910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vítor Gaspar

ANA

Venda da ANA foi boa para a Vinci e para o país

O ex-ministro das Finanças diz que a privatização da ANA teve bons resultados para a acionista privada, mas também para o país e para a economia. Vítor Gaspar assume opções para maximizar o encaixe.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Governos devem resistir à pressão despesista

Organismo liderado por Vítor Gaspar passou a prever que dívida (bruta) de Portugal só em 2027 irá descer para menos de 100% do PIB, um ano depois do que tinha previsto em outubro. Défice será de 1,2%.
Fundo Monetário Internacional

Vítor Gaspar elogia apoios públicos na pandemia

Ex-ministro das Finanças português, hoje diretor do departamento de finanças públicas do FMI, diz que "olhando para trás, os apoios públicos à economia foram justificados e bem sucedidos".
Fundo Monetário Internacional

FMI. Apoios devem ser "cirúrgicos e temporários"

Vítor Gaspar, diretor de Assuntos Orçamentais do FMI, avisa que com inflação mais elevada pode complicar-se a vida para países com mais dívida. Défice português deste ano deverá ser menor: 2,4%.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Gaspar defende impostos mais progressivos

O antigo ministro das Finanças português Vítor Gaspar e uma responsável do FMI, advertem que os países "terão de ver como podem mobilizar recursos domésticos e aumentar a qualidade dos gastos".
Comentário

"Confiança na contenção orçamental portuguesa"

Vitor Rodrigues Oliveira, jornalista de Economia, dá conta das projeções do FMI, que prevê que as contas de Portugal "sofram menos" que as dos parceiros da UE, e comenta as propostas de Vitor Gaspar.
Vítor Gaspar

Gaspar sugere imposto temporário sobre mais ricos

Para fazer face à crise da pandemia, o antigo ministro das Finanças quer os mais ricos a pagar mais impostos temporariamente. Vacinação pode trazer 1 bilião de euros às economias desenvolvidas.
Vítor Gaspar

Gaspar pede transparência a gastar fundos europeus

Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças que hoje está no FMI, alerta que os governos devem usar os fundos europeus de emergência com "transparência e responsabilidade".
Finanças

FMI. Vítor Gaspar pede mais impostos ambientais

O antigo ministro das Finanças assina artigo do FMI dedicado às alterações climáticas. Solução? Aumentar impostos ambientais, mas diminuir outros (ou até distribuir dividendos pelas famílias).
Vítor Gaspar

Para Vítor Gaspar, défice não importa assim tanto

O ex-ministro das Finanças, agora diretor do FMI, defende que Bruxelas deixe de valorizar tanto as metas de défice orçamental. O rácio da dívida/PIB, defende, pode ser "a única âncora orçamental".
Fundo Monetário Internacional

Baixar dívida é mais difícil em governos frágeis 

Governos minoritários ou apoiados em coligações tendem a aumentar mais a despesa pública e a acumular mais dívida, apurou a equipa de Vítor Gaspar no FMI, que analisou 90 países ao longo de 50 anos.
Caixa Geral de Depósitos

Aumento de capital de 2012. O BdP achou suficiente

Ex-ministro das Finanças diz que aumento de capital da Caixa de 2012 foi decidido com base em pareceres e análises do Banco de Portugal. Insuficiente? Gaspar fala em almofada de 350 milhões.
Comissão De Inquérito Ao Banif

BdP decidiu salvar Banif e Troika não se opôs

Ex-ministro das Finanças diz que o Banco de Portugal foi determinante na decisão de injetar 1.100 milhões no Banif em 2013. Gaspar ficou convencido que era a melhor solução e a troika não se opôs.
Panama Papers

Vítor Gaspar: é "inaceitável" fuga dos mais ricos

O ex-ministro das Finanças disse quarta-feira que a evasão fiscal revelada pelos "Documentos do Panamá" é "simplesmente inaceitável", num momento em que o planeta atravessa um período de dificuldades.
Banif

Banif. Resolução estava a ser preparada desde 2012

Cartas trocadas entre Carlos Costa e Vitor Gaspar mostram que o Banif esteve à beira do abismo no final de 2012. Mesmo com a recapitalização pública, Banco de Portugal sempre preparou a resolução.
António Costa

A nefasta claridade do erro

Sim, mais impopular que Vítor Gaspar é impossível. Paciência. Daqui a uns anos, quando de novo cumprirmos a tradição e entrarmos em estado de necessidade, falamos (já que nunca tivemos outra vida).
Orçamento do Estado

O enorme aumento de impostos da “geringonça”

As opções orçamentais são, obviamente, políticas e a opção da “geringonça” é clara: retirar mais recursos à população em geral para os canalizar para grupos com forte poder reivindicativo.
Privatizações

EDP e REN.Interesse estratégico não foi acautelado

Auditoria do Tribunal de Contas às privatizações diz que não foram tomadas medidas para acautelar interesse estratégico e nacional. Conflito de interesses e contratação fora das regras nos assessores.
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa teria demitido o Governo em 2013

O candidato às presidenciais de 2016, Sampaio da Nóvoa, garantiu que, se fosse ele o Presidente, teria demitido o Governo e convocado eleições antecipadas, depois das demissões de Gaspar e Portas.
Fundo Monetário Internacional

Inflação baixa aumenta fardo da dívida portuguesa

O relatório Fiscal Monitor do FMI, coordenado por Vítor Gaspar, diz que a dívida de paises como Portugal poderia baixar até 10% do PIB, com inflação mais alta. Dívida ficará acima dos 120% até 2020.
Comissão de Inquérito BES

Salgado só disse a Gaspar que usou perdão fiscal

Vítor Gaspar respondeu às perguntas da Comissão de inquérito ao BES. Da situação no banco só soube em finais de 2013, quando já não era ministro. Mas Salgado falou-lhe no perdão fiscal.
Comissão de Inquérito BES

PS. Perguntas a Constâncio põem BdP em xeque

Os socialistas querem saber junto do vice-presidente do BCE se havia alternativas à solução imposta ao Banco Espírito Santo. Carlos Costa disse no Parlamento que a resolução era a única medida.
Vítor Gaspar

Vítor Gaspar dá entrevista a site do FMI

Ex-ministro das Finanças vai liderar o departamento dos assuntos orçamentais. Diz que, enquanto governante, a experiência com o FMI foi fundamental para Portugal arrecadar impostos e reduzir despesa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.