790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Erupção do vulcão de Tonga foi equivalente a milhares de bombas de Hiroshima

Este artigo tem mais de 2 anos

A NASA estima que a erupção do vulcão de Tonga tenho libertado energia correspondente a cerca de 4 a 18 megatoneladas de TNT. Bomba de Hiroshima libertou 15 mil toneladas.

Fotografia tirada por um astronauta da Estação Espacial Internacional que mostra a nuvem de cinzas que cobriu o Pacífico pela explosão do vulcão em Tonga
i

Fotografia tirada por um astronauta da Estação Espacial Internacional que mostra a nuvem de cinzas que cobriu o Pacífico pela explosão do vulcão em Tonga

NASA

Fotografia tirada por um astronauta da Estação Espacial Internacional que mostra a nuvem de cinzas que cobriu o Pacífico pela explosão do vulcão em Tonga

NASA

A NASA acredita que explosão resultante da erupção do vulcão de Tonga, que afetou todo o arquipélago no oceano Pacífico, poderá ter sido milhares de vezes mais forte do que a explosão da bomba atómica de Hiroshima.

É uma estimativa preliminar, mas pensamos que a energia criada pela erupção foi equivalente a cerca de 4 a 18 megatoneladas de TNT“, explicou o cientista Jim Garvin, da agência espacial norte-americana. A estimativa foi calculada com base na quantidade de massa terrestre removida da ilha onde se encontrava o vulcão, o tipo de rocha presente e ainda a altitude da nuvem de fumo e material vulcânico resultantes da erupção.

Segundo a BBC, a bomba de Hiroshima — apelidada de Little Boy — libertou energia equivalente a cerca de 15 mil toneladas de TNT. Apenas um quilo, como escreve o canal britânico, é suficiente para destruir um carro.

O impacto desta erupção deve-se, como explicou ao Observador o diretor do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores, José Pacheco, ao facto de ser uma erupção com origem num vulcão marinho. Assim, além de o vulcão se situar numa região propícia à formação de magmas mais explosivos, o contacto da água do mar com o magma a uma temperatura perto dos mil graus Celsius aumentou o efeito explosivo da erupção. Este tipo de erupções resultantes do contacto de água do mar com vulcões submarinos designa-se por erupções surtseianas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vulcão que abalou, não só o Pacífico, mas todo o mundo. Porque é que a erupção de Tonga se sentiu até em Portugal

A NASA, contudo, tem designado, de forma não oficial, esta erupção de “ultra surtseiana”, e alguns cientistas defendem mesmo uma designação específica que diferencie a erupção registada no dia 15 de janeiro de outras que envolvam a presença de água.

“Se houver apenas um pouco de água a entrar em contacto com o magma, é como água a atingir uma frigideira a escaldar. Surge um flash de vapor  e a água evapora rapidamente”, explicou Jim Garvin.

O que aconteceu no dia 15 de janeiro, contudo, foi bastante diferente. Não sabemos porquê (…) mas algo deve ter enfraquecido a rocha resistente na base [do vulcão] e criou um colapso parcial da caldeira. Pensem nisto como o fundo da frigideira a colapsar, e a permitir enormes quantidades de água a atingir uma câmara cheia de magma no subterrâneo e que estava a uma elevada temperatura”, esclareceu o cientista da NASA.

Desde que a ilha de onde se localiza o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apa aumentou exponencialmente de tamanho, com a erupção de 2015, que a NASA e o Serviço Geológico de Tonga têm analisado o modo como o solo vulcânico se formou e como tem sofrido alterações aceleradas por erosão, resultantes das ondas do mar e de tempestades tropicais.

Para a NASA, e para Jim Garvin, este vulcão poderia ajudar a desvendar alguns dos segredos de Marte.

Ilhas vulcânicas pequenas, recentes e em evolução rápida, são importantes para analisar o papel da água na superfície de Marte e como poderão ter afetado massas vulcânicas semelhantes [em Marte]”, afirmou o cientista norte-americano. “É possível, de facto, observar áreas com aspeto semelhante em várias regiões de Marte”.

A ilha do Pacífico a que pertencia o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apa entes da erupção de 15 de janeiro de 2022 A ilha do Pacífico a que pertencia o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apa depois da erupção de 15 de janeiro de 2022

NASA

Na primeira imagem, antes da erupção de 15 de janeiro deste ano, a ilha onde se localiza o vulcão era composta por duas massas terrestres ligadas entre si pelo material vulcânico solidificado após sucessivas erupções menores do vulcão. Na segunda imagem, depois da erupção de 15 janeiro, restam apenas os dois pedaços de terra visíveis na imagem, novamente separados pelo mar.

Resposta internacional fornece ajuda a Tonga numa altura em que já se confirmaram três mortes pela erupção

Foram confirmada três mortes em resultado da erupção do vulcão de Tonga e as autoridades do país estimam que quatro quintos da população tenha sido afetada pelo tsunami, assim como pelas cinzas que cobriram o arquipélago.

Numa das ilhas mais afetadas, Nomuka, registaram-se dezenas de feridos, e um hospital de campanha foi montado na ilha, uma vez que o antigo edifício hospitalar foi arrasado pelo tsunami.

A resposta internacional ao desastre ocorrido na nação insular tem sido mitigado por esforços de abastecimento de comida, produtos médicos e estruturas como tendas, para servirem a população de Tonga. A Nova Zelândia e a Austrália têm liderado este apoio internacional, com recurso a aviões e navios para realizar as entregas.

Atualmente livre de Covid-19, o reino de Tonga pediu que a distribuição e aplicação dos recursos de apoio dados por vários países fossem realizadas por habitantes de Tonga. Isto porque as autoridades procuram reduzir o risco de haver algum infetado pelo coronavírus, entre os possíveis voluntários que se dirigissem ao arquipélago, para prestar auxílio em terra, conta a BBC.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora