivo não era apenas aplanar a curva? Mas agora que a curva aplanou já queremos evitar infectados, internados, doentes em UCI, mortos. Mas não tinham explicado que isso era inevitável?
Coronavírus

A Balança

3829
No meu hospital, público, mantêm-se encerradas as consultas e exames e continuamos com enfermarias e UCIs vazias ou quase, à espera de uma enchente de doentes com Covid que não vêm. Por quanto tempo?
A página está a demorar muito tempo.