Serão os memes inofensivos? Depende dos casos.

É que a famosa rã verde, gorda, de lábios vermelhos, que nos aparece constantemente nas redes sociais, com diferentes frases e acessórios, entrou para a lista de símbolos de ódio da Anti-Defamation League (ADL), entre os quais se encontram a suástica e as cruzes do Ku Klux Klan.

Pepe The Frog — também conhecido por “sad frog meme” — foi criado pelo cartoonista Matt Furie em 2005 e, desde então, o personagem tem ganho popularidade junto de alguns setores mais radicais dos EUA, que a utilizam para “promover ideias antissemitas, fanáticas e ofensivas“, explica a ADL em comunicado.

As alterações ao meme com conotações racistas — usando um bigode hitleriano, uma kippah judia ou um capuz do Ku Klux Klan — têm proliferado, nas últimas semanas, no Twitter, dentro de mensagens de ódio dirigidas a usuários judeus e de outras minorias, segundo o The Guardian.

Uma vez mais, os racistas tomaram conta de um meme popular na internet e deram-lhe a volta para servir os seus próprios fins, para estender a intolerância, e depois acusam outros usuários”, assegura Jonathan A. Greenblatt, presidente da ADL.

Estes antissemitas não têm nenhuma vergonha. Estão a abusar da imagem de uma personagem de desenhos animados para estender o ódio nas redes sociais”, prossegue Greenblatt.

O criador de Pepe assegurou, ao The Guardian, estar desolado com a distorção que o desenho sofreu:

Estou a tentar manter a calma, porque não sabia o que é que os grupos de extrema-direita estavam a fazer com ele. Espero não sofrer ódio ou ameaças”, confessa Furie.

Pepe The Frog entre Trump e Clinton

A decisão da ADL surge duas semanas após a candidata democrata Hillary Clinton ter publicado um artigo na internet onde relacionava Donald Trump, Pepe The Frog e os supremacistas arianos.

Trump tweeta regularmente aos seus simpatizantes supremacistas arianos e às suas conexões, cada vez mais fortes, com o grupo de direita. Trump tem sido lento a desmentir o apoio do Ku Klux Klan e dos grupos supremacistas”, assegura Clinton.

Existe, inclusive, um meme onde Pepe The Frog surge na figura de Trump, que o próprio fez questão de partilhar. Clinton questiona:

A campanha presidencial de Trump está a publicar memes associados à supremacia branca na Internet?”. E responde à sua própria pergunta com um grande “sim”.

https://twitter.com/dimitrithelover/status/778091346062106625

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR