O Conselho da União Europeia (UE) adotou esta sexta-feira as regras para melhorar a eficiência energética de edifícios, que proíbe a produção de gases com efeito de estufa por prédios construídos a partir de 2030.

Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que a partir de 2030 todos os edifícios construídos estão proibidos de produzir emissões.

O Conselho vai mais longe e estipulou que em 2050 todos os edifícios cumpram com este requisito, havendo por isso um período de duas décadas para reconversão das infraestruturas energéticas.

Bruxelas espera, deste modo, manter os objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa e torná-los transversais.

A revisão da diretiva que foi esta sexta-feira adotada também prevê um conjunto de medidas que os Estados-membros têm de implementar para combater a pobreza energética, ou seja, o acesso limitado ou a falta de energia por parte de segmentos da população, nomeadamente no aquecimento.

A instalação de painéis solares e de postos de carregamentos para carros elétricos, assim como lugares de parqueamento para bicicletas, fazem parte da revisão da diretiva.

Os Estados-membros têm agora dois anos para incluir estas alterações na legislação nacional e aplicá-las.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR