Na visão da bastonária dos advogados, Carlos Alexandre “sacudiu a água do capote” na entrevista que deu ao Expresso. Em causa estão as declarações do juiz de instrução sobre as violações do segredo de justiça, referiu Elina Fraga no Expresso Diário desta sexta-feira.

“Sacudir a água do capote do cidadão ou juiz Carlos Alexandre, como foi feito nessa entrevista, para os advogados parece-me tão arriscado quanto audaz, sobretudo quando, pelo menos o juiz, sabe perfeitamente que ocorreram violações de segredo de justiça em processos em que intervém ainda antes de haver arguidos constituídos – e, por consequência, advogados”, afirmou Elina Fraga.

Para a bastonária, Carlos Alexandre insinuou que são os advogados que violam o segredo de justiça, passando informações aos jornalistas. Elina Fraga acrescentou que as declarações do juiz eram um “excelente ponto de partida para investigar as violações do segredo de justiça que ocorrem quando há um número reduzido de pessoas a ter acesso ao processo: duas ou três apenas”.

Ao Expresso, a bastonária dos advogados disse que Carlos Alexandre devia “abster-se de contribuir com a sua ação para diminuir o prestígio e a confiança que a advocacia merece” e que os juízes “não podem nem devem ver os advogados como adversários”.

Na entrevista que deu ao semanário, o magistrado do Tribunal Central de Instrução Criminal revelou episódios em que foi alvo de vigilância e de ‘recados’ de outras pessoas. “Acredito que me queiram afastar de tudo”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR