791kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Recessão

Economia

Centeno: mercado de trabalho trava recessão

Governador do Banco de Portugal considera que funcionamento do mercado de trabalho evita que subida das taxas de juro, como medida de travar inflação, provoque recessão.
Noticiário

23h. "Portugal não está em risco de recessão"

Antigo ministro da Economia reitera que apesar da inflação e da constante subida das taxas de juro, não há projeções que apontem para esse cenário.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Um difícil Outono para a economia?

A economia parece perspetivar um Outono carregado de nuvens negras nos próximos meses na União Europeia. Um crescimento económico cada vez mais baixo e a Alemanha em recessão deixam o alerta.
Noticiário

"BCE provoca bode expiatório" para recessão

Pedro Lino afirma que taxas de juro já deviam ter subido há muito tempo, para evitar um aumento brusco. Ainda, cinco pessoas ficaram feridas num incêndio, esta tarde, no Lumiar, em Lisboa.
Vítor Bento

"Se inflação perdura, haverá recessão"

Para Vítor Bento, é do interesse dos bancos que as pessoas tenham possibilidades de pagar empréstimos", lembrando que "o facto de a inflação estar a desacelerar não significa um decréscimo de preços".
Recessão

PIB alemão cai no 4.º trimestre. Recessão à vista?

PIB da Alemanha caiu 0,2%, uma quebra não tão significativa quanto se chegou a estimar. Alarmes de recessão técnica soam, mas economistas acreditam que se vier não será profunda.
Noticiário

10h. Medina destaca "sinais positivos" da economia

Ministro das Finanças optimista com a recuperação económica. Também o Governador do Banco de Portugal afasta cenário de recessão. E ainda, acidente com autocarro no Reino Unido provoca vários feridos.
Recessão

FMI: um terço da economia mundial em recessão

Diretora-geral avisa que 2023 vai ser "mais difícil" do que 2022. EUA deverá escapar à recessão mas um terço da economia mundial não. Abrandamento da China, inflação e taxas de juro ajudam a explicar.
Economia

Recessão. Economia vai cair numa "banana" em 2023?

Falar em recessão pode gerar na economia uma profecia que se cumpre a si própria – por isso, nos EUA, em 1978 falava-se em "bananas". A economia mundial (e portuguesa) vai cair numa "banana" em 2023?
Noticiário

00h.Portugal perto de pico da inflação, estima BdP

Mário Centeno assume ainda que pode haver novas subidas da inflação no início do ano. Ainda, presidente do Supremo Tribunal de Justiça defende que o setor da justiça precisa de uma "reforma profunda".
Noticiário

23h. Pequenas empresas esperam um próximo ano pior

Presidente Jorge Pisco fala num agravamento da situação económica das empresas. Ainda, transportadores de mercadorias alertam que aumento das portagens vai ter forte impacto no preço dos produtos.
Presidente Marcelo

Marcelo. "É cedo para projetar cenários positivos"

Marcelo "espera que tenha parado a subida e que seja o começo de inversão, de mudança de caminho" e, a confirmar-se, vai na tendência que começou nos EUA e está a aparecer em alguns países europeus.
BCE

BCE. Improvável que recessão reduza inflação

A presidente do BCE afirmou que a ameaça de uma recessão na zona euro é agora mais intensa, apesar de dados de crescimento económico melhores do que o esperado.
Reino Unido

Reino Unido antecipa contração económica de 1,4%

Com base nas estimativas do Gabinete de Responsabilidade Orçamental, o ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, admitiu que "o Reino Unido, tal como outros países, está agora em recessão".
Noticiário

13h. Inflação. Lagarde deixa aviso

Presidente do Banco Central Europeu avisa que uma recessão leve na zona euro não vai ser suficiente para domar a inflação. Ainda, a bandeira da Rússia desapareceu do edifício municipal de Kherson.
Economia

Zona euro "já em recessão". Dados acentuam queda

Indicadores económicos avançados divulgados esta segunda-feira não deixam margem para dúvidas, dizem os analistas: "a zona euro já está em recessão, neste momento".
Estados Unidos da América

Biden considera possível "recessão muito ligeira"

O Fundo Monetário Internacional antecipa para os Estados Unidos da América um crescimento de 1%, devido à redução do poder de compra dos consumidores e por causa da inflação.
Alemanha

Alemanha. Crise do gás provoca recessão em 2023

"Os preços elevados da energia e dos alimentos, que continuarão a subir no próximo ano, levam a uma perda de poder de compra", refere o especialista em análise económica, Torsten Schmidt.
Banco Mundial

BM. Presidente vê como provável recessão europeia

David Malpass prevê um cenário de estagflação, ou seja, alta inflação e baixo ou nenhum crescimento económico. Na segunda-feira, a OCDE já tinha previsto o cenário de recessão.
Noticiário

10h. Diploma da direção executiva do SNS publicado

Novo diretor executivo do SNS não retira responsabilidade política ao ministro da saúde. Recessão económica em Portugal é inevitável. Referendos na Ucrânia são violação do direito à soberania.
Explicador

Como vai estar a nossa economia em 2023?

Catarina Castro, vice-presidente da SEDES, diz que uma crise é "quase inevitável". Rui Leão Martinho, ex-bastonário da Ordem dos Economistas, lembra que o futuro irá ser de sacrifício para as famílias
Noticiário

20h. Finanças Públicas não afasta recessão

Apesar de a instituição estimar um crescimento do PIB de 1,2% no próximo ano, Nazaré da Costa Cabral não descarta um cenário inverso. Mostrou-se ainda receosa do impacto do aumento das taxas de juro.
Segurança Social

Pensões. "Falta de rigor" também atinge despesas

Contas do Governo não atualizam receitas com contribuições de 2022, que deverão ficar acima do esperado, mas também não assumem redução da despesa com desemprego, impacto do IAS ou eventual recessão.
Mercado de Trabalho

Mais pessimistas, empresas preveem contratar menos

"É difícil" pensar em contratar quando os custos operacionais continuam a subir e os fantasmas da recessão pairam no horizonte. Nos últimos três meses do ano, 14% das empresas prevêem mesmo despedir.
França

"Recessão limitada na Europa em 2023"

François Villeroy de Galhau diz que "economia europeia e a francesa enfrentarão uma desaceleração significativa no próximo ano, não podendo ser descartada uma recessão limitada".
Semáforo Político

"Vamos ficar mais pobres. Descida pode ser de 3%"

Vítor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, avisa que "podemos ter de passar por uma recessão". Diz ainda que não é boa ideia avançar com medidas de apoio ao crédito à habitação.
Gabinete de Guerra

Recessão na economia alemã tem "efeito contagioso"

Alemanha, a maior economia europeia, está no limiar da recessão. "Viveu acima das capacidades energéticas e tem uma enorme dependência do gás russo". Situação pode arrastar-se para o resto da Europa.
Comentário

BCE/Juros. "Mais um empurrão rumo à recessão"

O BCE anunciou a primeira subida de juros da última década. Paulo Ferreira, especialista em assuntos económicos, explica que a medida surge para evitar a subida assimétrica entre os vários países.
Recessão

Preparados para pior, esperando o melhor

O Governo decide não decidindo, parecendo viciado em desfazer e distribuir dinheiro. Neste ambiente as nuvens no horizonte anunciam uma crise.
Explicador

"Muitos sinais de que uma recessão é inevitável"

Abel Mateus, economista do Banco Mundial, traça o cenário "inevitável". José Ferreira Machado, vice-reitor da Universidade NOVA para a área de desenvolvimento, diz que as economias estão mais sólidas.
Noticiário

10h. BCE reunido de urgência  

O Banco Central Europeu reúne-se esta manhã de urgência para discutir a subida dos juros da dívida. Economistas prevêm que situação de recessão é "inevitável"
Estados Unidos da América

Biden. Recessão económica nos EUA não é inevitável

Apesar de admitir as fragilidades da economia norte-americana e o impacto da subida dos preços nos consumidores, Biden diz que os EUA estão mais bem posicionados do que outros países.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê recessão de vários países europeus

Segundo responsável do FMI, entre as grandes economias europeias, a que corre maior risco é a Alemanha, quer pela dependência da energia russa, quer pelos constrangimentos nas cadeias de fornecimento.
BCE

O dilema do banco central do euro

Estamos todos mais pobres e a transferir rendimento para quem produz petróleo e gás. Entre afundar mais a economia ou arriscar o descontrolo da inflação, o BCE tem uma escolha difícil.
Exportações

Exportações. Os mercados que se aguentaram em 2020

A pandemia destruiu muita riqueza no ano passado em Portugal, mas nem todos os mercados foram um desastre. O Observador foi espreitar alguns pequenos "milagres" nas exportações nacionais.
Coronavírus

Portugal parceiro de primeira linha de Cabo Verde

O primeiro-ministro reconheceu que Portugal tem sido um "parceiro" de "primeira linha" e desde a "primeira hora" no combate à pandemia, e pede uma decisão sobre a reestruturação da dívida a Portugal.
França

PIB de França com o maior recuo desde a II Guerra

É preciso voltar atrás mais de 76 anos no tempo para encontrar uma recessão igual. De acordo com o instituto de estatística francês a quebra do PIB foi superior à anunciada e deveu-se ao confinamento.
Execução Orçamental

IVA. Confinar até abril pode retirar 750 milhões

A quebra no IVA pode acrescentar quase 4 décimas ao défice. Layoff simplificado custará entre 200 e 300 milhões de euros por mês. Confinamento deverá ter menos impacto no PIB do que no ano passado.
Crescimento Económico

Banco de Portugal vê PIB a crescer 3,9% em 2021

O regulador reviu em baixa a previsão de crescimento económico para o próximo ano. Mário Centeno acredita que o rendimento das famílias não cai e espera uma ajuda do lado da carga fiscal.
Índia

Índia entra em recessão com queda do PIB de 7,5%

Apesar de os números do PIB agora divulgados traduzirem uma melhoria em relação ao período anterior, a Índia teve o pior desempenho entre as grandes economias. É a primeira vez que entra em recessão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora