Morreu Amândio de Carvalho, antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol entre 1983 e 1986 e, mais tarde, entre 1998 e 2011. Tinha 79 anos. Amândio de Carvalho era o responsável pelas seleções que participaram no Europeu de 1984, em França, e no Mundial de 1986, disputado no México, onde teve lugar o famoso ‘caso Saltillo’.

Nascido a 10 de março de 1937, foi eleito vice-presidente da Associação de Futebol de Setúbal e responsável pelo futebol juvenil a partir de 1970, cargo que só abandonou para entrar na direção da Federação Portuguesa de Futebol ao lado de Silva Resende. Seis anos mais tarde voltou para Setúbal para ser secretário-geral da Associação de Futebol da cidade. Largou de novo a associação em 1998 para regressar à vice-presidência da Federação Portuguesa de Futebol com Gilberto Madaíl, onde esteve durante treze anos. Nesse período, foi responsável pela Seleção A desde 2007. Pouco antes de sair da FPF, em dezembro de 2011, Amândio de Carvalho foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Jogava ténis de mesa, basquetebol e futebol e chegou a ser membro da seleção de juniores de futebol da Associação de Setúbal. Tirou um curso de treinador em 1958 e foi professor depois de ter tirado o Curso Industrial. Trabalhou ainda na Firestone Portuguesa, em 1961.

A morte de Amândio de Carvalho foi comentada por Fernando Gomes, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, no site da instituição: “Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho. A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao País um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez. Em nome da FPF, envio as mais profundas condolências à família enlutada e a todos os amigos de Amândio de Carvalho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR