456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Alberto João Jardim

Alberto João Jardim

Arranque tardio complica contas a Moreira da Silva

Madeira e Açores deram grande embalo a Montenegro - e complicaram vida do adversário. Máquina do rioísmo está em jogo, mas bem mais coxa do que antes. Equipa de Moreira da Silva mantém confiança.
PSD

Montenegro: apoio de Jardim é "significativo"

Candidato à liderança do PSD considera que apoio de Alberto João Jardim é "muito significativo". Para Luís Montenegro, país "precisa de um ciclo novo, de políticas novas".
PSD

Rio não conta com Jardim para o Conselho de Estado

O líder social-democrata continua a esconder o jogo sobre os nomes que vai indicar para o Conselho Nacional, mas descarta a hipótese de convidar Alberto João Jardim para conselheiro de Marcelo.
Noticiário

00h. Miríade. "É grave" PM não ter sido informado

Rui Rio considera que o Ministro da Defesa deixou todo o governo mal visto e questiona as motivações de João Gomes Cravinho. Ainda, Alberto João Jardim considera Paulo Rangel "um homem instável".
Diretas PSD

Alberto João Jardim: "Rangel é um homem instável"

O ex-presidente do Governo da Madeira acusa o eurodeputado de estar a ser apoiado por "lóbis" como a "maçonaria" e pelos mesmos apoiantes de Passos que protagonizaram o governo do "genocídio social".
Noticiário

22h João Jardim: "PSD anda a brincar aos partidos"

Alberto João Jardim concorda com a decisão de Rui Rio de não fazer campanha para as eleições internas do PSD. Ainda, Ordem dos Médicos alerta para situação de descalabro nos hospitais portugueses.
Alberto João Jardim

Jardim: é preciso derrotar comunistas-socialistas

Alberto João Jardim diz que Rui Rio "dará um bom primeiro-ministro" porque "nas suas convicções democráticas, nunca foi atraído pela partidocracia e pelos jogos dos interesses, pessoais ou de grupos".
Alberto João Jardim

Alberto João Jardim. "É altura de o Governo cair"

Ex-presidente do Governo da Madeira considera orçamento do Estado "um escândalo" e diz que poder político e os cargos da Administração Pública foram "partilhados com forças do fascismo comunista".
Madeira

Jardim "indisponível" para receber prémio

Alberto João Jardim está de férias e "indisponível" para receber prémio das mãos de Marcelo. Caberá a José Manuel Rodrigues fazer a entrega do prémio noutra data.
Observadores

"Tenho uma bomba". Medina. Os russos. E um golo

Lisboa, Madeira, Moscovo. Enquanto a elite política se juntava no Funchal para o 10 de Junho, noticiávamos o escândalo da partilha de dados dos ativistas russos pela Câmara de Lisboa.
Alberto João Jardim

"Marcelo gosta de estar sentado no colo de Costa"

Em entrevista, Alberto João Jardim critica a falta de firmeza de Marcelo, critica Costa, defende Rio e alerta para o possível regresso de Passos Coelho, "o pior primeiro-ministro que Portugal teve".
Madeira

Marcelo responde a Jardim: "Ele só dá recados"

Presidente da República desvaloriza carta aberta que Alberto João Jardim lhe dirigiu, dizendo que "faz parte da tensão daquilo é a tensão natural e salutar" entre a Madeira e a República.
Noticiário

8h. Jardim ataca Rui Rio: "PSD tem que mudar já"

Antigo presidente do governo regional não quer que o partido espere pelas autárquicas: é preciso "acordar". António Costa "quer ser um Nicolás Maduro à Europeia", acusa usando caso de Odemira
PSD

Jardim: "Acordem! PSD nacional tem de mudar já"

"Exorto todos os sociais-democratas a não estarem à espera das eleições autárquicas, para então se mexerem", escreveu o antigo chefe do Governo Regional da Madeira.
Alberto João Jardim

Novo romance escrito por Alberto João Jardim

Trata-se de um romance sobre o futuro da Madeira. "Este livro propõe-se a refletir sobre algumas questões essenciais, decisivas para o nosso futuro. Dedico este trabalho a todos os que me ajudaram".
Autárquicas 2021

Alberto João Jardim apoia candidato PSD a Alenquer

Ex-presidente do governo da Madeira confirmou que preside à comissão de honra do cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Alenquer. O lema da candidatura é "Mudança com Confiança, Mais, Melhor e Diferente".
Alberto João Jardim

Jardim: PS e BE tentam rebentar a Zona Franca

O ex-presidente do Governo da Madeira Alberto João Jardim acusou PS e BE de tentarem "rebentar a Zona Franca" da região e considerou "ruído" a investigação em curso ao executivo insular.
Resposta Pronta

"Espero que o PSD não fique refém do fascismo" 

Ex-presidente do Governo Regional diz-se preocupado com o PSD, mas defende que só dependerá do Chega "se o PS depender do fascismo de esquerda". Autárquicas não devem servir "fregueses do partido".
Alberto João Jardim

João Jardim defende governo de salvação nacional

Num artigo publicado no Jornal da Madeira, Alberto João Jardim defende uma nova estratégia para o PSD conquistar os votos dos abstencionistas e propõe um governo com os partidos democráticos.
Alberto João Jardim

Jardim pede debate sobre autonomia da Madeira

Alberto João Jardim defendeu que se deveria convocar os partidos para debaterem o aprofundamento da autonomia da Madeira. A proposta mais consensual seria depois apresentada ao governo central.
Alberto João Jardim

Jardim sai do "exílio" e ataca "venerando" Costa

Alberto João Jardim voltou ao palco da política e não deixou de atirar farpas ao PS. "O 'venerando' António Costa arrasou por completo o que era a máquina e o melhor que tinha o Partido Socialista".
PSD

Jardim defende Rio. "É um dirigente diferente"

Ex-líder histórico do PSD/Madeira concorda com a gestão que Rio está a fazer nas listas para as legislativas. "Um líder que tem deputados que não seguem a sua orientação, tem que pô-los fora", disse.
Entrevista

"Rio deve viabilizar governo PS para reformar"

Em entrevista, Jardim diz que Rio precisa de tempo para vingar, critica Costa mas defende que PSD deve viabilizar governo se for preciso. E diz que está em marcha proposta para "regionalizar" o país.
Alberto João Jardim

Jardim propõe que seja feita nova Constituição

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, afirmou que "há solução democrática" para Portugal desde que o país não continue 'amarrado' à Constituição de 1976.
Alberto João Jardim

Jardim é o novo Doutor Honoris Causa da U. Madeira

O reitor da UMA, José Carmo, salientou o papel de Alberto João Jardim enquanto presidente do Governo Regional na criação daquela instituição. "Foi o principal autor da sua criação", observou.
Madeira

Jardim reclama dívida do Estado à Madeira

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira disse que o "desenvolvimento integral" da região será sempre "muito difícil" sem uma solução para a dívida do Estado para com o arquipélago.
Atualidade

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
PSD

PSD. Alberto João Jardim está com Rui Rio

Ex-presidente do Governo Regional da Madeira admite, no entanto, que Santana Lopes leva vantagem na corrida à liderança social-democrata: tem o "aparelho partidário ao seu lado", diz João Jardim.
Alberto João Jardim

Jardim defende nova formação política

Alberto João Jardim defendeu que só uma reforma dos partidos ou uma nova formação política poderá resolver os problemas do país, reiterando discordâncias com o atual líder do PSD.
Tribunal

Alberto João Jardim não vai a julgamento

O Tribunal Judicial da Madeira decidiu não levar a julgamento os sete arguidos "Cuba Livre", relativo à alegada ocultação da dívida do arquipélago, incluindo o ex-presidente Alberto João Jardim.
Tribunal

Futuro do caso 'Cuba Livre' decidido hoje

O Tribunal Judicial da Comarca da Madeira decide esta segunda feira se arquiva ou manda para julgamento o caso "Cuba Livre", no qual o ex-presidente do Governo Regional Alberto João Jardim é arguido.
Alberto João Jardim

Memórias de Jardim: poder, cuecas, Marcelo e vaias

Após 37 anos à frente da Madeira, é tudo sobre poder. Alberto João lança esta semana uma autobiografia com mais de 800 páginas. Fala de Marcelo, explica o episódio das cuecas, recorda uma grande vaia.
Aeroportos

Aeroporto. Seixas preferia Alberto João a Ronaldo

Desafia os limites do "bom senso, da justiça e do ridículo" querer dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto na Madeira. Esta é a opinião de Francisco Seixas da Costa, ex-secretário de Estado do PS
Alberto João Jardim

Jardim absolvido de violação de imparcialidade

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim foi esta quinta-feira absolvido dos crimes de violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade nas eleições autárquicas de 2009.
Alberto João Jardim

Governo da Madeira sem culpa no fracasso de marina

O responsável pelo relatório da comissão de inquérito parlamentar à Marina do Lugar de Baixo disse que o Governo de Alberto João Jardim não teve responsabilidades políticas pelo fracasso da obra.
Política

"Passos Coelho está agarrado ao lugar"

Depois de dois anos de ausência da vida política, Alberto João Jardim deu uma entrevista ao Público onde tece fortes críticas a Pedro Passos Coelho e elogia António Costa.
Alberto João Jardim

Alberto João Jardim começa hoje a ser julgado

O ex-líder madeirense é acusado de ter violado os deveres de neutralidade e imparcialidade, nas eleições de 2009. Em causa estão polémicas com o PND e a acusação de "inaugurações eleitoralistas".
Alberto João Jardim

De presidente a pastor visionário. Jardim em filme

Ex-líder madeirense deixou a política ativa e estreou-se como ator. No filme "Feiticeiro da Calheta", sobre o autor do Bailinho da Madeira, Jardim interpreta um "pastor visionário" cheio de sonhos.
Madeira

Madeira. Marina custou milhões e não foi usada

A conhecida Marina do Lugar de Baixo foi uma das obras inauguradas pelo então presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, na campanha das legislativas regionais de 2004.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.