439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Recessão

Estados Unidos da América

Biden. Recessão económica nos EUA não é inevitável

Apesar de admitir as fragilidades da economia norte-americana e o impacto da subida dos preços nos consumidores, Biden diz que os EUA estão mais bem posicionados do que outros países.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê recessão de vários países europeus

Segundo responsável do FMI, entre as grandes economias europeias, a que corre maior risco é a Alemanha, quer pela dependência da energia russa, quer pelos constrangimentos nas cadeias de fornecimento.
BCE

O dilema do banco central do euro

Estamos todos mais pobres e a transferir rendimento para quem produz petróleo e gás. Entre afundar mais a economia ou arriscar o descontrolo da inflação, o BCE tem uma escolha difícil.
Exportações

Exportações. Os mercados que se aguentaram em 2020

A pandemia destruiu muita riqueza no ano passado em Portugal, mas nem todos os mercados foram um desastre. O Observador foi espreitar alguns pequenos "milagres" nas exportações nacionais.
Coronavírus

Portugal parceiro de primeira linha de Cabo Verde

O primeiro-ministro reconheceu que Portugal tem sido um "parceiro" de "primeira linha" e desde a "primeira hora" no combate à pandemia, e pede uma decisão sobre a reestruturação da dívida a Portugal.
França

PIB de França com o maior recuo desde a II Guerra

É preciso voltar atrás mais de 76 anos no tempo para encontrar uma recessão igual. De acordo com o instituto de estatística francês a quebra do PIB foi superior à anunciada e deveu-se ao confinamento.
Execução Orçamental

IVA. Confinar até abril pode retirar 750 milhões

A quebra no IVA pode acrescentar quase 4 décimas ao défice. Layoff simplificado custará entre 200 e 300 milhões de euros por mês. Confinamento deverá ter menos impacto no PIB do que no ano passado.
Crescimento Económico

Banco de Portugal vê PIB a crescer 3,9% em 2021

O regulador reviu em baixa a previsão de crescimento económico para o próximo ano. Mário Centeno acredita que o rendimento das famílias não cai e espera uma ajuda do lado da carga fiscal.
Índia

Índia entra em recessão com queda do PIB de 7,5%

Apesar de os números do PIB agora divulgados traduzirem uma melhoria em relação ao período anterior, a Índia teve o pior desempenho entre as grandes economias. É a primeira vez que entra em recessão.
Macau

Governo de Macau prevê contração de 60,9% do PIB 

Devido ao impacto causado pela pandemia, os números apresentados na Assembleia Legislativa são maiores do que a projeção feita pelo Fundo Monetário Internacional há cerca de um mês.
Indonésia

Indonésia entra em recessão: 1ª vez em 20 anos

A Indonésia entrou em recessão pela primeira vez em 20 anos, quando a crise financeira atingiu o sudeste da Ásia. O PIB do país caiu 3,49% no terceiro trimestre em relação ao período homólogo em 2019.
Economia

Angola pode registar recessão superior a 5%

O Banco Fomento Angola calcula que a economia em Angola possa registar uma recessão superior a 5% -- uma previsão mais pessimista que a apontado pelo FMI, que aponta para uma recessão de 4%.
Conselho das Finanças Públicas

CFP prevê recessão de 9,3% e défice de 7,2%

A recuperação económica deverá atingir 4,8% em 2021, mas o país pode demorar três anos para compensar os estragos de 2020. E haverá défice até 2024. Os fundos europeus ainda não entram na equação.
Reino Unido

Reino Unido entra em recessão com queda do PIB

O Reino Unido entrou oficialmente em recessão esta quarta-feira, pela primeira vez em mais de 10 anos, depois do Produto Interno Bruto (PIB) ter caído 20,4% entre abril e junho.
Angola

Fitch agrava previsão de recessão em Angola

A consultora Fitch Solutions reviu a estimativa de crescimento económico para Angola, agravando a previsão de recessão este ano de 2,3% para 4%.
Crise económica

FMI. Maior recessão para parceiros de Portugal

O Fundo Monetário Internacional reviu fortemente as perspetivas para a economia mundial. A zona Euro não escapa ao pessimismo.
Coronavírus

FMI piora recessão do Brasil para 9,1% este ano

O Fundo Monetário Internacional piorou a previsão de recessão para o Brasil, antecipando agora um crescimento negativo de 9,1%. A nível mundial, o FMI prevê uma contração de 4,9%.
Coronavírus

FMI duplica previsão de recessão para África

O FMI antevê que as economias africanas tenham uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2%, devido aos impactos económicos e de saúde da pandemia da Covid-19.
Economia

O PIB tornou-se irrelevante

Se quisesse o PIB para alguma coisa, seria para alimentar um debate. Para um prós e contras atirava um número e veria quem o apoiava e quem o combatia. O PIB não é mais do que mero “achismo”.
Coronavírus

Fed diz que EUA enfrentam recessão profunda

Reserva Federal norte-americana garante que vai utilizar todas as ferramentas financeiras disponíveis para mitigar o impacto da pandemia, mas diz que, para já, "é improvável uma recuperação completa".
Forum Económico Mundial

Recessão global prolongada é o risco mais provável

Gestores de risco ouvidos pelo Fórum Económico Mundial centram o pessimismo nas questões económicas. Relatório sublinha que crise é oportunidade para "forçar maior equidade social e sustentabilidade".
Coronavírus

Capital Economics prevê recessão de 6% em Angola

Os consultores dizem que "o colapso nas receitas causado pela queda nos preços globais do petróleo vai empurrar Nigéria e Angola para profundas recessões este ano".
Coronavírus

Banco do Japão quer evitar segunda Grande Recessão

O conselho de política monetária do BoJ decidiu aumentar a capacidade de comprar títulos estaduais e corporativos perante uma situação económica que descreveu como de "crescente severidade".
Coronavírus

Governo espera recuperação económica em dois anos

O secretário de Estado Adjunto e das Finanças estima que, em dois anos, seja possível regressar à conjuntura económica de 2019, antes da recessão gerada pela pandemia de Covid-19.
Coronavírus

É claro que não vai haver austeridade. Eis porquê.

O governo chama austeridade só aos cortes de pensões e salários mais altos do funcionalismo. Tudo o mais – aumento de impostos, cortes de investimento - não é austeridade. Logo, não haverá austeridade
Angola

Angola sofreu recessão de 0,9% no ano passado

A economia de Angola registou no ano passado o quarto ano seguido de recessão, registando uma variação de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao ano de 2018.
Angola

Standard Bank prevê recessão de 2,8% em Angola

O gabinete de estudos do Standard Bank antecipa uma recessão de 2,8% e uma nova contração da economia de 0,8% no próximo ano. Previsão do Governo aponta para uma queda de 1,2% do PIB este ano.
Coronavírus

O império do medo

Tivemos o medo da epidemia; temos agora o medo da recessão. Eis como esperam enxotar-nos para a rua: assustando-nos outra vez, tal como nos assustaram há um mês para nos fechar em casa.
Coronavírus

Previsões para a recessão vão dos 0,8% aos 20%

A previsão mais otimista é a de 0,8% em 2020, prevista por João Pisco, analista financeiro e de mercados do Bankinter Portugal. A previsão mais pessimista é a da Universidade Católica, com 20%.
Mundo

Angola não deve sair da recessão em 2020

Quem o diz é a consultora Economist Intelligence, que considerou a previsão irrealista face ao baixo preço do petróleo. Já em maio deste ano a consultora tinha revisto o crescimento de 2,8% para 0,4%.
Macau

Macau. FMI justifica previsão de recessão em 1,3%

Fim das licenças de jogo em 2020, introdução do jogo na China e crescimento lento são razões apontadas pelo FMI para a recessão que se deve registar em Macau este ano.
Recessão

Economistas afastam cenário de recessão 

Principais bancos centrais estão a tentar adiar uma recessão. "Um dia acabará por chegar" mas não há ainda sinais claros de uma situação deste género, dizem economistas.
Sporting

Roquette sobre Varandas: "Não vai fazer milagres"

Em entrevista ao programa "Sob Escuta" da rádio Observador, o antigo líder do Sporting admite que a maioria da SAD pudesse ser vendida a grandes investidores — mas acha difícil acontecer em Portugal.
Comércio

Trocas comerciais entre China e EUA diminuem

As trocas comerciais entre a China e os EUA estão a cair de forma acentuada, refletindo as crescentes disputas entre os dois países e a incerteza sobre o desfecho da guerra de tarifas.
Alemanha

Banco alerta para recessão da economia alemã

O Bundesbank diz que o Produto Interno Bruto alemão "pode continuar a cair ligeiramente" no terceiro trimestre. Caso se confirme, será o segundo trimestre consecutivo de contração da economia alemã.
Angola

Economist prevê recessão económica em Angola

Documento prevê inflação de 17,8% para este ano "devido ao enfraquecimento do kwanza [moeda angolana] e às descidas das taxas de juro". Analistas dizem que "ambiente operacional ainda é desafiante".
Moçambique

Moçambique pode ter recessão de 2,2% este ano

A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê uma recessão de 2,2% este ano em Moçambique devido aos efeitos dos ciclones na economia, mas deverá recuperar em 2020.
Angola

Angola. BFA melhora previsão de recessão económica

Angola regista uma queda de 0,4% do PIB no terceiro trimestre, a contar com todos os componentes do PIB, exceto o petróleo, os subsídios e impostos e os serviços de intermediação financeira.
Angola

INE: Angola fechou 2018 com inflação de 18,6%

Angola fechou 2018 com uma inflação anual de 18,6%, seis décimas acima da última previsão do Governo. Quanto ao Produto Interno Bruto, houve um recuo de 1,6% no terceiro trimestre do ano passado.
Angola

Economia angolana fecha o ano com recessão de 0,4%

A consultora FocusEconomics voltou a descer a previsão económica de Angola. A recessão da economia angolana apoia-se na diminuição do preço do crude e na desvalorização do kwanza angolano.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.