Num mundo cada vez mais disputado entre grandes potências, com os EUA em relativa retração e a China em relativa ascensão, todos os domínios relevantes para o exercício do poder e influência são um tabuleiro neste confronto geoestratégico cada vez mais global. No início de 2021 apontei para alguns desses tabuleiros que dominariam a política internacional ao longo deste ano. Um deles voltou a aflorar nestes últimos dias e semanas. Estou a referir-me à guerra das vacinas contra a Covid-19.

Mais um round da guerra das vacinas

Hoje, em Portugal, com 85% da população vacinada e no topo da escala mundial de vacinação – o que é uma mais valia para a imagem internacional do país – é fácil esquecer que em muitas regiões do resto do Mundo a pandemia de Covid-19 está longe de estar controlada e o acesso e distribuição das vacinas está longe de estar assegurado. É neste quadro que importa situar a decisão, na mais recente reunião dos líderes do QUAD — o quarteto de potências do Indo-Pacífico que reúne aos EUA a Austrália, o Japão, e a Índia —, de redobrar o esforço deste grupo de países para fornecer vacinas nessa região do Mundo. Os EUA sabem que não podem correr o risco de deixar a China numa situação de vantagem no fornecimento das vacinas no Indo-Pacífico, que consideram cada vez mais uma região prioritária para a defesa dos seus interesses. As vacinas continuam a ser a chave para o regresso a uma relativa normalidade e à possibilidade de uma rápida recuperação económica. A viragem para o Indo-Pacífico e o esforço de contenção da China tiveram, portanto, também de passar por os EUA abandonarem o seu protecionismo vacinal e entrarem a sério na guerra global pelas vacinas. Neste esforço os EUA, o Japão e a Austrália podem fornecer sobretudo patentes e/ou financiamento, enquanto a Índia é uma grande potência na fabricação de vacinas.

Nos últimos dias ficou também claro que a Rússia é, para já, um claro perdedor nesta guerra global pelas vacinas contra a Covid-19. Há um ano atrás o Estado russo foi primeiro a anunciar ter uma vacina — a Sputnik — pronta a usar, com o objetivo evidente de afirmar a sua influência e prestígio a nível global. Porém, a Sputnik continua a não ter validação em termos da sua eficácia ou segurança por nenhum dos grandes reguladores mundiais no campo dos medicamentos. Há dias atrás, contrariando as expectativas de Moscovo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que nada havia a anunciar nos próximos tempos quanto à validação da vacina russa. Mais, a combinação de dificuldades de produção e de falta de credibilidade da vacina na própria Rússia levaram a que, um ano depois, apenas 30% da população russa esteja vacinada, uma percentagem ligeiramente acima da Albânia, enfrentando agora, tragicamente, mais uma vaga da pandemia.

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Em última análise o que é que importa esta guerra das vacinas? Primeiro, independentemente de questões éticas, temos de nos recordar que enquanto grande parte do Mundo não estiver vacinado estaremos todos vulneráveis a novas mutações do vírus que podem resultar em variantes que tornem ineficazes os tratamentos e as vacinas entretanto desenvolvidas. Segundo, temos de nos lembrar que, na medida em que a Europa, os EUA e os seus aliados não forneçam vacinas a outros países, estarão a abrir caminho para que a China ou a Rússia o façam.

É por isso que olharmos para a lista dos países a quem a China e os EUA mais doaram vacinas é estrategicamente muito relevante. No caso da China o top 10 dos países destinatários da doação de vacinas é constituída pelo: Camboja (7 milhões); Sri Lanka (5 milhões); Bangladesh (4 milhões); Laos (4 milhões); Myanmar (3 milhões); Afeganistão (3 milhões); Vietname (3 milhões); Irão (3 milhões); Paquistão (3 milhões); Nepal (3 milhões). No caso dos EUA o top 10 dos países destinatários das doações é constituído pelo: Paquistão (16 milhões); Bangladesh (6 milhões); Filipinas (6 milhões); Colômbia (6 milhões); África do Sul (6 milhões); Vietname (5 milhões); Indonésia (4 milhões), Guatemala (4 milhões), Uzbequistão (4 milhões), Nigéria (4 milhões). Podemos estar certos de que estes Estados são estrategicamente muito relevantes para a China e para os EUA, estando vários deles — nomeadamente os presentes em ambas as listas — na linha da frente da disputa global entre estas duas grandes potências.

Nem tudo é culpa do Ocidente

Dito isto, nesta questão das vacinas as críticas de muitos responsáveis internacionais — inclusive do Diretor da Organização Mundial de Saúde — à posição dos ditos países ricos, geralmente vistos como sinónimo do Ocidente, começam a parecer algo unidirecionais e excessivas.

É natural que os governantes de qualquer país deem prioridade aos seus cidadãos no fornecimento de um bem vital como as vacinas. Numa democracia é para isso que são eleitos. A Europa até foi excecionalmente generosa ao permitir, ao longo de toda a pandemia, a exportação de metade da produção europeia de vacinas, tendo, no entanto, recebido pouco crédito por isso. Mais, prometeu oferecer 200 milhões de vacinas até ao final de 2021, e mais 250 milhões durante a primeira metade de 2022 — embora até ao momento apenas 20% das doações prometidas em 2021 tenham sido efetivamente realizadas. E os EUA, depois de um período criticável de quase completo protecionismo vacinal, já prometeram doar 1 bilião de doses até ao final de 2022, e tinham doado no final de Setembro de 2021 mais de 140 milhões de doses, ou seja, mais do que qualquer outro país. EUA e a União Europeia, através de Estados e fundações privadas, têm também tido um papel liderante na organização e no financiamento da criação de condições para a fabricação de vacinas em países mais pobres, nomeadamente através da chamada GAVI — aliança global pela vacinação — que tem coordenado este esforço ao nível da Covid-19 através da chamada COVAX.

Já a China, por regra vende vacinas, não as doa. E se per capita a China ainda é um país de rendimento médio, em termos agregados é já a maior economia do Mundo. Até ao momento terá vendido mais de 1 bilião de doses, tendo doado pouco mais de 70 milhões, com mais 30 milhões de doações prometidos até ao final do ano.

Admito que mais devesse ter sido feito, mas por todos os países com possibilidades para o fazer. Efetivamente é fundamental recordar que o qualificativo de países ricos e poderosos já está longe de ser sinónimo apenas de países europeus ou ocidentais. É essa a lógica da criação, por exemplo, do G20. Entre os Estados a destacar-se por terem muito rapidamente uma taxa de vacinação muito elevada, ou por optar por dar uma terceira dose aos seus cidadãos, estão, por exemplo, os Emirados Árabes Unidos. Convinha, sobretudo, para serem mais credíveis e justas, que estas críticas da OMS ou da ONU, viessem acompanhadas igualmente de críticas aos líderes de muitos dos países mais pobres do Mundo pelo descuido, durante décadas, dos cuidados de saúde básicos, cuja ausência torna complicada uma vacinação de sucesso, mesmo quando há vacinas doadas. Como os Pandora Papers vieram mais uma vez demonstrar, um problema central em muitos destes Estados mais pobres é que muitos dos seus governantes dão prioridade a reforçar as suas contas bancárias milionárias em vários paraísos fiscais, e não o providenciar bons cuidados de saúde primária, vacinas ou outros bens públicos. Isto não deve ser desculpa para a Europa e os EUA — por razões éticas, e por razões pragmáticas — não fazerem um esforço significativo para providenciar vacinas aos países mais pobres. Mas recorda-nos que é importante que os EUA e a Europa garantam que este esforço é visível e devidamente reconhecido, e não acabem sendo vistos como os culpados de um problema que resulta de responsabilidades partilhadas por muitos atores políticos internacionais.

Bruno Cardoso Reis (no twitter: @bcreis37), historiador, é um dos comentadores residentes do Café Europa na Rádio Observador, juntamente com Henrique Burnay, Madalena Meyer Resende e João Diogo Barbosa. O programa vai para o ar todas as segundas-feiras às 14h00 e às 22h00.

As opiniões aqui expressas apenas vinculam o seu autor.

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