Pelo menos 54% dos 111.222 eleitores são-tomenses não votaram na segunda volta das presidenciais de domingo, em que o candidato único, Evaristo de Carvalho, obteve 42.058 votos, indicam dados provisórios avançados hoje pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Numa curta declaração a jornalistas, o presidente da CEN, Alberto Pereira referiu ainda que houve 7.567 votos nulos e 1.548 votos brancos.

“Gostaríamos de frisar que são apenas dados provisórios, ficando os resultados definitivos da competência da Assembleia Geral de Apuramentos, que funciona junto do Tribunal Constitucional”, disse, escusando-se a referir se com os dados que apresentou o candidato único, apoiado pelo partido no poder em São Tomé e Príncipe, Ação Democrática Independente (ADI), pode ser eleito ou não Presidente da República.

Evaristo de Carvalho foi o candidato mais votado na primeira volta, a 17 de julho, e foi o único a ir a votos na segunda volta depois de Manuel Pinto da Costa, atual Presidente da República, ter abandonado a disputa, argumentando que “participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Patrice Trovoada, primeiro-ministro e líder da ADI, reconheceu que uma segunda volta com apenas um candidato não ajuda à imagem do país.

Os três partidos da oposição parlamentar, numa ação concertada, retiraram os seus membros da CEN e das comissões eleitorais distritais, acusadas de envolvimento na fraude que, de acordo com a oposição, procura “colocar no poder a qualquer custo” Evaristo de Carvalho.

O protesto estendeu-se à sociedade civil, com a realização de vigílias em frente de tribunais e manifestações organizados pela oposição a marcarem os últimos dias no arquipélago.

Também o enviado especial do secretário-geral da ONU para a África Central, Abdoulaye Bathili, que terminou na sexta-feira uma visita de três dias ao arquipélago, manifestou-se apreensivo com a situação em São Tomé, e pediu aos atores políticos para encontrarem uma solução para a crise política dentro de uma atmosfera de “diálogo e vontade política”.

Na primeira volta, foram às urnas 71.524 eleitores, que corresponde a 64,31% de afluência, havendo 35,69% de abstenções, equivalente a 39.698 não votantes.