“Estamos aqui mais de uma centena de pessoas que, à semelhança do dia de ontem [quarta-feira], exigem a intervenção necessária à segurança de alunos e professores, num edifício com problemas de degradação há vários anos”, disse à Lusa Elsa Maurício Childs.

A presidente da Associação de Pais contou que as portas do Conservatório estão abertas, mas os alunos não estão a entrar. “Os alunos estão sentados à porta da escola e vão agora de manhã reunir para decidir a melhor forma de continuar o protesto. Depois, ao meio-dia, vamos ‘dar um abraço’ ao Conservatório e, à tarde, vamos seguir para o parlamento para sermos recebidos às 14h30 por uma delegação de deputados do BE, PEV e PCP”, disse. Elsa Maurício Childs disse ainda estar a aguardar com expectativa a reunião de hoje de manhã entre a direção da escola e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

Também a diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), Ana Mafalda Pernão, disse esperar que a tutela consiga arranjar uma solução para o problema durante a reunião marcada para a manhã de hoje. “Aguardo com expectativa o resultado da reunião. É preciso arranjar uma solução para este problema, que põe em risco alunos e professores todos os dias”, disse.

A Escola de Música do Conservatório Nacional foi fechada na quarta-feira a cadeado pelos alunos, que querem ver resolvidas as questões de segurança no edifício. Uma vistoria da Câmara Municipal de Lisboa ao edifício obrigou, na segunda-feira, por questões de segurança, ao encerramento de dez salas, o que fez com que os alunos ficassem sem algumas aulas.

A escola foi reaberta por dois elementos da Polícia de Segurança Publica, pelas 09:45, sob forte protesto dos alunos, que fecharam as portas a cadeado durante a noite. Representantes de pais, alunos e do conselho geral da escola decidiram, na terça-feira, formar uma comissão que tem como principal objetivo “conseguir chegar à fala” com o Governo, relativamente às obras necessárias no edifício.

A maioria parlamentar chumbou na terça-feira um requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir o ministro da Educação sobre o encerramento de várias salas no Conservatório Nacional, por falta de segurança, alegando que já foi anunciada uma intervenção. Porém, o BE mantém que é necessário Nuno Crato ir ao parlamento explicar como vai processar-se a intervenção, durante quanto tempo e como serão asseguradas as aulas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR