Ranking Escolas 2017

Observador divulga na madrugada deste sábado quais as melhores e as piores escolas de 2017

O Observador vai divulgar depois da meia noite desta sexta-feira o ranking das melhores e piores escolas básicas e secundárias de 2017. Um trabalho feito em colaboração com a Universidade Nova/SBE.

Mais logo, depois da meia-noite, poderá consultar no Observador uma série de artigos e reportagens sobre o ranking das escolas de 2017. Ficará a saber quais as escolas que melhor e pior pontuam nos exames nacionais do 9.º e 12.º anos, com base numa análise efetuada em colaboração com a Nova SBE, da Universidade Nova de Lisboa.

Além de ficar a conhecer as escolas que ocupam o Top 10 das melhores e o Top 10 das piores, tendo em conta as médias gerais dos exames do 9.º ano e do secundário, e as melhores e piores em cada exame, poderá descobrir mais alguns indicadores importantes escola a escola, como a percentagem de alunos que recebem apoio da ação social escolar, quantos professores estão no quadro e quantos anos de escolaridade têm os pais. Esses dados ajudam a enquadrar melhor o lugar que essas escolas ocupam nos rankings.

Ranking do sucesso

Este ano o Observador em conjunto com a Nova SBE elaborou um segundo ranking, que tem por base os percursos diretos de sucesso. O que é isto? Neste ranking, cada escola é pontuada com base em dois indicadores: a nota dos exames e o percurso interno dos alunos (se passaram ou se chumbaram). Mas não é só isto. As escolas são então comparadas com outras que têm o mesmo tipo de alunos. Para dar um exemplo: uma escola que recebe alunos de 10 no 10º ano e no 12º esses alunos obtiveram uma média de 14 pontua mais do que uma escola que recebe alunos de 16 e os entrega com 16.

[O que é que a escola deste vídeo tem para ter ficado em primeiro lugar no ranking do sucesso?]

No quadro interativo que vamos disponibilizar, pode inclusivamente ver que posição ocupa a sua escola nos dois rankings.

Teremos ainda reportagens e vamos divulgar um estudo da Universidade Nova que, olhando para o percurso dos alunos no ensino superior, explica que nota revela mais o tipo de aluno: será o exame, ou a nota interna?

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ranking Escolas 2017

E tirar a ideologia dos rankings?

Maria João Marques
152

É pena que entre tanto azedume ideológico se perca a real utilidade dos rankings: dar informação às famílias, já que transparência, escrutínio e ajuda à decisão das famílias são obrigações do Estado.

Ranking Escolas 2017

Os rankings das oportunidades perdidas

Alexandre Homem Cristo
254

Com cerca de 15 anos de vida e indicadores cada vez mais fiáveis, está na hora de se dar o passo em frente: ver nos rankings escolares um ponto de partida para discutir políticas públicas de educação.

Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

João Muñoz de Oliveira

Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site