Depois de o Panamera ter proporcionado à Porsche a sua primeira berlina de quatro portas, será também este modelo alemão que fornecerá à reputada marca de desportivos a sua primeira carrinha. Se até aqui sempre foi denominada Shooting Brake, pela sua forma fluida, visando mais o aspecto desportivo do que a versatilidade e capacidade de mala, sabe-se agora que será denominada Sport Turismo – exactamente o nome testado no Salão de Paris de 2012.

O novo modelo tem sido visto a circular em vários países europeus e, sobretudo, no circuito de Nürburgring, com a Porsche a tentar que a carrinha seja tão eficaz quanto a berlina. Mas o que as diversas fotos espia têm vindo a provar é que a Sport Turismo, e ao contrário do que se pensou inicialmente, não será mais comprida em eixos, recorrendo pois ao mesmo chassi.

Mais espaço existirá na altura para a cabeça de quem se senta atrás, bem como na bagageira, enquanto no exterior será evidente a traseira mais inclinada e o generoso spoiler sobre a tampa da mala, onde estará instalada a terceira luz do travão.

Com dimensões e peso similares à berlina de quatro portas, a carrinha Sport Turismo recorrerá às mesmas mecânicas, dos motores a gasolina (441 cv no 2.9 V6 Turbo e 549 cv do 4.0 V8 Turbo) aos diesel (4.0 V8 com 421 cv), passando claro está pelo híbrido, que debitará 462 cv, dos quais 330 cv são fornecidos pelo V6 Turbo a gasolina, enquanto o eléctrico assegura até 136 cv. A semelhança do que acontece na berlina, o Panamera Sport Turismo 4 e-Hybrid deverá anunciar uma velocidade máxima próxima dos 280 km/h e um consumo médio de apenas 2,5 litros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR