Enquanto o rei de Espanha Juan Carlos abdica do trono, a rainha Sofia abdica das jóias. A atual rainha espanhola, nascida princesa da Grécia, entregará as jóias a Letizia, casada com o princípe Felipe. Um ato nobre, ou nem tanto, porque as jóias que anteriormente pertenceram a Vitória Eugénia de Battenberg têm obrigatoriamente de se manter com a rainha.

Uma das peças mais estimadas de Vitória Eugénia, nascida princesa na Escócia, era a Tiara Flor de Lys. Usou-a no casamento com rei Afonso XIII de Espanha e em tantas outras ocasiões mais ou menos formais, mostra o blogue Tesouras e Tiaras.

MADRID, SPAIN - JUNE 09:  Queen Sofia of Spain attends a Dinner in honour of Mexican President Enrique Pena Nieto at The Royal Palace on June 9, 2014 in Madrid, Spain.  (Photo by Pool/Getty Images)

Num jantar em honra do presidente mexicano, a rainha Sofia usou a Tiara Flor de Lis – Pool/Getty Images

Enquanto foi dona da tiara, Vitória Eugénia apenas a emprestou à condessa de Barcelona, mãe do rei Juan Carlos. Em testamento deixou escrito que esta e outras jóias que possuía deveriam estar sempre na possa da rainha de Espanha. Sofia, que a usou várias vezes durante o seu reinado de 40 anos, nunca a emprestou a nenhuma das filhas, nem à princesa das Astúrias, que agora a herda por direito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Queen Sofia arrives at the Royal palace in Madrid on October 19, 2009 before a Gala's dinner. President of Lebanon Michel Sleiman is on an official visit to Spain. AFP PHOTO/DOMINIQUE FAGET (Photo credit should read DOMINIQUE FAGET/AFP/Getty Images)

O Diadema Floral de Mellerio, não faz parte do conjunto especial de jóias e já foi usado por Letizia – DOMINIQUE FAGET/AFP/Getty Images

A rainha Sofia usou a Tiara Flor de Lis na última aparição pública como rainha consorte. Mas Lurdes Rebocho, autora do texto no blogue Tesouras e Tiaras, não imagina Letizia a usar a magnífica jóia.

Na página da Hola apresentam-se outras jóias desta coleção como uma diadema desenhado por Cartier ou um colar de pérolas russo. Algumas das jóias da rainha de Espanha já foram inclusivamente usadas pela futura rainha Letizia.