A competir no FIA World Rallycross (World RX) desde 2014, sempre com a sua própria estrutura EKS, o sueco Mattias Ekström acaba de ver anunciado o apoio oficial da marca dos quatro anéis ao seu projecto. A qual passará, já a partir desta época, a assumir, através do seu departamento desportivo, o desenvolvimento do Audi S1 EKS RX quattro com que a equipa nórdica corre.

Há muito piloto de fábrica da Audi, Ekström lidera aquela que é uma das equipas de topo no Mundial de Rallycross e que, inclusivamente, em 2016 terminou a época com a vitória tanto no campeonato de pilotos, como no de equipas. Isto, apesar da forte concorrência das equipas oficiais da Ford, Peugeot e Volkswagen, além de muitas outras formações privadas.

Tínhamos consciência de que seria muito difícil para Ekström manter-se no topo da modalidade face às equipas de fábrica, pelo que decidimos aprofundar o nosso envolvimento no World RX”, explicou o director da Audi Motorsport, Dieter Gass.

“Enquanto equipa, evoluímos muito nestes três anos, recolhendo importantes conhecimentos e experiência, que nos permitiram fixar objectivos cada vez maiores para a EKS”, comenta por seu lado Mattias Ekström. “No entanto, também tínhamos consciência de que precisávamos de um maior apoio para podermos continuar ao mesmo nível. Razão pela qual fico muito feliz pelo facto de poder passar a contar com o apoio oficial da Audi, até porque acredito que o Rallycross tem um grande futuro, mesmo no que diz respeito a uma possível futura electrificação dos carros.”

A par da sua participação no Mundial de Rallycross, competição em que, pelo facto de ser um piloto de fábrica, já contava com fornecimento de material tanto da Audi como dos seus parceiros, passando agora a receber também o apoio técnico da estrutura de competição da marca, Mattias Ekström vai dar igualmente o seu contributo, enquanto piloto, à equipa da Audi no DTM.

Segundo o fabricante de Ingolstadt, o sueco acaba de assinar contrato para disputar o Campeonato Alemão de Turismos (DTM), com a Audi, em 2017. Desafio que, aliás, Ekström encara de forma confiante, ao afirmar ter “boas perspectivas” para o próximo DTM, sendo que “gostaria de ser campeão pela terceira vez”. Recorde-se que Mattias Ekström já foi campeão alemão de Turismos por duas vezes, em 2004 e 2007.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR