Planeamento Familiar
Biologia

Criado embrião de rato sem espermatozoide ou óvulo

Embriões sintéticos foram produzidos das células das orelhas de ratos. Cientistas podem estudar origem da infertilidade, gravidez inviável e problemas como o Alzheimer. Sem embriões naturais.
Saúde da Mulher

Contraceção aumenta em países pobres

Em julho deste ano eram mais 38,8 os milhões de mulheres e jovens que usavam métodos de contraceção nos países abrangidos pelo Planeamento Familiar 2020.
Bebés

"Um bebé não tem que ser pesado todas as semanas"

2971
A presidente da Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés e ex-ministra da Saúde, Ana Jorge, diz que há médicos que ainda consideram a amamentação um "fundamentalismo".
Aborto

Aborto nas aulas do segundo ciclo: sim ou não?

172
Os ministérios da Saúde e da Educação aconselham que se explique a interrupção voluntária da gravidez a alunos com 10 e 11 anos mas há uma petição contra que já tem mais de 7.000 assinaturas.
Planeamento Familiar

A mulher que engravidou enquanto já estava grávida

359
Kate engravidou. Dez dias depois voltou a engravidar e tornou-se no 10º caso de um fenómeno raro: a superfetação. Mas o caso deste casal é ainda mais insólito: a teoria dizia que nunca iam ter filhos.
Escócia

Caixa de bens essenciais para todos os bebés

120
As caixas incluem cerca de 80 produtos úteis para recém-nascidos. A iniciativa foi anunciada pela primeiro-ministra escocesa e tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil.
Saúde da Mulher

"Já recusei partos em casas longe do hospital"

482
O enfermeiro Vítor Varela assume que é um dos muitos profissionais que faz partos no domicílio a título particular. E avisa que vai haver cada vez mais mulheres a procurarem este serviço.
China

China. População ativa tem maior queda de sempre

A população em idade ativa na China registou em 2015 a maior contração de sempre na História moderna do país, perdendo 4,87 milhões de pessoas, passando para os 911 milhões.
Planeamento Familiar

China passa a autorizar dois filhos por casal

Chegou ao fim rígida política do filho único, depois de 35 anos em vigor. A China, o país mais populoso do mundo, já permite a todos os casais terem duas crianças.
Demografia

China aprova fim da política do "filho único"

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou hoje o fim da política do "filho único", ao permitir a todos os casais ter dois descendentes, decisão que entrará em vigor a partir de 01 de janeiro.
Planeamento Familiar

Poucas mulheres tomam ácido fólico na pré-gravidez

A percentagem de mulheres que toma ácido fólico antes da gravidez é reduzida e pode estar a comprometer a prevenção de algumas anomalias congénitas como os defeitos do tubo neural.
Família

Bebés prematuros têm efeito positivo nos pais

As uniões dos casais que tiveram bebés prematuros permanecem passados cinco anos após o nascimento dos filhos, o que sugere que a prematuridade tem efeito de coesão e não de rutura, conclui um estudo.
Igreja Católica

Papa Francisco: "Não temos de ser como coelhos"

199
Sensibilizado com a quantidade de crianças abandonadas nas Filipinas e com o nível de pobreza no país, o Papa Francisco defende o controlo de natalidade, mas apenas com métodos naturais.
Parlamento

AR debate reformas do IRS e Fiscalidade Verde 

O arlamento aprova hoje a proposta de reforma do IRS, que prevê que as famílias com dependentes paguem menos imposto, e da Fiscalidade Verde.
Planeamento Familiar

38% das gravidezes não foram planeadas, em 2013

Rede de médicos de família dos centros de saúde portugueses realça aumento das gestações planeadas, mas refere que, entre os 15 e os 24 anos, há ainda uma grande percentagem de gravidezes inesperadas.
Demografia

Conselho Nacional do PSD vai ser sobre natalidade

O próximo Conselho Nacional do PSD, órgão máximo do partido entre congressos, realiza-se na sexta-feira, em Lisboa, e tem como tema a natalidade, disse hoje à agência Lusa fonte do partido.
Ébola

Falta informação sobre Ébola nos aeroportos

Trabalhadores dos aeroportos portugueses preocupados com a possibilidade de serem confrontados com um passageiro infetado e não saberem como agir, nem como se precaver.
A página está a demorar muito tempo.