438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Caça

Ambiente

O ambiente também não é esquerda nem direita

A perceção pública associa a proteção ambiental aos partidos à esquerda, tomando os restantes como predadores furtivos do bem comum. Cabe a estes desmontar as contradições destas abordagens românticas
Espanha

Espanha. 450 veados e javalis mortos em caçada

Caçada foi realizada por 70 pessoas numa herdade privada na Serra Morena. Ativistas consideram que "em condições normais, seria impossível matar tantos animais num só dia de caça num terreno aberto".
Islândia

Islândia vai acabar com caça à baleia em 2024

O Japão, maior consumidor da carne de baleia, retomou as atividades de caça deste mamífero em 2019, pelo que a procura desta carne foi suprida pelo mercado interno nipónico.
Caça

Homem ferido em acidente com arma de caça

Acidente ocorreu quando o homem, que andava à caça, fez um disparo, tendo de seguida "rebentado o cano da arma", sofrendo "ferimentos graves num braço".
PAN

PAN: a ignorância ousada

O PAN acredita que todas as cadeias tróficas são assentes em dietas vegetarianas ou que a predação de um animal pelo outro resulta de negociações entre elas, em troca de orçamentos de estado.
Força Aérea

Alcochete. Força Aérea fez 17 pedidos para caçadas

Nos últimos quatro anos, a Força Aérea fez 17 pedidos ao ICNF para caçar no campo de tiro de Alcochete: nove em montaria e oito para controlo de densidades excessivas de javali.
PAN

PAN não rima com nada

A caça não é um setor do século passado, como diz o PAN. É do Paleolítico Superior, de há cerca de 40 mil anos. E pelo caminho selecionou das raças de cães mais equilibradas, inteligentes e úteis.
PAN

PAN questiona Governo sobre caça em Alcochete

PAN quer saber "qual o fundamento para a realização destas ações de caça, número e tipo de selos utilizados, tipo de espécies abatidas e número total de animais abatidos" por ano.
Caça

GNR detém quatro pessoas por caça ilegal

Os suspeitos detidos têm idades compreendidas entre os 26 e os 63 anos e foram apreendidas quatro armas de fogo.
Caça

Madeira. Policia Florestal detém três caçadores

Elementos do Corpo de Polícia Florestal da Madeira efetuaram três detenções, duas na ilha do Porto Santo e outra em Câmara de Lobos, por crimes de caça no primeiro dia da nova época.
Justiça

Detido por caçar espécies fora do período legal

O caçador tinha na sua posse um cartucho carregado com múltiplos projéteis de diâmetro superior a 4,5 milímetros, vulgarmente designados por zagalotes
Polícia Judiciária

Homem de 50 anos morre na caça; PJ investiga

Um homem com cerca de 50 anos foi encontrado morto num alegado acidente de caça em Valpaços, Vila Real. Polícia Judiciária tratará de "apurar as circunstâncias dos factos".
Cabo Verde

ONG apela à proteção de tartarugas marinhas

A ONG cabo-verdiana Lantuna apelou à fiscalização da proteção das tartarugas marinhas. Cabo Verde introduziu uma legislação que criminaliza o abate intencional e a comercialização da espécie.
Caça

Proibição da caça à rola-comum "peca por tardia"

A Zero queixa-se contudo de o Ministério do Ambiente ter que "lidar com a necessidade urgente de proibir a caça à espécie antes da abertura da época venatória", que seria no próximo domingo.
Caça

Proibição da caça à rola comum entra em vigor

As OSC vincaram que os prejuízos decorrentes da proibição "é algo pelo qual o Estado português tem que se responsabilizar".
Caça

Proibida temporariamente a caça à rola

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proibiu temporariamente a caça à rola por ser uma espécie protegida com um decréscimo significativo da sua população
Crime

30 animais abatidos de forma ilegal em Loures

Espaço ao ar-livre serviria de matadouro ilegal de animais para consumo humano, sem respeito pelo bem estar dos animais e sem condições sanitárias. Diversas denúncias anónimas levaram a GNR ao local.
Conservação da Natureza

Rússia vai proibir caça de baleias e golfinhos

O governo russo explica que as normas "serão aplicadas, em particular, a baleias e golfinhos" já que "o novo projeto de lei proibirá a sua captura". O objetivo é evitar o seu "extermínio predatório".
PAN

PAN denuncia armadilhas de caça ilegais 

Segundo o PAN, “as armadilhas em questão, de laço em arame, são habitualmente usadas para a caça ao Javali” e são ilegais, “não sendo meios de caça admissíveis nos termos da legislação em vigor”.
Ambiente

A Torre Bela e o cartaz feio

Mesmo ignorantes que escrevem algo como “energias 100% limpas”, terão neurónios suficientes para perceber que apontar o dedo aos outros é pouco prudente.
Caça

Madeira autoriza caçadores a abater ave protegida

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza assegura que não se trata de caça, mas de uma "ação de correção", já que se pretende diminuir os danos causados na agricultura.
Caça

As propostas da SOS Animal para mudar Lei da Caça

Mais de 20 propostas para alterar a Lei da Caça foram apresentadas pelas Associação SOS Animal, que lembrou o abate da Azambuja: "É importante não deixarmos este assunto cair em esquecimento".
Caça

Torre Bela promete manter animais não abatidos 

Existem ainda cerca de 100 animais de grande porte depois montaria polémica. Proprietários comprometem-se a mantê-los com o objetivo de promover uma gestão sustentável de caça turística.
Caça

Associações querem alterar Lei da Caça

Após a morte de 540 animais na Azambuja, uma coligação de organizações ambientalistas propôs seis alterações à Lei da Caça. Uma é que a conservação dos ecossistemas na caça seja obrigatória na lei.
Caça

Alterações à lei da caça dentro de três semanas

Os participantes no Conselho Nacional da Caça e da Conservação da Fauna vão apresentar num prazo de três semanas sugestões de alteração da lei em vigor, após o que o Governo apresentará propostas.
Sustentabilidade

Caça: sensibilidade e bom senso

As redes sociais não podem mandar no país, tal como um pequeno partido com assento parlamentar não pode mandar no Governo.
Conservação da Natureza

A propósito da Herdade da Torre Bela

A recente polémica suscita questões relevantes para a gestão dos recursos naturais e da conservação da natureza. Estas questões situam-se para lá do simplismo com que tem sido debatido o assunto.
Ambiente

Um dia é da caça, outro é do paradoxo

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética é um paradoxo. Ou é de uma coisa, ou é de outra. É como ser Ministério do Sol na Eira e da Chuva no Nabal.
Caça

Torre Bela. Ambientalistas querem rever lei 

As associações ambientalistas classificaram "o massacre" de 540 animais na Herdade da Torre Bela como "um episódio perturbador" e defendem a urgência de rever a Lei da Caça.
GNR

Homem detido em Óbidos por caçar junto a casas

Um homem de 50 anos foi detido pela GNR, na sequência de uma denúncia anónima, por estar a caçar a menos de 250 metros das casas. Foi apreendida a espingarda de caça e dois cartuchos de calibre 12.
Maus-tratos a Animais

Herdade nega responsabilidade na morte de animais

A herdade onde foram mortos 540 animais em dois dias diz só ter sabido da chacina "a posteriori e apenas através da comunicação social", repudiando a "forma errada, ilegítima e abusiva" da caçada.
Conservação da Natureza

A passadeira vermelha para o populismo do PAN

Vale tudo ao Pan para atacar a caça, tomando propositadamente a parte pelo todo, intoxicando a opinião pública com a ideia de que o episódio da Torre Bela é um espelho do setor da caça.
PCP

PCP questiona caçada na Azambuja

O PCP alertou para as notícias sobre a suspeita de que a "polémica montaria na herdade da Torre Bela poderia estar associada" com a construção de uma central fotovoltaica naquele lugar.
Caça

Caçadores repudiam abate de animais na Azambuja

A Federação Nacional de Caçadores e Proprietários afirmou que o que aconteceu na Zona de Caça da Torre Bela foi "um acantonamento de animais para serem baleados" e não uma "montaria ilegal".
Ministério do Ambiente

Não há ligação entre caçada e central fotovoltaica

O Ministro do Ambiente exclui a hipótese de que exista relação entre a caçada na Azambuja e a central fotovoltaica. Matos Fernandes diz não acreditar em aliança entre caçadores e a empresa.
PSD

Central fotovoltaica. Caçada beneficia instalação

Os sociais-democratas exigem, em comunicado, que sejam apurados todos os responsáveis da caçada, denunciando o seu objetivo "óbvio": limpar o território para a colocação de mais de 638 de mil painéis.
Conservação da Natureza

Sacrifícios animais pelo Ambiente?

Não há empresas fofinhas e outras malvadas e as energias ditas limpas são um negócio como outro qualquer (com a agravante da obscuridade e das relações de dependência com a administração pública)
Conservação da Natureza

Montaria: queixa no MP e revogação de licença

A caçada na herdade da Azambuja que terá matado 540 animais vai ser alvo de uma queixa apresentada pelo Ministério do Ambiente, em causa indícios da prática de crime. A licença de caça foi suspensa.
Animais

540 animais mortos em montaria na Azambuja

540 animais foram mortos na Quinta da Torre Bela, em Azambuja. Caçadores celebram o feito e descrevem-no como um "super recorde". PS e PAN já reagiram ao sucedido.
Caça

Projetos de lei relacionados com caça rejeitados

Onze projetos de lei apresentados pelo BE, PEV e PAN relacionados com a caça foram rejeitados pelo PS, PSD e CDS-PP no Parlamento. "Propostas desgarradas da realidade", descreveu João Marques do PSD.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.