Sou liberal e de direita. (Sendo de direita também serei conservador, o que pode ser complicado, embora não necessariamente contraditório). O ponto a realçar é que sou liberal e há dias, após mencionar que apanhei o metro para o Marquês, um conhecido lançou-me a farpa: “És liberal e andas de transportes públicos?”. Não passou de uma provocação sem sentido, mas que como tantas coisas sem sentido vai fazendo o seu caminho e por isso deve ser contrariado. E para mote de conversa até se aproveita.
“No taxation without representation.” À partida o slogan das 13 colónias norte-americanas, que não aceitavam pagar impostos que não tivessem sido previamente aprovados por estas, parece despropositado. No entanto, o passo para o ‘se pago impostos tenho tanto direito a utilizar os serviços do Estado quanto qualquer outro’ não é assim tão largo. Na verdade, numa democracia representativa, se os impostos devem ser aprovados por quem representa quem os paga, o direito de um cidadão utilizar os serviços que o Estado presta com o dinheiro adquirido por via desses mesmos impostos não pode depender das suas opiniões políticas.
A questão parece óbvia e consensual, mas torna-se mais complexa quando saímos dos transportes públicos e vamos para os empregos e a prestação de serviços. Como liberal procurei nunca trabalhar com o Estado. É certo que, sendo advogado, o Estado é figura inultrapassável em vários aspectos. Mas o ponto é que não é ao Estado que presto contas pelo sucesso ou insucesso do que faço. Como advogado, profissão que ainda encaro como a última verdadeiramente liberal, custar-me-ia trabalhar de outra forma. Mas nós não podemos ser todos advogados sob pena de a vida se tornar uma chatice medonha. Assim há quem, por exemplo, seja médico ou siga a carreira universitária e o faça numa universidade pública.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.