Quem já viu o filme Virgem aos 40 Anos, protagonizado pelo ator Steve Carell, pode pensar que se trata, simplesmente, de uma caricatura hollywoodesca sobre o estigma à volta da virgindade tardia. Mas a realidade não se distancia assim tanto da ficção. Segundo um estudo publicado no The Journal of Sex Research, esse estigma é, de facto, um problema e não falta quem sofra com isso. Assim, se em tempos ser virgem era uma virtude, atualmente é tudo menos desejável. E apesar de nem todas as pessoas serem virgens até mais tarde pelos mesmos motivos, isso parece não influenciar o resultado dos estudos.

Após analisarem a vida sexual de 560 adultos heterossexuais com idades compreendidas entre os 18 e os 71 anos, os investigadores concluíram que aqueles que não tinham qualquer experiência sexual se sentiam estigmatizados. Mais: concluíram também que não só a perceção desse estigma era maior entre os virgens do que os não virgens como ele também era maior do que em relação às pessoas que tiveram um número de parceiros acima da média.

Mas não se fica por aqui. A Bustle diz que num outro estudo feito a 4.934 adultos solteiros e heterossexuais, onde se pediu aos participantes que dissessem, numa escala de um a quatro, qual a probabilidade de namorarem com uma pessoa virgem, obteve-se uma média de 2.41. Sendo que os homens mostraram-se menos disponíveis para namorar com uma mulher virgem do que as mulheres com um homem virgem. Como se isto não fosse suficiente, os próprios virgens disseram não querer namorar com virgens. Na verdade, os virgens têm menos probabilidades de namorarem com outro virgem do que um não virgem.

(Um momento para se notar o estabelecimento do recorde para o uso da palavra virgem num parágrafo)

A razão pela qual até os virgens andam a fugir deles próprios não é clara: talvez seja um efeito deturpado da revolução sexual. O certo é que, segundo o mesmo estudo, a castidade passou de ser a 10ª qualidade mais apreciada entre homens e mulheres em 1939 para a 16ª(homens) e 17ª(mulheres) em 1996. E em vinte anos desde essa data é bem possível que tenha caído mais uns quantos lugares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR