776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

MTSSS

MTSSS

Lares: Ministra do Trabalho ouvida no parlamento

A audição ocorre na sequência da discussão e aprovação de requerimentos dos grupos parlamentares de PS, PSD e IL, após várias notícias sobre maus-tratos aos idosos e lares ilegais.
MTSSS

Segurança Social será "implacável" com maus tratos

"A Segurança Social tem essa missão de ser completamente implacável quando haja situações que sejam inaceitáveis do ponto de vista de proteção das pessoas", disse a ministra Ana Mendes Godinho.
MTSSS

Lares ilegais. PCP quer ouvir ministra do trabalho

PCP assegura que os problemas "não são novos" e que a pandemia da Covid-19 veio expor um "conjunto de fragilidades e de problemas estruturais" em Portugal.
MTSSS

Lar de Palmela: constituídos dois arguidos

"Foram constituídas arguidas duas pessoas, mas as diligências prosseguem e não podemos excluir a possibilidade de haver mais arguidos no âmbito do processo", disse o diretor da PJ de Setúbal.
Noticiário

13h. Segurança Social já está no Lar da Lourinhã

Após reportagem da SIC a dar conta de maus-tratos a idosos, a ministra da Segurança Social ordenou inspeção imediata ao lar Delicado Raminho, na Lourinhã.
MTSSS

Ministra ordena inspeção a lar da Lourinhã

Após reportagem a dar conta de maus-tratos a idosos, Ana Mendes Godinho ordena inspeção imediata ao lar Delicado Raminho, na Lourinhã, avança SIC Notícias. Ministério diz que não tinha informações.
Coronavírus

Creches privadas não conseguem contratar

As baixas devido à Covid-19, por infeção ou isolamento profilático, obrigam a fechar muitas salas nos estabelecimentos privados que não conseguem contratar profissionais de substituição por sete dias.
Coronavírus

Anticorpos menos frequentes acima dos 70 anos

A percentagem de utentes de lares com mais de 70 anos e que foram vacinados há mais de quatro meses é menor do que nos utentes mais novos ou vacinados há menos tempo.
Tecnologia

600 milhões de euros para fase II da Indústria 4.0

A mobilização de investimentos públicos e privados vai permitir envolver 20 mil empresas, formar mais de 200 mil trabalhadores e financiar mais de 350 projetos transformadores, em dois anos.
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça"

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Segurança Social

Saldo da Segurança Social aumentou 15,7%

O saldo da Segurança Social aumentou 15,7% até maio, atingindo 1.488 milhões de euros, o que representa mais 202,1 milhões de euros face ao período homólogo, anunciou o Ministério do Trabalho.
Vieira da Silva

"Ninguém está condenado a ter um mau emprego"

O ministro do Trabalho manifestou confiança na aprovação das mudanças ao Código do Trabalho acordadas em concertação social, referindo que "ninguém está condenado a ter um mau emprego".
Trabalho

Governo reforça apoio social para recibos verdes

Governo aprovou medidas para reforçar a proteção social dos trabalhadores independentes. Vieira da Silva destaca como medida "mais relevante" a atribuição mais célere do subsídio de doença.
Vieira da Silva

Instabilidade laboral faz adiar a natalidade

Vieira da Silva diz que tem que haver um reforço da estabilidade das relações profissionais para ultrapassar a crise de natalidade existente no país.
Vieira da Silva

35 horas no privado não são objetivo imediato

O ministro do Trabalho disse que a implementação das 35 horas de trabalho no no setor privado "não é um compromisso que este Governo tenha assumido para esta legislatura"
Vieira da Silva

Migrações vão influenciar quadro comunitário

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse esta segunda-feira que os fluxos migratórios vão influenciar a negociação do quadro comunitário plurianual pós 2020.
Santa Casa de Lisboa

Auditoria à Santa Casa denuncia indícios de crime

Irregularidades, indícios criminais e condicionamento ao trabalho dos inspetores são os resultados da auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que levou 20 meses a ser aprovada.
Vieira da Silva

Conselho de Ministros vai discutir proteção social

Confirmação foi dada esta quinta-feira pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e disse que haverá uma melhoria no acesso às prestações sociais para trabalhadores independentes.
Vieira da Silva

Desemprego. Ministro destaca "notícia positiva"

Pela primeira vez em dez anos, o número de desempregados inscritos no IEFP ficou abaixo 400 mil. Vieira da Silva considerou que é "simbólico" e uma "notícia positiva".
MTSSS

Precários do Estado exigem rapidez na integração

Cerca de uma centena de pessoas concentraram-se hoje em frente ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para exigir rapidez na integração de precários na função pública.
Trabalho

Restrições aos contratos a prazo também no Estado

O ministro Vieira da Silva defendeu que a restrição da duração máxima dos contratos a prazo vai ser estendida à função pública. Há menos de uma semana, foi anunciada a mesma redução no setor privado.
MTSSS

Ministro admite atrasos nas pensões

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu atrasos na atribuição das pensões, atribuindo esta situação à "redução forte" dos quadros de pessoal do Centro Nacional de Pensões.
Governo

Contratos a prazo. Nova taxa penalizará empresas

O governo vai penalizar as empresas que abusem dos contratos a termo, sem, no entanto, agravar a TSU. Informação foi avançada por António Costa, na véspera da reunião da concertação social.
Pensões

Novo regime. 9.714 pensões antecipadas aprovadas

Segurança Social aprovou 9.714 reformas antecipadas no quadro do novo regime de longas carreiras contributivas. Perda de bonificações para muitos anos de desconto gera críticas à direita e à esquerda.
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Emprego

Governo. Medidas para limitar contratação a prazo

O Governo apresenta no dia 23 de março as propostas para limitar os contratos a prazo. O processo deve ficar concluído no primeiro semestre de 2018.
Formação Profissional

Parceiros sociais reúnem-se para discutir salário

Além do relatório de acompanhamento da evolução do salário mínimo, os parceiros sociais e o Governo retomam a discussão sobre formação profissional esta sexta-feira.
Administração Pública

BE ameaça julgar Governo por programa de precários

Centeno diz que há quase 8 mil pareceres favoráveis a precários a regularizar, mas não garante que todos os concursos sejam lançados em março, como quer o BE. Apenas promete "máxima brevidade".
Jovens

Situação dos jovens melhorou, diz Vieira da Silva

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, afirmou que a situação dos jovens em Portugal melhorou em termos de emprego, educação e inclusão social.
Desemprego

Despesa com prestações de desemprego cai 9,1%

A despesa com prestações de desemprego caiu 9,1% e a despesa com pensões e complementos desceu 1,1% em janeiro, em termos homólogos.
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
Porto de Lisboa

Porto de Lisboa com 850 horas extraordinárias

O Ministério do Trabalho confirmou que são permitidas 850 horas extraordinárias no Porto de Lisboa. A dúvida foi levantada durante o debate quinzenal desta quarta-feira.
Vieira da Silva

Alterações laborais são expectáveis este ano

Vieira da Silva afirmou que "é muito expectável" que as alterações às leis laborais aconteçam ainda este ano e admitiu ainda um acordo mais alargado com os parceiros sociais.
Montepio

Em vez de 200 milhões por 10%, 160 por 6%?

"Expresso" diz que o processo está atrasado, à espera dos resultados anuais do Montepio, e adianta que passou a estar em cima da mesa a compra pela Santa Casa de 6% do Montepio, por 160 milhões.
MTSSS

ONU. Vieira da Silva vai falar de envelhecimento

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai defender nas Nações Unidas o potencial dos idosos e do envelhecimento ativo, na 56ª sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social.
IPSS

Trabalhadores das IPSS exigem melhores condições

150 trabalhadores das IPSS manifestaram-se em frente ao ministério do Trabalho. Exigem a redução da carga horária e melhores condições laborais.
Vieira da Silva

Triumph. Governo tenta encontrar solução

Vieira da Silva afirmou, esta segunda-feira, que o Governo tem estado a acompanhar a situação da fábrica da antiga Triumph e que o ideal é encontrar "uma alternativa de investimento".
Desemprego

Desemprego registado nos centros de emprego 

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou que o desemprego registado nos centros de emprego do IEFP alcançou o valor mais baixo desde outubro de 2008.
Vieira da Silva

Há falta de trabalhadores adequados, diz Ministro

Com as constantes alterações das condições do mercado de trabalho, Vieira da Silva diz que "começam a escassear as qualificações adequadas para o desenvolvimento dos serviços".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora