A Justiça espanhola decidiu reabrir o processo que tem no centro do furacão a transferência de Neymar para o Barcelona, avança o El País. Em causa estará uma ação fraudulenta e corrupta aquando da mudança do futebolista brasileiro do Santos para o clube catalão, em 2013. Em Espanha fala-se de uma decisão surpreendente, a favor do fundo de investimento DIS, que detinha 40% do passe de Neymar quando este era jogador clube brasileiro.

Segundo o diário espanhol, os protagonistas implicados nesta reabertura de processo são Neymar, o pai do jogador, o atual presidente do Barcelona, o ex-presidente do Barcelona, o atual e ex-responsável pelo clube de São Paulo. Os clubes, Barça e Santos, estão também envolvidos no caso.

O caso estava arquivado desde 8 de julho, quando o juiz De la Mata decidiu que a ação do Barça havia manipulado as diretivas da FIFA sem pisar as linhas vermelhas consagradas no código penal. O arquivamento do processo levou ao recurso do Ministério Público e do DIS, o fundo de investimento que se diz lesado em 40 milhões de euros.

Os valores e as condições da transferência de Neymar nunca foram muito transparentes e estiveram muitas semanas nas primeiras páginas dos jornais em Espanha. Segundo o El País, o ex-clube de Neymar e o fundo de investimento envolvido na trama não tiveram conhecimento do contrato e dos termos da transferência do jogador.

Em maio de 2013, o Barcelona anunciou a contratação de Neymar por qualquer coisa como 57 milhões de euros, valor esse que, após uma investigação judicial, subiu para cerca de 83 milhões de euros. Segundo a ESPN, Barcelona e Ministério Público espanhol chegaram a acordo, após o clube ter admitido que havia cometido dois crimes fiscais referentes a Neymar, em 2011 e 2013, comprometendo-se depois a pagar uma multa que passava os cinco milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR