Uma estola bordada a fio de ouro, com mais de mil lantejoulas e vinte mil pontos, confecionada por uma criadora de Viana do Castelo, vai ser oferecida ao papa Francisco, disse hoje à Lusa a artista. Em declarações à agência Lusa, Isabel Lima revelou que a estola vai ser entregue no Santuário de Fátima na próxima quarta-feira, para ser oferecida ao Sumo Pontífice durante a peregrinação dos dias 12 e 13, como forma de agradecer “a bênção da sua presença entre os portugueses”.

A artista de Viana do Castelo adiantou que a estola, em seda branca, “confecionada com a anuência do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Dom Anacleto de Oliveira, “tem desenhos bordados a ponto corrido e cheio, inspirados no manto de Nossa Senhora de Fátima e realça a beleza com processos associados à tradição da capital do Alto Minho”.

“A criação de uma veste litúrgica de cor branca, usada nos tempos de Festas da Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos Não Mártires, assinala o momento marcante do primeiro centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, do Anjo, e da canonização dos pastorinhos, Jacinta e Francisco”, explicou a criadora, de 41 anos.

Isabel Lima disse que, após o anúncio da visita do papa a Portugal, a confeção da estola demorou “cerca de um ano, desde a conceção da ideia, aos contactos, ao registo de imagens no Santuário, ao estudo, à elaboração dos desenhos e moldes e à execução”. A professora de Educação Visual, Tecnológica e Expressão Plástica destacou que “a visão espiritual e ética de arte do papa Francisco”, referindo que “a Igreja sempre utilizou a arte para demonstrar a maravilha da criação de Deus e da dignidade do homem, criador à sua imagem e semelhança”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O papa Francisco, no seu livro “La mia ideia de arte”, diz que não devemos ter medo de encontrar e utilizar novos símbolos, novas formas de arte, novas linguagens, mesmo aquelas que parecem pouco interessantes a quem evangeliza, mas que são todavia importantes para as pessoas. Para ilustrar o pensamento escolheu obras de vários artistas, entre eles um escultor argentino Alejandro Marmo, que utiliza matérias de rebotalho”, sustentou.

Além da estola que será oferecida ao papa, Isabel Lima criou mais duas. Uma para o museu do Santuário de Fátima e, a outra, para ser envergada por um padre da Diocese de Viana do Castelo, no dia 21 maio, na Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo, aquando da passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela cidade.

Isabel Lima produz, há vários anos, peças de vestuário, acessórios de moda, mobiliário, artigos decorativos, todos inspirados no traje regional de Viana do Castelo.