Já na variação em cadeia, a produção industrial aumentou em Portugal 2,2% em outubro face a setembro, sendo esta a quinta mais alta subida entre os Estados-membros da União Europeia (UE). Em ambas as comparações, tanto mensal como homóloga, os valores de outubro significam um regresso às subidas, depois das quedas de setembro.

Em termos globais, em outubro face ao mês homólogo, a produção industrial aumentou 0,7% nos 18 países da zona euro e 0,8% nos 28 da UE. Já face a setembro, a produção industrial aumentou 0,1% tanto na zona euro como no total da UE.

Na comparação mensal, registaram-se as mais elevadas variações de produção industrial na Irlanda (9%), Lituânia (5%), Grécia (2,5%) e Eslovénia (2,4%) e as maiores quedas na Hungria (-2,7%) e em França e Holanda (-0,9% cada um).

Em termos homólogos, Irlanda (38,8%), Roménia e Eslovénia (3,9% cada) foram os Estados-membros a registarem as taxas mais elevadas, enquanto Dinamarca, Itália (-3%) e Holanda (14%) as mais baixas.

Ainda segundos os dados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas europeu, na variação mensal, o aumento da produção industrial de 0,7% na zona euro justifica-se com a melhoria de 3,7% nos bens de consumo não duráveis, 1,4% na produção dos bens de investimento e 0,2% nos bens duráveis, enquanto a produção de bens intermédios recuou 0,4% e a da energia 2,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR