O antigo ditador guineense Dadis Camara foi libertado este sábado da prisão, em Conacri, por um grupo de homens armados, anunciou o Governo, que decretou o encerramento das fronteiras do país.

Esta manhã alguns moradores e comerciantes em Conacri indicaram à Agência France Presse (AFP) que foram ouvidos disparos de armas automáticas e que ninguém podia entrar ou sair do centro da capital, sem conhecerem, à altura, o motivo.

Posteriormente, o ministro da Justiça da Guiné, Charles Alphonse Wright, anunciou que Dadis Camara tinha sido libertado por um grupo de homens armados.

O antigo militar Claude Pivi e Blaise Goumou também escaparam da prisão, segundo o executivo.

“Nós vamos encontrá-los e os responsáveis serão responsabilizados”, assegurou Wright a uma rádio local.

Camara e uma dúzia de antigos militares respondem por um conjunto de assassinatos, atos de tortura, violações e sequestros, cometidos em 28 de setembro de 2009, num estádio nos subúrbios de Conacri. Pelo menos 156 pessoas morreram e centenas sofreram ferimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com um relatório da comissão de inquérito mandatada pela ONU (Organização das Nações Unidas), pelo menos, 109 mulheres foram violadas.

Em 2021, a República da Guiné foi alvo de um novo golpe de Estado, que levou o coronel Doumbouya a ser empossado Presidente, comprometendo-se a entregar o poder aos civis eleitos, no prazo de dois anos, a partir de janeiro de 2023.

Um grupo de partidos e organizações da oposição denunciou que os compromissos não têm sido cumpridos, alertando para uma “ditadura emergente”.