771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ruth Manus

Colunista

Nasci em São Paulo em 1988, sou advogada, professora universitária e escritora. Vivo entre Lisboa e o Brasil. Me formei em Direito na Pontifícia Universidade de São Paulo, onde me pós graduei em Processo do Trabalho e cursei meu mestrado. Vivi em Paris e em Roma, onde cursei minha pós graduação em Direito Sindical. Em Portugal, fiz uma pós graduação em Direito Europeu e agora finalizo o doutoramento em Direito Internacional, ambos na Clássica. Sou professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional. Escrevo no Observador desde 2016. Tenho 7 livros publicados. Apaixonada por Portugal e pelo Brasil desde sempre.

Artigos publicados

Estados Unidos da América

O brasileiro fugitivo e o descontrole da polícia

Começo a me perguntar se Cavalcante é um gênio das perseguições ou se a polícia norte americana não é tão competente como costumam nos vender no cinema e nas séries.
Mulher

O inferno de ser mulher em Portugal

Testemunho essa angústia em dezenas de amigas portuguesas: a frustração por não se casar, não ter filhos, por se divorciar, por fugir dessa rota estrita que um pensamento conservador traçou para nós.
Dinheiro

Ensine sua filha a ganhar dinheiro

Sacrifique cosméticos, roupas, restaurantes, viagens que não enriqueçam sua alma. Economize. Veja o dinheiro render. Aumente a meta. Saiba que o dinheiro está ali, te esperando quando for preciso.
Mulher

Exaustão de mãe

A exaustão da mãe é aceita – desde que vivida em silêncio, com as tarefas em dia. Caso contrário, não é uma boa mãe. É apenas uma mulher exausta, tentando de forma falha desempenhar um papel de mãe.
França

6 razões pelas quais Portugal é melhor que França

A imagem endeusada de um país e a imagem subvalorizada de outro colaboram para um cenário errado. Mas é fato: em muita coisa Portugal é melhor do que França. E é preciso falar sobre isso.
Brasil

Inelegibilidade de Bolsonaro e o interesse público

A inelegibilidade deveria ser apenas uma das primeira sanções aplicadas às ilicitudes protagonizadas por Bolsonaro e, acima de tudo, impedir seu retorno aos altos postos do governo brasileiro.
Filhos

Não tenham filhos

Eles bagunçarão sua cabeça. Tudo aquilo que você encarava como prioridade absoluta cairá automaticamente. Tudo o que você disse que não faria se tivesse filhos, em algum momento, você acabará fazendo.
Direitos das Mulheres

Mulheres: representar 100% das Cortes Supremas? 

A masculinidade branca sabe se proteger, sabe justificar suas decisões de forma que pareça sensata e sabe preservar a tradição da troca de favores. Não importa se o governo é de direita ou de esquerda
Discriminação

Já nem se pode fazer uma piada

Quanta sensibilidade. Nem se pode mais dizer que esse povo de fora está acabando com a Europa? O mundo está mesmo incompreensível. 
Mulher

O que toda mãe deveria ouvir de alguém

Qual é o crime grave pelo qual você está se acusando? Pare de pedir perdão. Você até pode querer dar conta, mas não há pecado nenhum em ter limites. Pelo contrário, são os limites que nos mantêm vivas
Sentimentos

Carta a uma mãe viúva

Esse não é um texto sugerindo que você se refaça ou pedindo para tocar em frente. Esse é um texto de mero reconhecimento da sua dor, a mesma de tantas viúvas e viúvos, mas que nunca será algo banal.
Igualdade de Género

Mulher bonita, mulher promovida?

A realidade é que sabemos que força de vontade, determinação e trabalho duro não são suficientes quando se é mulher. Existe um crivo que vai além das nossas competências.
Morte

Quando percebe que a morte significa nunca mais

Há coisas na vida que são tão óbvias que tentar explicá-las é uma tarefa ingrata e sua compreensão será sempre falha e insuficiente. É assim com o amor materno e paterno. É assim com a morte.
Mulher

A mulher grávida não pediu sua opinião

Mulheres grávidas estão sensíveis e cansadas de comentários não solicitados. ‘Sua barriga está enorme. Devem ser dois bebês. Sua barriga está pequena. Não anda comendo direito? Tudo isso gera stress.
Desastres Naturais

Tragédia à brasileira

Outra pauta relevante é o racismo ambiental. Não existem desastres ignorados, existem povos negligenciados – sobretudo os que vivem nos morros e nas áreas precarizadas e de risco.
Sismo

O valor de cada morte

A velocidade com a qual certas desgraças caem no esquecimento não está necessariamente atrelada à gravidade dos fatos. Tem relação muito mais íntima com a posição geográfica, com dados como PIB e IDH.
JMJ 2023

O que Jesus pensaria sobre as despesas com a JMJ?

Me pergunto se Jesus Cristo subiria num palco de quase 5 milhões de euros para falar sobre amor ao próximo, sobre justiça social, sobre solidariedade.
Divórcio

Divórcio e traição: vamos falar disso em público?

Alguns condenarão a decisão da colombiana de lavar sua roupa suja matrimonial em público. Outros vão ouvir a letra e agradecer a uma mulher que teve coragem de dizer o que muitos calam durante anos.
Brasil

Bolsonaro: a fuga de um covarde

Nenhum de nós esperava um fim digno do mandato de Bolsonaro, uma conduta virtuosa, honrada. Virtude e honra são palavras que não conseguem dividir uma frase com o ex-presidente brasileiro.
Natal 2022

Dezembro: uma alegria ou um tormento?

Dezembro parece um tubo de ensaio no qual um conta gotas vai despejando líquido todos os dias. Não vai caber. Trabalhos, encontros, jantares, compras, confraternizações, pagamentos, entregas, festas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos