O ciclista eslovaco Peter Sagan sagrou-se hoje campeão da Europa de estrada, numa corrida em que o português Rui Costa terminou em sexto.

Numa prova discutida ao ‘sprint’, Sagan superiorizou-se ao francês Julian Alaphilippe, segundo, e ao espanhol Daniel Moreno, terceiro, que completarem o pódio, todos com o tempo de 5:34.23 horas.

Rui Costa foi mesmo o último a cortar a meta com o mesmo tempo dos primeiros, ao fim de uma tirada de 232,9 quilómetros.

No final, Rui Costa lamentou o facto de a prova não ter sido mais seletiva.

“A única dificuldade era a subida para a meta, tornando o final demasiado explosivo para as minhas características e permitindo que chegassem muitos homens rápidos. A seleção fez um excelente trabalho e merecia que eu conseguisse uma boa posição, o que acabou por acontecer”, considerou o poveiro, citado pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a missão de trabalhar para o chefe de fila, o resultado final dos restantes elementos da equipa foi, naturalmente, prejudicado.

Sérgio Paulinho terminou em 33.º, a 57 segundos de Sagan, Tiago Machado foi 59.º, a 3.43 minutos, o mesmo tempo de André Cardoso, 62.º e José Gonçalves, 68.º.

“A equipa está de parabéns, cumpriu tudo o que planeámos. Assumimos a corrida nos momentos decisivos, de maneira a podermos colocar um homem nos dez primeiros, o que também aconteceu. Podemos dizer que trabalhámos como um verdadeiro coletivo. Os corredores souberam ler a corrida de forma exemplar, graças à qualidade e à experiência que têm”, afirmou o selecionador nacional, José Poeira.