Na passada segunda-feira a Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um pico no que diz respeito aos depósitos. Foram depositados 200 milhões de euros de clientes particulares, a maioria antigos clientes do Banco Espírito Santo (BES). De acordo com o Público, à medida que a crise no Grupo Espírito Santo se acentuava, ao longo do mês de julho, o nível de depósitos realizados na CGD crescia.

As transferências para a CGD verificaram-se, apesar de nunca ter sido posta em causa a segurança dos depósitos dos clientes do BES e de o Fundo de Garantia dos Depósitos garantir um teto máximo de 100 mil euros a cada depositante, mesmo em caso de insolvência. De acordo com o diário, uma grande parte do dinheiro transferido para a Caixa resultou do resgate de produtos financeiros do BES.

Apesar de, pelo menos, uma empresa, a Portugal Telecom, já ter retirado do BES todos os seus depósitos (no valor de 128 milhões de euros), os 200 milhões que entraram na Caixa esta segunda-feira dizem respeito apenas a depósitos de particulares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR