O ator Harrison Ford apanhou um susto de morte depois de a avioneta onde seguia se ter despenhado num campo de golfe em Venice, na Califórnia. O acidente ocorreu esta quinta-feira.

O avião, um Ryan PT-22 Recruit da Segunda Guerra Mundial, utilizado pelo exército norte-americano para treinar os pilotos, despistou-se contra o campo de golfe de Penmar, perto do Aeroporto de Santa Monica. O ator, de 72 anos, era o único ocupante e não houve outros feridos.

Ford sofreu apenas ferimentos moderados, algumas lacerações no rosto e fraturas. De acordo com Patrick Butler, porta-voz dos bombeiros de Los Angeles, quando os paramédicos chegaram ao local do acidente, Ford encontrava-se “consciente e alerta”, refere o Guardian. O ator sofreu um “trauma ligeiro”, explicou Butler, e foi transportado par ao hospital de Los Angeles “consciente e a respirar”.

Harrison Ford é um piloto experiente, estando habituado a pilotar aviões e helicópteros. A United Talent Angency, a agência de Ford, referiu num comunicado que o avião parou pouco tempo depois da descolagem. “Ele não teve outra escolha senão fazer uma aterragem de emergência, que foi feita com segurança”, pode ler-se na nota.

“Ele não teve outra escolha senão fazer uma aterragem de emergência, que foi feita com segurança. Ficou magoado e está no hospital a receber cuidados médicos. As lesões que sofreu não são fatais, e espera-se que consiga recuperar completamente”.

Segundo o Guardian, o ator comunicou uma falha no motor pouco tempo depois de ter descolado. Numa mensagem curta, pediu à torre de controlo de Santa Monia para “voltar imediatamente”, mas já não conseguiu regressar à pista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A porta-voz do Departamento da Polícia de Los Angeles, Nuria Vanegas, disse aos jornalistas que a causa do acidente tinha sido uma falha mecânica. “Foi uma falha mecânica do avião. Foi o que causou o acidente”, explicou.

Algumas horas depois do acidente, o filho do ator, Ben Ford, escreveu no Twitter que o pai estava “ferido, mas bem”. “O pai está bem. Ferido, mas bem”, afirmou. “É um homem incrivelmente forte.

https://twitter.com/ChefBenFord/status/573649772583591937