Três autores norte-americanos — Larry Diamond, George F. Will e Seymour Martin Lipset — constituem as minhas escolhas desta segunda crónica estival sobre livros para férias. A comum cidadania norte-americana não é despicienda, como se costuma dizer — e o raro leitor que tiver a paciência de ler até ao fim verá porquê.

Larry Diamond, Fellow da Hoover Institution e professor na Universidade de Stanford, apresentou o seu livro mais recente no Estoril Political Forum, que decorreu no Hotel Palácio do Estoril de 24 a 26 de Junho. Tem um longo título inspirador: Ill Winds: Saving Democracy from Russian Rage, Chinese Ambition and American Complacency (New York: Penguin, 2019). Escreve Larry Diamond:

“Após três décadas em que a democracia cresceu no mundo, e uma década em que estagnou e lentamente sofreu erosão, estamos agora a assistir a um recuo global da liberdade. […] Estes ventos não são simplesmente fumos exaustos de democracias em decadência. Eles estão a ser soprados com força a partir de dois centros de autoritarismo global, a Rússia e a China. E, se os Estados Unidos não reclamarem o seu lugar tradicional como pedra-chave da democracia, Vladimir Putin, Xi Jinping e os seus admiradores podem transformar a autocracia na força liderante do novo século” (p. 11).

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.