Segundo a própria Tesla, terão sido já 400 mil os interessados no seu modelo mais acessível que efectuaram a respectiva pré-reserva, garantida por um depósito (reembolsável) de 1.000€ no caso da Europa (1.000 dólares nos EUA). Ao mesmo tempo, o tão aguardado Model 3 tem apresentação oficial prevista para Julho, mas as primeiras unidades produzidas deverão ter como destino os investidores e quadros da marca, que servirão como uma espécie de “cobaias” na detecção de eventuais problemas e erros de fabrico, a corrigir antes que se iniciem as entregas a clientes. Entregas essas que deverão começar apenas no Outono, sendo de 18 meses o prazo de entrega previsto para quem encomende hoje um Model 3.

Perante este cenário, uma das principais preocupações da casa de Palo Alto, neste momento, será fazer chegar, tão breve quanto possível, a maior quantidade possível de Model 3 aos seus clientes. Para ajudar a obviar a questão, simplificando ao máximo o processo de fabrico, o CEO da marca, Elon Musk, anunciou aos seus accionistas que, pelo menos numa primeira fase de produção, o modelo apenas será disponibilizado em duas cores e com dois tamanhos de jante. E, claro, também só contará com um motor, logo, com tracção apenas a um dos eixos.

Quanto ao resto, espera-se que a versão de tracção integral possa chegar no início de 2018. Tendo Elon Musk garantido ainda que mais opções, não só de cores e jantes, como de outros elementos, serão disponibilizadas. Só não disse quando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR