806kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Joe Berardo

Noticiário

10h. Lavrov encontra-se com Presidente Chinês

Lavrov encontrou-se com o presidente chinês em Pequim a propósito da visita do responsável russo à China. Ainda neste jornal, a Caixa Geral de Depósitos colocou à venda bens da casa de Joe Berardo.
Joe Berardo

CGD pôs à venda bens de Berardo

Os bens do recheio da casa de Joe Berardo ficam à venda em leilão até dia 15 de maio. São 41 objetos onde se destacam um quadro de Robin Philipson (a peça mais cara) e uma escultura de Edgar Degas.
Noticiário

14h. Anulada extinção da Fundação José Berardo

Reverte a decisão tomada em julho do ano passado pelo Governo. Ainda neste jornal, AAC concorda com decisão do CES de criar uma comissão independente para analisar as denúncias de assédio sexual.
Joe Berardo

Fundação Berardo. Governo recorre de anulação

A extinção da Fundação José Berardo, decisão tomada pelo Governo em 2022, foi anulada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal. Ministério da Presidência anuncia agora que vai recorrer.
Joe Berardo

Berardo procura evitar extinção de fundação

O empresário José Berardo apresentaram um requerimento àquele tribunal para que seja declarada a ineficácia de um despacho do Governo, que limita os poderes da administração da extinta FAMC-CB.
Noticiário

14h. Providência cautelar de Berardo foi aceite

Foi aceite a providência cautelar apresentada por Joe Berardo, para travar a extinção da fundação, decretada pelo Governo. A Ministra da Presidência desvaloriza as polémicas do Governo do PS.
Joe Berardo

Governo lança decreto contra Berardo

Um dia depois de os advogados de Joe Berardo terem apresentado providência cautelar contra decreto que extingue Fundação, Governo responde com um despacho que limita as ações dos administradores.
Artes Visuais

Governo extingue Fundação Coleção Berardo

O Governo aprovou esta terça-feira, em Conselho de Ministros eletrónico, a extinção da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo. Centro Cultural de Belém retoma local de exposição.
E o vencedor é...

A partilha de recursos é a grande solução do SNS?

É esta a coragem política do CEO do SNS? País teve de sofrer com mais uma aparição pública de Berardo. A corrida ao populismo anti-ricos liderada pelo PAN e a visita histórica de Zelensky.
Joe Berardo

Tribunal do Funchal envia providência para Supremo

Providência cautelar foi revelada pelo Governo há duas semanas. Advogado de Joe Berardo mostra surpresa e admite que decisão pode atrasar ainda mais decisão final sobre o processo.
Joe Berardo

Coleção Berardo vai para museu a ser criado no CCB

O presidente do CCB garantiu a transição da coleção Berardo para aquele que será o "Museu de Arte Contemporânea de Belém" e adiantou haver conversações com o Museu do Chiado.
Joe Berardo

Fundação Berardo. Providência contra extinção

A Fundação José Berardo "interpôs uma providência cautelar com vista à suspensão" do despacho. "Estado já deduziu oposição, aguardando-se decisão judicial", diz fonte do Conselho de Ministros.
Joe Berardo

Fundação Berardo: mais tempo para entregar contas

O prazo para a entrega de contas, dívidas e rol de bens pela Fundação José Berardo foi "prorrogado por mais 10 dias". Fundação passou de lucros de 102 milhões para prejuízos de 245 milhões em 10 anos.
Ministério da Cultura

"Investimento para a cultura não se esgota no PRR"

No Porto, o ministro da Cultura prometeu mais investimento num setor que "ainda não recuperou da pandemia" e falou sobre a concessão do Coliseu, a coleção Berardo e o estatuto profissional do artista.
Joe Berardo

Joe Berardo com prejuízos de 15 milhões de euros

A Fundação José Berardo registou prejuízos de mais de 15 milhões de euros em 2021. Sem vendas e prestação de serviços, apresentou em 2021 outros rendimentos no valor de 234,69 euros.
Joe Berardo

Fundação Joe Berardo extinta. Não pode vender bens

O Governo já extinguiu oficialmente a Fundação José Berardo, que fica, assim, impedida de vender bens. Extinção publicada em Diário da República.
Governo

Berardo tem "propensão indomável para litigância"

Adão e Silva lamentou a "propensão indomável" de José Berardo para a litigância. Quanto à Coleção Berardo, ministro diz que "o Estado estará disponível para negociar com quem for o proprietário".
Joe Berardo

Berardo insiste em tribunal para travar Estado

José Berardo recorreu para tribunal do indeferimento da providência cautelar que interpôs para tentar travar fim do acordo com o Estado no âmbito da coleção Berardo.
Joe Berardo

Fisco: Berardo suspeito de dissipar património

Relatório do Fisco sobre combate à fraude indica, sem identificar diretamente Berardo, que empresário é suspeito de "atos passíveis de responsabilidade criminal e de dissipação de património".
Noticiário

16h. Joe Berardo já pode viajar para o estrangeiro

Empresário fica livre da maior parte das medidas de coação. Ainda na justiça, José Sócrates garante que vai continuar a viajar para o Brasil. Marques Mendes fala num governo de "caos e casos".
Joe Berardo

Milhões de visitas marcam 15 anos do Museu Berardo

Após mais de 10 milhões de visitantes e 123 exposições realizadas, o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, celebra no sábado 15 anos de existência. Vai ser inaugurada a exposição "Dos Pés à Cabeça".
Joe Berardo

Berardo perde processo contra Governo e CCB

Empresário queria impedir o Ministério da Cultura de se opor ao acordo que colocava a Coleção Berardo em exposição no Centro Cultural de Belém. Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou.
O Bom, o Mau e o Vilão

O momento Joe Berardo de Luís Filipe Vieira

O presidente do Tribunal de Contas (que não quer novas leis anticorrupção), António Costa Silva (que leu os "sinais" do PM) e Vieira (que fez revelações sobre as buscas) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Joe Berardo

Governo avisado de riscos de extinção da Fundação

Parecer do Conselho Consultivo das Fundações recomendou cautela ao Governo. Extinguir a Fundação Berardo poderia trazer problemas jurídicos, pelo que Governo optou pela denúncia do contrato.
Cultura

Berardo. Denúncia protege o interesse público

O ministro da Cultura defendeu que a denúncia do protocolo com Joe Berardo permite "defender o interesse público", salvaguardando a exposição, preservação e conservação das obras.
Explicador

Berardo. "Estado deve manter obras em Portugal"

Jorge Barreto Xavier, ex-ministro da Cultura, diz que é preciso definir o futuro dos museus de arte contemporânea. A jornalista Alexandra Carita refere que o protocolo com o Estado "não podia seguir".
Noticiário

10h. Arranca último dia de debate do OE

Parlamento começa os trabalhos do último dia de discussão e votação do OE; Barreto Xavier defende que Estado deve encontrar soluções para manter obras da coleção Berardo
O Bom, o Mau e o Vilão

Quem diria? Já temos saudades de Ferro Rodrigues

O ministro da Cultura (que cortou com Berardo), o governo (que tem de responder pelo Metro) e Augusto Santos Silva (que devia conter-se) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

19h. É o fim do acordo com a Ass. Coleção Berardo

O Ministro da Cultura diz que não há condições para continuar, por causa dos processos judiciais do empresário. Mas coleção deve manter-se num novo museu que vai ser criado.
Joe Berardo

Berardo avança com processo cautelar

Após pedir uma indemnização de 900 milhões de euros a quatro bancos, Joe Berardo avançou com um processo cautelar contra o ministério da Cultura e a Fundação Centro Cultural de Belém.
Justiça

"É o cúmulo do descaramento" de Berardo

Luís Marques Mendes, comentador da SIC, considera que Joe Berardo "resolveu gozar" com os bancos. "É o cúmulo do descaramento", declarou.
Museus

Mecenas longe do Museu Berardo devido a polémicas

Diretora da instituição diz que é mais fácil encontrar apoios financeiros fora do país. Acordo Estado-Berardo tem de ser decidido até ao fim de junho e mudança no nome do museu está em cima da mesa.
E o vencedor é...

Joe Berardo, a grande vítima do sistema

Descobrimos que a literacia financeira de Berardo é baixíssima. Há que dar pontos pela criatividade da desculpa de ter sido traído pelos bancos. Ainda o "desespero" de Marcelo pela perda de influência
Joe Berardo

Berardo contra-ataca, pede 900 milhões aos bancos

Em ação registada no Citius, Joe Berardo pede 800 milhões de euros de indemnização por perdas impostas à Fundação Berardo e mais 100 milhões por danos morais.
Noticiário

7h. Processos em risco devido a lei de metadados

Ministra da justiça Francisca Van Dunem ignorou recomendação da Provedora de Justiça. Estão em risco milhares de processos de investigação criminal.
Joe Berardo

IRS. Fundação Berardo recebeu 400€ sem ter direito

A Fundação José Berardo deixou de ter direito a consignações em sede de IRS a partir de 2019. Não informou a AT e ainda recebeu durante dois anos dinheiro dos contribuintes a que já não teria direito.
Joe Berardo

Metalgest deixa de estar em risco de dissolução

A Metalgest estava sob ameaça de dissolução administrativa por não ter entregado contas em 2019 e 2020. Mas ao proceder à entrega de um dos anos livrou-se do procedimento.
Joe Berardo

Berardo continua proibido de frequentar Bacalhôa

A defesa de Joe Berardo queria que o empresário pudesse voltar a ter contacto com oito entidades às quais está associado, como a Bacalhôa e a Fundação de Arte Contemporânea. Tribunal não concordou.
Joe Berardo

IRS. Fundação Berardo retirada das consignações

A Fundação José Berardo, cujo processo de extinção foi iniciado pelo Governo, estava na lista de entidades que podiam beneficiar da consignação de IRS este ano. Mas teve de ser retirada.
Justiça

Berardo pode voltar a frequentar as suas empresas

Tribunal da Relação de Lisboa mantém caução de cinco milhões de euros e proibição de saída do país, mas permite que Berardo volte a frequentar as suas empresas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO