Nascido há 38 anos, o “eterno” Mercedes Classe G prepara-se, enfim, para sair de cena e ceder o seu lugar a um modelo totalmente novo – mais espaçoso, leve e evoluído a todos os níveis e, ao que consta, senhor das mesmas capacidades para rolar por outros terrenos que não o asfalto. Porém, não seria digno de um histórico da indústria automóvel mundial não ser alvo de uma despedida condigna dos seus pergaminhos, algo que a Mercedes não terá negligenciado, preparando uma versão muito especial do seu afamado todo-o-terreno, a revelar no início de Março, no Salão de Genebra.

Através da página da marca no Facebook, e do descritivo de uma primeira fotografia parcial do modelo, foi possível saber que a respectiva designação será G650 4×42 Landaulet. Mas se a maioria esperava que a nova criação da marca da estrela fosse lançada sob a égide da AMG, o facto é que um vídeo publicado por um utilizador russo do YouTube, em que esta surge em todo o seu esplendor, tornou patente que, afinal, foi a submarca Maybach a eleita para apadrinhar este todo-o-terreno de luxo.

E o que torna, então, o Mercedes-Maybach G650 4×42 Landaulet tão especial? Desde logo, a sigla Landaulet, nome histórico, pela última vez utilizado em 2017, no Maybach 62, e identificativo de uma carroçaria semidescapotável. Mas vamos por partes: à partida, a base será a do G500 4×42, o que significa tracção integral permanente, três diferenciais bloqueáveis e os eixos descentrados estreados no G63 AMG 6×6 – com duas molas e dois amortecedores por roda, um dos conjuntos contando com amortecimento pilotado. Mas aplicada num chassi com distância entre eixos longa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À carroçaria foi suprimido o óculo traseiro e o tejadilho a partir dos pilares centrais, criando uma zona que passa a ser coberta por uma capota de lona multicamada removível. E que, quando recolhida (em princípio, electricamente), se aloja na traseira do veículo, permitindo aos ocupantes do banco traseiro rolarem a céu aberto.

Quanto ao motor, e até pela designação do modelo, tudo indica que será o V12 biturbo de 6,0 litros, com 630 cv e 1.000 Nm de binário máximo, que deverá ter acoplada uma caixa automática de sete velocidades. Além dos acabamentos condicentes com o nome Maybach, e um equipamento de acordo com a exclusividade do modelo, alguns rumores sugerem, até, que os estribos laterais eléctricos serão incluídos de série.

Já o preço deverá ser bem menos simpático, podendo superar os 300 mil euros. Ainda assim, não deverá ser difícil ao Mercedes-Maybach G650 4×42 Landaulet arranjar compradores. Sobretudo, se se confirmar que a sua produção não irá além dos 100 exemplares.