459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bomba Atómica

Irão

AIEA exorta Irão ao diálogo "imediato"

A Agência Internacional de Energia Atómica pediu ao Irão para retomar "imediatamente" o diálogo para evitar uma grande crise.
Gabinete de Guerra

"Bomba nuclear russa é extremamente improvável"

Pedro Sampaio Nunes e Bruno Cardoso Reis sobre o uso de energia nuclear. O especialista explica que os comprimidos de iodo são "apenas uma ação preventiva" em casos de desastre nuclear
Erupção Vulcânica

Tonga. Vulcão foi como milhares de bombas atómicas

A NASA estima que a erupção do vulcão de Tonga tenho libertado energia correspondente a cerca de 4 a 18 megatoneladas de TNT. Bomba de Hiroshima libertou 15 mil toneladas.
Irão

Israel diz que Irão terá bomba atómica em 2 meses

Israel alerta para a construção de uma bomba atómica por parte do Irão e afirma que "a comunidade internacional deve construir um plano B viável para impedir o Irão de ter uma arma nuclear."
PCP

PCP: É "urgente" inverter corrida ao armamemento

76 anos depois da explosão das bombas atómicas nas cidades japonesas de Hiroshima e de Nagasaki, o PCP afirma que é "necessário e urgente" inverter corrida "demencial" ao armamento.
Japão

Japão celebra homenagem às vitimas de Hiroshima

A cerimónia de homenagem às vitimas de Hiroshima não teve o apoio Comité Olímpico Internacional (COI) e o público teve de assistir online devido à pandemia.
Bomba Atómica

Nazis estiveram perto de construir bomba atómica?

Nova investigação sugere que, no final da II Guerra, Hitler estava a meio caminho de construir um arsenal nuclear. Uma nova investigação desvenda as experiências nazis com urânio durante o conflito.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Coreia do Norte

Bomba atómica vs. bomba de hidrogénio: a diferença

A diferença entre a bomba atómica e a de hidrogénio é a mesma que entre uma central nuclear e o Sol: a potência. É com uma bomba 7 vezes pior que Hiroshima que a Coreia do Norte ameaça o mundo.
Bomba Atómica

Ataque nuclear? A dúvida invadiu o Google

As pesquisas à pergunta "como sobreviver a um ataque nuclear" dispararam no Google nos últimos dias. Analisámos a tendência no último ano, mas há mais termos que chamam à atenção.
Hiroshima

Vídeo. Como era Hiroshima antes da bomba atómica

Foi divulgado um vídeo que mostra a cidade de Hiroshima em 1935, dez anos antes de ser lançada a bomba atómica norte-americana que a destruiu.
Árvores

A árvore que resistiu à bomba atómica de Hiroshima

A bomba atómica que abalou Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 matou mais de 140 mil pessoas instantaneamente e arrasou tudo à sua volta. Mas um sobrevivente emergiu do solo: a árvore ginkgo biloba.
Lua

Bomba atómica explica como se formou a Lua

A primeira experiência nuclear chamava-se 'Trinity' e aconteceu a 16 de julho de 1945. A areia à volta da zona derreteu e transformou-se em vidro. A sua análise explica-nos a formação da Lua.
Hiroshima

Hiroshima lembra Obama no 71º aniversário

A cidade de Hiroshima assinalou hoje o 71º aniversário da bomba atómica que os Estados Unidos lançaram sobre a cidade com um pedido aos líderes mundiais para seguirem o exemplo de Barack Obama.
Hiroshima

E se nos colocássemos no lugar de Truman?

Há 75 anos que os historiadores discutem a decisão do presidente Truman de lançar a bomba de Hiroshima. Era mesmo necessária para acabar a guerra? Poupou vidas? José Manuel Fernandes procura responder
Hiroshima

6 fotos que mostram Hiroshima após a bomba e agora

A 6 de agosto de 1945, uma bomba atómica transportada a bordo do avião Enola Gay foi largada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. A II Guerra acabava. O medo nuclear começava. Foi há 71 anos.
Hiroshima

Obama não vai pedir desculpa por bomba atómica

O presidente norte-americano visita esta semana Hiroshima, onde há 70 anos foi lançada pelos EUA a primeira bomba atómica. É a primeira vez que alguém o seu cargo o faz.
Hiroshima

Sobreviventes das bombas atómicas escrevem a Obama

Na próxima semana, Obama vai tornar-se no primeiro presidente norte-americano a visitar uma das cidades atacadas pelos EUA com bombas atómicas. Sobreviventes escreveram carta a pedir um encontro.
Coreia do Norte

O poder de uma bomba de hidrogénio

Bomba de hidrogénio que a Coreia do Norte diz ter testado tem uma capacidade de destruição milhares de vezes superior ao das bombas libertadas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
Guerra Fria

Reino Unido receava ataque nuclear da URSS

Documentos oficiais britânicos da altura da Guerra Fria revelam que as autoridades inglesas temiam um ataque nuclear por parte da União Soviética. E a razão era a bomba de hidrogénio criada pelos EUA.
Explica-me

O que significa enriquecer urânio?

Urânio-235, urânio-238, isótopos, e outros conceitos afins... Mas afinal o que é isto de enriquecimento?
II Guerra Mundial

Nagasaki: 70 anos do bombardeamento atómico

A cidade japonesa de Nagasaki assinalou este domingo o 70.º aniversário do bombardeamento atómico, com uma cerimónia em que foi defendido o caráter pacifista da Constituição japonesa.
Japão

Japão recorda 69.º aniversário da bomba atómica

A cidade japonesa de Nagasaki assinalou este sábado o 69.º aniversário do bombardeamento atómico que sofreu em 1945, numa cerimónia em que foi defendido o carácter pacifista da Constituição nipónica.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.