A EDP Renováveis inaugurou esta sexta-feira um novo parque eólico em França, com uma capacidade instalada de 12 Megawatts (WT) e que permitirá fornecer eletricidade limpa num volume equivalente ao consumo de cerca de 24.000 lares, divulgou a empresa.

De acordo com um comunicado entretanto divulgado, a inauguração deste parque, situado no município de Francourville, no departamento francês de Eure e Loir, antecede o início de funcionamento do parque eólico de Dammarie, a cerca de dez quilómetros de Francourville, “nas próximas semanas”.

Nos passados dias 27 de maio e 17 de junho, foram inaugurados também os parques de Bouchy-Saint-Genest e Escardes (no departamento de Marne, na nova região de Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena) e de Montagne-Fayel e Molliens-Dreuil (no departamento de Somme, Picardia), ambos com uma capacidade instalada de 12 MW, acrescenta o comunicado da empresa.

Escardes e Bouchy-Saint-Genest, inaugurado a 27 de maio, é o primeiro parque da EDP Renováveis França a beneficiar de financiamento coletivo através da plataforma ‘on-line’ Lendosphère (www.lendosphere.com), ou seja, “o financiamento de uma parte da construção do parque eólico foi aberto aos cidadãos com um sistema de empréstimos bonificados”.

Os habitantes das oito comunidades dos municípios limítrofes ao parque eólico beneficiam, por sua vez, de uma taxa de juro um pouco superior, refere a empresa, considerando que “esta operação terminou com enorme sucesso e servirá de modelo para futuros desenvolvimentos”

A França tem de instalar um total de, aproximadamente, 23.000 MW de energia eólica em terra até 2023. Em março de 2016, a EDPR tinha 364 MW no território francês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR