790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Probabilidades: Benfica e Porto a descer, Sporting a subir

Este artigo tem mais de 5 anos

Onze resultados certos em dezasseis. Nada mau para o arranque do modelo Observador/ Empírica. Depois da segunda jornada, já calculámos as probabilidades de os portugueses passarem a fase de grupos.

Esta semana, além dos três grandes em campo na Liga dos Campeões sentimos que havia mais qualquer coisa em jogo. Na terça-feira publicamos a primeira antevisão do modelo Observador-Empírica e acompanhamos jogo a jogo para ver como foi a nossa performance.

O modelo é probabilístico, pelo que qualquer resultado é possível, mas para uma primeira vez fomos ver quantas vezes o nosso modelo “acertou” – ou seja, quantas vezes é que o resultado (1X2) com maior probabilidade se verificou na realidade. Olhando assim, não foi nada mau, o nosso modelo acertou 11 dos 16 resultados. Falhou em cinco e, desses cinco, dois tinham na verdade a probabilidade mais alta abaixo de 40%. No entanto, mais que os resultados certos, temos interesse de ver onde falhou, porque isso são as surpresas da jornada. E como bons adeptos de futebol gostamos de histórias “à Taça de Portugal”, onde a equipa mais fraca por vezes tomba um gigante ou outro. Nesta jornada, as duas maiores surpresas foram os empates do Dortmund frente ao Real Madrid, mas principalmente do Celtic contra o Manchester City, depois de uma pesada goleada na primeira jornada. Tal como já dissemos, se o modelo fosse 100% fiável estaríamos muito provavelmente nas Caraíbas e não a olhar para um ecrã!

E quanto às equipas portuguesas?

A segunda jornada da Liga dos Campeões voltou a ser um pouco pesada para as equipas portuguesas, com as derrotas do Benfica e Porto. O Sporting fez valer a sua superioridade e acabou por ser a única boa notícia da jornada. No caso do Sporting, sendo claramente favorito, com uma probabilidade de vencer de 79%, não foi uma grande surpresa. Já o Porto, e principalmente o Benfica, não eram favoritos. No entanto, tendo em conta que as probabilidades de vitória do Leicester e do Nápoles eram apenas de 52% e 46% respetivamente, podia ter havido alguma surpresa, infelizmente não… Slimani lá voltou a marcar a Casillas e, por momentos, alguns benfiquistas terão temido mais um pesadelo contra uma equipa vestida de branco e azul celeste….

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E agora? Depois desta jornada, o que esperar dos próximos jogos e das probabilidades de apuramento para a próxima fase? Prometemos todas as respostas para antes da próxima jornada, mas pelo menos levantamos o véu sobre o que mudou para as nossas equipas e a probabilidade de passarem à próxima fase:

As perspetivas estão agora piores para as 3 equipas portuguesas do que estavam antes do inicio da fase de grupos. O Benfica e o Porto continuam em tendência decrescente, com o Porto já com menos de 40% de probabilidade de passar aos oitavos de final, e o Benfica com 50% – ambos tinham quase 60% antes desta jornada (o Benfica 63% antes do jogo com o Besiktas na Luz). Já o Sporting, apesar de continuar a ser a equipa com menos hipóteses de passar, apenas 28%, melhorou nesta jornada. Será que na próxima jornada chega aos 50%?

Veja aqui a tabela completa das probabilidades com todas as equipas da Champions, atualizada com os resultados da segunda jornada. Será que há mudanças no topo, depois do empate do Real Madrid?

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora