O indicador de confiança dos consumidores aumentou em abril pelo oitavo mês consecutivo, fixando-se no valor mais elevado dos últimos 20 anos, e o indicador de clima económico manteve também a trajetória de crescimento, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores está em alta desde setembro, tendo apresentado em abril o valor mais elevado desde outubro de 1997 em resultado do contributo positivo de todas as componentes, mas sobretudo das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país.

Já o indicador de clima económico tem mantido a trajetória ascendente desde janeiro até abril, após ter diminuído nos três meses precedentes.

A nível da União Europeia, o indicador de sentimento económico (ISE) atingiu os 109,6 pontos na zona euro e os 110,6 pontos na União Europeia (UE) em abril, novos máximos desde agosto e setembro de 2007, respetivamente, divulgou a Comissão Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, na zona euro, o indicador cresceu 1,6 pontos e no conjunto dos 28 Estados-membros UE aumentou 1,4 pontos, em abril, tendo melhorado a confiança em todos os setores de atividade económica.

As cinco principais economias da zona euro viram o indicador aumentar: na Alemanha cresceu 1,8 pontos, seguindo-se Itália (1,4), França (1,2), Espanha (1,0) e Holanda (0,8).

A prestação ligeiramente menos otimista do ESI na UE deve-se ao facto de este se manter praticamente inalterado no Reino Unido (0,3 pontos), a maior economia fora da zona euro, apesar de ter subido na segunda maior, a da Polónia (1,1 pontos).