O atleta mais bem pago de sempre não é Ronaldo. Nem Messi. Nem os boxeurs Floyd Mayweather e Manny Pacquiao. Fazendo os devidos câmbios e ajustes financeiros, o título pertence a Caio Apuleio Diocles, um condutor de quadrigas lusitano que viveu no século II e que, estima-se, terá ganho perto de 13 mil milhões de euros.

O estudo foi feito por Peter Struck, professor de estudos clássicos da Universidade da Pensilvânia, que mostra que Diocles ganhou mais de 35 milhões de sestércios, valor mais que suficiente para abastecer a cidade de Roma de cereais durante um ano, o equivalente nos dias de hoje a mais de 13 mil milhões de euros, tornando se assim o desportista mais bem pago de sempre.

Atualmente, o atleta mais bem pago do mundo é o pugilista Floyd Mayweather, que amealhou cerca de 265 milhões de euros em 2015. Em segundo lugar surge outro atleta desta modalidade, Manny Pacquiao, com cerca de 142 milhões de euros e finalmente, na terceira posição, aparece Cristiano Ronaldo, com perto de 70 milhões de euros ganhos no ano passado.

Diocles nasceu no ano de 103 em Emerita Augusta, atual cidade de Mérida em Espanha, que na época fazia parte da Lusitânia, região formada por quase todo o atual território português a sul do rio Douro, a Estremadura espanhola e parte da província de Salamanca. Os romanos apoderaram-se desta zona no ano de 29 a.C, fazendo de Diocles um hispano-romano.

Foi um dos maiores atletas da sua época. Competiu até aos 42 anos e foi homenageado na cidade de Roma pelos seus sucessos históricos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR