Portugal tem 33 praias com poluição zero, segundo a avaliação feita pela associação ambiental Zero. A nota máxima significa que não foi detetada contaminação de qualquer tipo nas análise realizadas nas últimas três épocas balneares, explica em comunicado a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável. O número de praias que cumpre os critérios mais exigentes caiu de forma significativa face ao ano passado, menos 38 praias, quando a Zero divulgou pela primeira vez esta análise, o que a associação qualifica de “enorme e preocupante decréscimo”. O número alcançado este ano representa 5% das zonas balneares em 2017.

Entre as praias que tiveram a melhor nota, há duas que são fluviais (em Moimenta da Beira e Vila do Rei), um feito destacado pela associação, uma vez que este tipo de praia é muito mais sensível à poluição microbiológica). A avaliação da Zero é feita a partir dos dados fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente com os resultados dos últimos três anos e incide sobre praias que apresentaram valores zero ou abaixo do limite de identificação nos dois critérios controlados pela lei: Escherichia coli e Enterococos intestinais.

Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, Grândola e Sines, no Alentejo, e Vila Nova de Gaia, são os concelhos com mais praias Zero poluição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR