Se há festa que associamos ao Brasil é o Carnaval. Mas, este ano, a festa que ocorre no início de fevereiro vai ser cancelada em algumas cidades. A culpa é da recessão que está a assolar o país e que obriga à poupança dos milhares de reais habitualmente despendidos em cinco dias de festa.

Um dos exemplos é Campinas, uma cidade com 3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Segundo a correspondente no Brasil do Financial Times, o orçamento para a festa foi fortemente cortado, incluindo a verba pública destinada às escolas de samba. O responsável pelo pelouro da Cultura, Gabriel Rapassi, anunciou que o governo local não pode pagar este ano a verba de 1,3 milhões de reais (298 mil euros) devido a uma queda nas receitas fiscais das vendas das empresas locais. “Os serviços não-essenciais são os primeiros a ser cortados”, disse Rapassi.

O carnaval também foi cancelado em Porto Ferreira e em Macapá, capital do estado de Amapá. E até fevereiro é esperado que mais cidades sigam o exemplo. As dificuldades económicas devem-se à forte recessão que o país atravessa, “provavelmente a pior desde 1930”, acrescenta o jornal. O desemprego, o aumento da inflação e o escândalo de corrupção relacionado com a presidente Dilma Pousseff ajudam a que os brasileiros “não estejam virados para a festa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR