A Liga de Futebol anunciou a alteração do horário do jogo Sporting-FC Porto, marcado para as 18h do dia 1 de outubro, para as 19h15, já depois do fecho das urnas nas eleições autárquicas. A polémica sobre a marcação de jogos para o dia de eleições cresceu nos últimos dias, com o Governo a anunciar a intenção de querer proibir que a situação se repetisse no futuro.

De acordo com o comunicado da Liga Portugal, o adiamento é justificado por “questões de segurança e circulação de adeptos e cidadãos que pretende exercer o seu direito ao voto na área limítrofe no Estádio José Alvalade”. Já esta quarta-feira o jornal Público referia que há três assembleias de voto a menos de um quilómetro do estádio do Sporting, pelo que o acesso dos eleitores podia ser condicionado devido às medidas de segurança em torno do jogo.

Governo vai proibir jogos em dia de eleições. Logo a seguir às Autárquicas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A decisão surge depois de a Liga ter recebido uma “exposição assinada pelo vereador da Segurança da Câmara Municipal de Lisboa” que “transmite a preocupação do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar”, Pedro Delgado Alves, sobre a “sobreposição do ato eleitoral de 1 de outubro ao horário do jogo”. A instituição que organiza os campeonatos profissionais de futebol foi “sensível às razões apresentadas”.

O pedido foi “reforçado” pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, “quer quanto a este jogo quer quanto aos demais jogos marcados para o referido dia das eleições”. De referir que no mesmo dia há mais três partidas de futebol: Braga-Estoril (16h), Marítimo-Benfica (20h15) e Belenenses-V. Guimarães (20h30). Também os horários destes três jogos serão reajustados “para o período após o fecho das urnas”, lê-se na nota.

A Liga sublinha ainda que “restringiu ao máximo a marcação de jogos das suas competições para o dia 1 de outubro”, designadamente através da remarcação das datas das jornadas da Primeira Liga e da Segunda Liga para que fossem marcados o mínimo de jogos possível para o domingo de eleições. Apenas ficaram para 1 de outubro as partidas que estavam condicionadas pela “participação portuguesa nas competições internacionais”, pelas “necessidades técnico-desportivas das equipas” e pela “data de concentração dos futebolistas das seleções nacionais”.