235kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Caça

Caça

Madeira autoriza caçadores a abater ave protegida

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza assegura que não se trata de caça, mas de uma "ação de correção", já que se pretende diminuir os danos causados na agricultura.
Caça

As propostas da SOS Animal para mudar Lei da Caça

158
Mais de 20 propostas para alterar a Lei da Caça foram apresentadas pelas Associação SOS Animal, que lembrou o abate da Azambuja: "É importante não deixarmos este assunto cair em esquecimento".
Caça

Torre Bela promete manter animais não abatidos 

549
Existem ainda cerca de 100 animais de grande porte depois montaria polémica. Proprietários comprometem-se a mantê-los com o objetivo de promover uma gestão sustentável de caça turística.
Caça

Associações querem alterar Lei da Caça

696
Após a morte de 540 animais na Azambuja, uma coligação de organizações ambientalistas propôs seis alterações à Lei da Caça. Uma é que a conservação dos ecossistemas na caça seja obrigatória na lei.
Caça

Alterações à lei da caça dentro de três semanas

714
Os participantes no Conselho Nacional da Caça e da Conservação da Fauna vão apresentar num prazo de três semanas sugestões de alteração da lei em vigor, após o que o Governo apresentará propostas.
Sustentabilidade

Caça: sensibilidade e bom senso

1102
As redes sociais não podem mandar no país, tal como um pequeno partido com assento parlamentar não pode mandar no Governo.
Conservação da Natureza

A propósito da Herdade da Torre Bela

264
A recente polémica suscita questões relevantes para a gestão dos recursos naturais e da conservação da natureza. Estas questões situam-se para lá do simplismo com que tem sido debatido o assunto.
Ambiente

Um dia é da caça, outro é do paradoxo /premium

134
O Ministério do Ambiente e da Transição Energética é um paradoxo. Ou é de uma coisa, ou é de outra. É como ser Ministério do Sol na Eira e da Chuva no Nabal.
Caça

Torre Bela. Ambientalistas querem rever lei 

337
As associações ambientalistas classificaram "o massacre" de 540 animais na Herdade da Torre Bela como "um episódio perturbador" e defendem a urgência de rever a Lei da Caça.
GNR

Homem detido em Óbidos por caçar junto a casas

Um homem de 50 anos foi detido pela GNR, na sequência de uma denúncia anónima, por estar a caçar a menos de 250 metros das casas. Foi apreendida a espingarda de caça e dois cartuchos de calibre 12.
Maus-tratos a Animais

Herdade nega responsabilidade na morte de animais

467
A herdade onde foram mortos 540 animais em dois dias diz só ter sabido da chacina "a posteriori e apenas através da comunicação social", repudiando a "forma errada, ilegítima e abusiva" da caçada.
Conservação da Natureza

A passadeira vermelha para o populismo do PAN

1660
Vale tudo ao Pan para atacar a caça, tomando propositadamente a parte pelo todo, intoxicando a opinião pública com a ideia de que o episódio da Torre Bela é um espelho do setor da caça.
PCP

PCP questiona caçada na Azambuja

O PCP alertou para as notícias sobre a suspeita de que a "polémica montaria na herdade da Torre Bela poderia estar associada" com a construção de uma central fotovoltaica naquele lugar.
Caça

Caçadores repudiam abate de animais na Azambuja

A Federação Nacional de Caçadores e Proprietários afirmou que o que aconteceu na Zona de Caça da Torre Bela foi "um acantonamento de animais para serem baleados" e não uma "montaria ilegal".
Ministério do Ambiente

Não há ligação entre caçada e central fotovoltaica

O Ministro do Ambiente exclui a hipótese de que exista relação entre a caçada na Azambuja e a central fotovoltaica. Matos Fernandes diz não acreditar em aliança entre caçadores e a empresa.
PSD

Central fotovoltaica. Caçada beneficia instalação

Os sociais-democratas exigem, em comunicado, que sejam apurados todos os responsáveis da caçada, denunciando o seu objetivo "óbvio": limpar o território para a colocação de mais de 638 de mil painéis.
Conservação da Natureza

Sacrifícios animais pelo Ambiente?

586
Não há empresas fofinhas e outras malvadas e as energias ditas limpas são um negócio como outro qualquer (com a agravante da obscuridade e das relações de dependência com a administração pública)
Conservação da Natureza

Montaria: queixa no MP e revogação de licença

1095
A caçada na herdade da Azambuja que terá matado 540 animais vai ser alvo de uma queixa apresentada pelo Ministério do Ambiente, em causa indícios da prática de crime. A licença de caça foi suspensa.
Animais

540 animais mortos em montaria na Azambuja

21874
540 animais foram mortos na Quinta da Torre Bela, em Azambuja. Caçadores celebram o feito e descrevem-no como um "super recorde". PS e PAN já reagiram ao sucedido.
Caça

Projetos de lei relacionados com caça rejeitados

3044
Onze projetos de lei apresentados pelo BE, PEV e PAN relacionados com a caça foram rejeitados pelo PS, PSD e CDS-PP no Parlamento. "Propostas desgarradas da realidade", descreveu João Marques do PSD.
Coronavírus

Movimento quer caça e pesca nos concelhos de risco

424
Mundo Rural diz que atividade ao ar livre no campo é segura e pede ao Governo que altere decisão de proibir caça e pesca lúdica nos concelhos de risco devido à Covid-19.
História

Cadáver revela que mulheres também caçavam

O cadáver de uma jovem encontrada nos Andes veio pôr em causa a questão de a caça ser uma tarefa exclusivamente masculina. Num total de 26 sepulturas de caçadores, 11 eram mulheres.
Caça

Ferido grave na Guarda após tiro durante a caça

Homem de 55 anos ficou ferido com gravidade após "um tiro acidental no olho" por parte do companheiro de caça, em Longroiva, no concelho da Mêda. Mas não corre risco de vida.
Coronavírus

Pandemia afetou os convívios entre caçadores

A pandemia de Covid-19 não afetou a caça ao pato no estuário do rio Mondego, mas os convívios realizados pelos caçadores no final das caçadas deixaram de suceder devido ao novo coronavírus.
Angola

Polícia angolana deteve 201 caçadores furtivos

No Cuanza Norte, várias espécies são abatidas diariamente por supostos caçadores furtivos, que recorrem a armas de grande calibre para o abate de animais de grande porte.
Caça

Governo regula condições para a caça

570
O Governo procedeu à regulamentação das condições de acesso e exercício da caça ou ato veterinário na zonas de caça nacionais. As autorizações especiais são atribuídas mediante inscrição prévia.
Caça

São Miguel. Caça vai ser interditada 

A caça vai ser interditada a partir de sábado na ilha de São Miguel devido "ao surgimento de um novo foco do surto da Doença Hemorrágica Viral (DHV) no coelho bravo", anunciou o governo dos Açores.
Coronavírus

Caça furtiva em parque moçambicano aumentou

186
Nas últimas semanas têm sido vistos no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, o triplo dos caçadores. Em causa está o condicionamento da fiscalização devido à pandemia de Covid-19.
Maputo

Autoridades detêm 41 caçadores furtivos em Maputo

Com vista a preservar o ecossistema da Reserva Especial de Maputo, as autoridades retiraram ainda 1.200 armadilhas de uma área com 1.040 quilómetros quadrados.
África

Botsuana emite licença para caça de 70 elefantes

4176
O Botsuana vendeu o primeiro conjunto de licenças de caça desde a reintrodução da permissão de caça de paquidermes, em maio de 2019. A proibição que garantia a sobrevivência da espécie durou 5 anos.
Quénia

Quénia. Assassinados dez rinocerontes brancos

2658
Caçadores furtivos atacaram a reserva de Lewa, em Neru, matando dez rinocerontes brancos. Conseguiram escapar com os cornos dos animais antes de os guardas terem chegado ao local.
Caça

Açores proíbem caça ao coelho-bravo em São Miguel

Surto da Doença Hemorrágica Viral obrigou à interdição da caça ao coelho-bravo na zona ocidental de São Miguel até 31 de dezembro. A medida foi anunciada esta quarta-feira pelo Governo dos Açores.
Sociedade

2X1: "Pague por um leão e mate uma leoa de graça!"

16060
A "incrível" oferta é de uma empresa sul-africana de safáris de caça, e pretende atrair um maior público face ao crescimento do interesse pela caça de animais selvagens. Líder de movimento repudia.
Eleições

Caçadores querem criar partido rival do PAN

1089
Se a aliança acontecer, "só nos resta prepararmo-nos para criar uma plataforma ou um partido que junte todos os agentes ligados ao mundo rural e às tradições", diz a Fencaça.
Natureza

Aumentou o número de javalis em Portugal

171
Os incêndios e a seca têm feito com que os javalis dispersem mais à procura de alimento, explica o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Podem ser caçados até 30 de setembro.
Caça

Casal atrás de leão morto indignou a internet

1720
Darren e Carolyn serão canadianos e terão requisitado os serviços de uma empresa para matar o leão. "Trabalho duro por baixo do sol ardente de Kalahari... bem feito", ler-se-ia na descrição.
Japão

Japão. Pesca de baleias retomada 30 anos depois

250
A caça comercial de baleias estava proibida no Japão desde 1986. Agora, a lei acabou e cinco barcos partiram esta manhã rumo à caça dos animais. Japão considera que espécies não estão em perigo.
Caça

Receitas da caça caem pela primeira vez desde 2013

2620
O Estado conseguiu menos 2% de receitas em impostos no setor da caça. Há menos 30 mil caçadores do que havia há cinco anos. A culpa é dos custos da legalização, da burocracia e da crise económica.
África

Elefante mata caçador de rinocerontes 

8608
A equipa de buscas teve grande dificuldade em encontrar os restos mortais do caçador que se aventurou no Kruger Park, com quatro cúmplices. Acabaram por encontrar um crânio e umas calças.
Moçambique

Tribunal transfere processo de caçadores furtivos

O Tribunal de Gorongosa transferiu para a alçada provincial o processo contra seis caçadores acusados de abate de espécies protegidas. A acusação e a defesa já foram notificados da decisão.
Insólito

Homem paga 110 mil dólares para caçar animal raro

2649
O caçador americano Bryan Kinsel Harlan pagou 110 mil dólares para poder caçar uma cabra selvagem paquistanesa rara. No fim, posou para a foto junto do cadáver.
Greenpeace

Greenpeace: retomar caça à baleia é "perigoso"

1003
O Japão decidiu abandonar a Comissão Baleeira Internacional (CBI) e retomar a caça da baleia nas suas águas territoriais a partir de julho de 2019. A Greenpeace considera "lamentável e perigoso".
Japão

Japão retoma caça comercial de baleias

706
O Japão anunciou que vai retomar a captura comercial de baleias em julho de 2019. O país comprometeu-se a não caçar em "em águas antárticas ou no hemisfério sul", sendo limitada a águas territoriais.
Escócia

Caçadora americana lança onda de indignação 

360
Larysa Switlyk, uma caçadora americana que apresenta um programa no canal Wild TV, do Canadá, lançou uma onda de indignação ao fotografar-se com animais que caça frequentemente.
Caça

Caça. Incêndios condicionam locais autorizados

Associações de caçadores dizem que a caça estará condicionada nos distritos que estão em alerta vermelho devido ao agravamento de risco de incêndio, mas não está proibida.
Incêndios

Incêndios. Governo envolve caçadores na prevenção

421
O programa chama-se "Cada Caçador, Um Vigilante", abrange cinco mil zonas de caça, e foi oficializado na tarde desta quarta-feira numa cerimónia pelo ministro da Agricultura, Luís Capoula Santos.
Moçambique

Moçambique precisa de fiscais para caça furtiva

O responsável das áreas de conservação de Moçambique, Carlos Lopes, afirmou que as 14 reservas e parques naturais moçambicanos precisam de 1.300 fiscais para combater a caça furtiva.
Caça

Caçadora com girafa morta gera polémica

802
Tess Thompson Talley publicou há um ano nas redes sociais uma fotografia com uma girafa morta. Nos últimos dias a fotografia foi recuperada e com ela uma chuva de críticas dos internautas.
País

Caçadores preocupados com doenças nos javalis

101
Os caçadores portugueses estão preocupados com as doenças nos javalis e exigem que os animais "sejam vistos por um veterinário oficial em todos os atos venatórios de caça maior"
Caça

Caçador atingido mortalmente por arma de fogo

Um homem de 66 anos morreu hoje em Canedo de Basto, lugar de Seixo, Celorico de Basto, atingido pelo disparo de uma arma de fogo enquanto caçava.
Angola

Angola aperta combate à caça da palanca negra 

Os trabalhos vão incidir essencialmente no Parque Nacional da Cagandala e na Reserva Natural e Integral do Luando, onde se encontram os últimos exemplares da espécie. O objetivo é travar a extinção.
Ásia

Camboja. Marfim africano apreendido

Ambientalistas estimam que o Camboja se tenha tornado num importante ponto de trânsito do marfim africano nos últimos anos.
Moçambique

Moçambique retoma caça desportiva de hipopótamo

317
A caça desportiva de hipopótamo foi retomada em Moçambique. Dados oficiais indicam que a decisão não vai trazer prejuízos para o ambiente.
Acidentes e Desastres

Caçador fere-se com gravidadade com a sua arma

100
Um caçador feriu-se este domingo com gravidade, no pescoço e na cabeça, admissivelmente com a sua própria arma, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.
Caça

GNR deteta mais de 100 infrações ligadas à caça

A GNR instaurou 107 autos de contraordenação por desrespeito da lei da caça, falta de registo de canídeos e infrações à lei das armas, durante ações de fiscalização a nível nacional.
Japão

Japoneses mataram 177 baleias este verão

De acordo com os japoneses, as baleias foram capturadas numa missão com fins científicos. O Japão defende que a caça à baleia é necessária e que pretende recomeçar a pesca comercial.
África do sul

20 anos de prisão para caçador furtivo moçambicano

141
Um caçador furtivo moçambicano foi condenado a 20 anos de prisão na África do Sul. Mapoyisa Mahlauli foi detido em março e acusado de tráfico ilegal de chifres de rinoceronte.
Animais

Filho do leão Cecil também foi morto por caçadores

424
Xanda foi morto esta quinta-feira por um caçador furtivo no Zimbabué. O leão encontrava-se numa reserva e era filho do famoso leão Cecil, que foi morto há dois anos.
Angola

Angola proíbe venda de animais ao longo da estrada

Autoridades angolanas estimam que a caça furtiva movimentou este ano 220 milhões de euros e pretendem apertar o combate ao fenómeno com a nova lei que proíbe a venda de animais ao longo das estradas.
Caça

Caçador morre esmagado por um elefante

2223
Um caçador sul-africano morreu esmagado por um elefante depois de ter sido abalroado por outro durante uma caçada no Zimbabué. Theunis Botha era tido como grande referência na caça no sul de África.
Caça

Petição conta a caça à raposa ao parlamento

2385
Já conta com 9.800 assinaturas. A petição vai chegar na próxima quinta-feira à Assembleia da República. O movimento contra a caça à raposa teve início em janeiro com cinco membros.
Angola

Angola volta a permitir captura de focas em 2017

A captura de focas volta a ser permitida em 2017, em Angola, segundo a regulamentação para a atividade de pesca, documento a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira.
Conservação da Natureza

Roménia suspende caça de ursos, lobos e linces

2121
A Roménia deixou de ser a coutada de caça da Europa para os ursos, lobos e linces, depois de o Governo ter suspendido o sistema de limites estabelecido pelas associações cinegéticas.
Zimbabué

Zimbabué quer retirar chifres a rinocerontes

Zimbabué quer retirar os chifres de rinocerontes numa tentativa de prevenir a caça furtiva dos animais. A medida será aplicada em todos os rinocerontes dos Parques Nacionais até final do ano.
Caça

Permitida caça na Serra da Malcata 23 anos depois

1116
Portaria do Governo, publicada dia 8 em Diário da República, volta a permitir a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata, proibida há 23 anos. PAN contesta decisão e chama ministro ao Parlamento.
Japão

Japão recomeça caça à baleia na terça-feira

Apesar de ter sido proibido pelo Tribunal Internacional de Justiça em 2014, o Japão vai reiniciar na terça-feira o seu programa de caça à baleia.
Japão

Organização alerta contra a caça da baleia

Caça vai recomeçar no próximo ano, apesar de pedidos dos reguladores para que sejam apresentadas mais provas de que as expedições têm objetivos científicos.
Diplomacia

Turquia terá avisado caça russo: "Mudem de rumo!"

A Turquia tornou pública a gravação de uma das várias advertências que fez ao caça russo. O piloto sobrevivente nega que tenham recebido essas advertências ou violado o espaço aéreo turco.
Santarém

Acidente com arma de caça fez um morto em Alcanede

Um homem morreu hoje na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, vítima do alegado disparo acidental de uma arma de caça, disse fonte dos bombeiros.
Zimbabué

Homem que matou o leão Cecil não vai ser julgado

Como o leão foi abatido fora da reserva natural de Hwange e Walter Palmer tinha autorização legal para aquela caçada, o ministério do Ambiente do Zimbábue não o vai acusar de qualquer crime.
África do sul

11 anos de prisão para caçadores moçambicanos

205
Dois moçambicanos foram condenados a 11 anos de prisão pela caça ilegal de rinocerontes no reconhecido parque nacional Kruger na África do Sul.
Caça

Entraram em Portugal 4 leões como troféus de caça

277
Foram 19 os troféus de caça que em 2013 chegaram a Portugal vindos de África. Há leões, elefantes, leopardos, crocodilos, entre outros. O desporto é de luxo. Caçar um leão pode custar 25 mil euros.
Caça

A caçadora que (volta) a chocar a Internet

507
A polémica em torno dos troféus de caça ainda não terminou. Agora, Sabrina Corgatelli, uma caçadora norte-americana, publicou imagens junto a animais mortos nas redes sociais. E não se arrepende.
Caça

O leão Cecil e as redes sociais

2960
É assustador como as redes sociais conseguem alterar o padrão ético e moral pelo qual nos guiamos, ao ponto de gerar mais indignação a morte de um leão do que atrocidades contra mulheres e crianças.
Caça

9 famosos que gostam de caçar animais selvagens

422
Para além do dentista que caçou o rei leão do Zimbabué, Cecil, há outras figuras públicas que caçam estes animais por "desporto". Exemplos? Os filhos de Trump e o antigo rei de Espanha Juan Carlos.
Mundo

O encontro de um caça russo com um navio dos EUA

125
O sobrevoo do Su-24 ao USS Ross deu-se no Mar Negro, ao largo da Crimeia. A Defesa dos EUA alerta para o risco de conflitos armados por parte dos separatistas pro-russos que anexaram a região.
Conservação da Natureza

Aumenta a caça ilegal de rinocerontes na África do Sul

A caça ilegal de rinocerontes na África do Sul aumentou no primeiro quadrimestre deste ano, face a igual período de 2014, continuando a atingir níveis recorde, informou hoje o Governo sul-africano.
Suécia

Ibrahimovic também brilha... na caça ao alce

A estrela do PSG é notícia na Suécia depois de caçar um alce com 500 quilos durante as férias de Natal. No entanto, os defensores dos direitos dos animais já reprovaram a atitude do jogador sueco.
Conservação da Natureza

Linces podem morrer por falta de alimentos

Presidente da Federação Portuguesa de Caçadores, Jacinto Amaro, alertou para o risco que os linces ibéricos hoje libertados em Mértola correm, devido à falta de coelhos bravos.
Estranha Natureza

Aranhas pescadoras, sem rede nem linha

Nem tudo o que vem à rede é peixe. E, neste caso, as aranhas deixaram as teias para pescarem com as próprias armas. Vale tudo quando o objetivo é arranjar comida.
A página está a demorar muito tempo.